Diversas montadoras estão anunciando nos últimos dias no Brasil suspensão das atividades produtivas em diferentes fábricas. A Volkswagen, por exemplo, já adiantou que deverá paralisar as linhas de montagem da planta de Taubaté (SP) e, agora, empresas como Hyundai, General Motors e Stellantis (grupo que reúne Jeep, Fiat, Citroën e Peugeot) confirmam que devem seguir pelo mesmo caminho.

No caso da VW, a suspensão da produção será realizada por 10 dias do dia 27 de março até o dia 5 de abril. Com a paralisação, aproximadamente 2 mil trabalhadores do chão de fábrica terão férias coletivas. A decisão foi tomada em decorrência da crise que afeta a cadeia de fornecimento de componentes, além da necessidade de manutenção na linha de produção.

A planta emprega atualmente em torno de 3,2 mil funcionários e fabrica em dois turnos de produção o Polo Track - novo modelo de entrada da marca lançado recentemente como sucessor do Gol. Segundo a VW, a concessão de férias coletivas é ferramenta que faz parte do pacote de flexibilidade previsto em Acordo Coletivo com o Sindicato e trabalhadores da empresa.

Desde ontem (20), a Hyundai também paralisou atividades nas linhas de montagem da planta de Piracicaba (SP), onde são produzidos os modelos HB20, HB20S e Creta. A suspensão deverá perdurar até o próximo dia 3 de abril. Já as operações na fabricação de motores seguem normalmente.

“A ação tem como objetivo adequar os volumes de produção para março, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano”, informou a Hyundai a AutoData.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba - HB20 2023

Na Stellantis, a paralisação afeta a fábrica de Goiana (PE). Por lá, são produzidos os modelos Jeep Compass, Renegade e Commander, além da picape Fiat Toro. A suspensão deverá durar 18 dias, começando em 22 de março e seguindo até 9 de abril, em um dos turnos. Já os outros dois turnos serão paralisados por 10 dias, de 27 de março a 5 de abril.

As fábricas de Betim (MG) e Porto Real (RJ) não serão afetadas. A paralisação tem como objetivo “ajustar o volume de produção à disponibilidade de componentes”, diz a empresa.

Jeep Commander

Por fim, haverá suspensão das atividades também na General Motors. A partir do dia 27 de março, a empresa concederá férias coletivas para 80% dos 4.000 funcionários que trabalham na planta de São José dos Campos (SP). O retorno das atividades acontecerá somente em 13 de abril. Lá, são produzidos os utilitários esportivos S10 e Trailblazer, assim como motores e transmissões.

A GM justifica a medida como forma de readequar a produção em meio a cenário de queda nas vendas.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com