A falta de componentes na indústria automobilística não parou em 2020-2022, já que algumas fábricas recentemente anunciaram paradas em suas linhas de produção. Dessa vez é a Volkswagen, que vai suspender a produção do T-Cross a partir de 10 de abril na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Segundo o site Automotive Business, a paralisação na fábrica paranaense ocorrerá em dois turnos da unidade, com a produção ficando suspensa entre os dias 10 de abril e 2 de maio – ficando um total de 23 dias sem produzir o T-Cross. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos da região, a paralisação realmente ocorrerá por conta da falta de componentes.
O complexo fabril de São José dos Pinhais (PR) conta com 2,2 mil funcionários, sendo que aproximadamente 1,9 mil funcionários estão quase que totalmente ligados à produção. A Volkswagen divulgou uma nota oficial a respeito da suspensão da produção do T-Cross a partir do mês que vem, dizendo que os dias de parada "já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes".
Nos últimos dias diversas montadoras anunciaram paralisações em suas fábricas no Brasil. A Volkswagen já adiantou que deverá paralisar as linhas de montagem da planta de Taubaté (SP), fora que Hyundai, General Motors e Stellantis (grupo que reúne Jeep, Fiat, Citroën e Peugeot) confirmam que devem seguir pelo mesmo caminho.
Quase todas têm como justificativa o ajuste de produção em relação as vendas, embora isso não seja uma realidade para o T-Cross em específico. O SUV compacto nos últimos anos figurou entre os mais vendidos em sua categoria, ficando inclusive na vice-liderança em 2022 com o total de 65.341 unidades, segundo a Fenabrace. No acumulado deste ano até fevereiro, o SUV compacto da VW tem 8.748 unidades vendidas, atrás apenas do Hyundai Creta (9.575).
No último dia 17 publicamos um flagra do novo Volkswagen T-Cross, que foi registrado pelo Renato Maia, do Falando de Carro. A unidade aparentemente se tratava de uma versão Highline com motor 1.4 turbo, ou Comfortline com o 1.0 turbo, 200 TSI, a julgar pelos freios traseiros a disco e as rodas de 17".
O mais interessante é que o SUV apareceu com uma câmera na parte superior do parabrisa, o que indica o sistema de faróis inteligentes I.Q. Light. Já presente no Taos e no Polo GTS, o sistema é composto por uma câmera e faróis em LEDs Matrix, além de contar com a função adaptativa e, caso siga o caminho do Polo, será uma peça importada.
Fonte: Automotive Business
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