Há anos, Twister e Fazer travam uma batalha pelo público que busca uma esportiva de entrada. Isso também vale para aqueles que estão subindo de degrau, saindo das motos utilitárias de até 160 cilindradas tanto da Honda quanto da Yamaha. Agora que a primeira trocou de geração, como fica a disputa?

A nova geração da Honda Twister foi apresentada no final de 2022, mas suas vendas tiveram início agora no começo de 2023. A moto surpreendeu pelo preço pois, além de ganhar novo visual e mais equipamentos, passou a adotar um motor maior, de 300 cilindradas. Por conta disso, agora é chamada de CB 300F Twister. Já a Yamaha Fazer 250, chamada pela marca de FZ25, recebeu o último conjunto de mudanças em julho de 2021. Veja agora o preço e o que cada uma delas oferece nas versões equipadas com ABS.

Galeria: Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

Twister e Fazer: preços

  • Honda CB 300F Twister ABS: R$ 19.800
  • Yamaha FZ25 ABS (Fazer 250): R$ 21.490

*Preços públicos sugeridos; não incluem custos de frete e seguro

Yamaha FZ25 (Fazer 250)

Yamaha FZ25 (Fazer 250)

O que Twister e Fazer trazem de série?

A nova geração da Honda Twister trouxe consigo um aumento da lista de equipamentos de série. Agora, a CB 300F Twister tem painel digital com tela de LCD de alto contraste, computador de bordo com consumo médio e quantidade de combustível restante no tanque, iluminação completa com lâmpadas de LED e carregador USB.

A nova Twister ainda tem a versão CBS, mais barata e com freios combinados, mas a versão ABS aqui listada já tem o sistema antitravamento. Nesta parte, a Yamaha FZ25 consegue equiparar a rival em equipamentos, trazendo todos os itens da nova Twister, mesmo tendo sido apresentada mais de um ano antes.

Nova Honda CB 300F Twister 2023

Nova Honda CB 300F Twister 2023

Motor e desempenho

O motor da nova Honda CB 300F Twister é um monocilíndrico de 293,5 cm3 com refrigeração a ar auxiliada por radiador de óleo. Ele tem comando único no cabeçote e 4 válvulas, 2 de admissão e duas de escape. Flex, é capaz de entregar até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Seu câmbio tem 6 velocidades e a embreagem tem assistência para o acionamento e sistema deslizante para evitar o travamento da roda traseira em reduções.

Já a Yamaha FZ25 conta com o veterano monocilíndrico flex de 249 cm3. Da mesma forma, tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo. Há também comando simples no cabeçote, mas apenas 2 válvulas, sendo uma de admissão e uma de escape. Entrega até 21,5 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque a 6.500 rpm quando abastecido com etanol. O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem é convencional.

Honda CB 300F Twister 2023: primeiras impressões

Honda CB 300F Twister 2023

Ciclística

A Honda CB 300F Twister tem peso a seco declarado de 139 kg e tanque de 14,1 litros. A moto utiliza rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas por pneus de medida 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira. O diâmetro dos discos de freio foram mantidos em 276 mm na frente e 220 mm atrás, ambos dotados de ABS.

Já a Yamaha FZ25 tem 136 kg de peso a seco declarado e o tanque abriga até 13,6 litros de combustível. Ela também lança mão de rodas de liga leve de 17 polegadas, mas as medidas dos pneus são um pouco menores: 100/80 na dianteira e 140/70 na traseira. Seus discos de freio têm, respectivamente, 282 mm e 220 mm de diâmetro, ambos dotados de ABS.

Twister e fazer utilizam suspensão com garfo telescópico na dianteira com tubos de 41 mm de diâmetro e quadro elástico traseiro com amortecedor único com ajuste de pré-carga. Na Honda, há duas molas na traseira para modular a absorção. Para a frente, a Twister oferece 130 mm de curso, enquanto a traseira tem 120 mm nessa medida, mesmos números oferecidos na Fazer.

Conclusão

Antes, a Yamaha FZ25 tinha uma vantagem em equipamentos de série, enquanto tinha um desempenho parelho com a antiga Twister 250. Agora, o jogo virou e a nova Twister 300 está tão equipada quanto a rival, oferecendo o mesmo nível de soluções para a ciclística e ainda tem como a vantagem principal o desempenho superior.

Vale lembrar quem o preço público sugerido por cada uma das montadoras raramente é praticado nas lojas e, conforme os leitores Motor1.com sempre apontam nos comentários, as concessionárias Honda costumam cobrar mais que as da Yamaha. Ainda assim, a Yamaha FZ25 faz mas sentido apenas para quem busca uma moto com mecânica comprovadamente robusta e um valor menor na prática. Ao menos no papel, a nova Honda CB 300F Twister está melhor posicionada.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com