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Volkswagen ampliará investimentos para ter híbrido flex no Brasil

Sistema será usado por modelo inédito e estreará plataforma nova no mercado nacional

Frente do Volkswagen Virtus Highline 2023

A Volkswagen já confirmou que lançará inédito veículo equipado com sistema híbrido flex no Brasil e usará parte dos R$ 7 bilhões que aplicará na América do Sul até 2026 para desenvolver o projeto. O modelo é estratégico para os planos de eletrificação e descarbonização da marca e será construído sobre plataforma totalmente nova.

Durante a comemoração dos 70 anos de presença da empresa no Brasil, Alexander Seitz, presidente da operação na América do Sul, voltou a falar sobre o projeto. Reforçou a importância da tecnologia e adiantou que investimentos serão ampliados para dar continuidade aos trabalhos. O aporte inicial contempla apenas parte do desenvolvimento e mais investimentos serão necessários para conclusão.

Em novembro, Seitz já havia falado que o projeto está sendo tocado pela Volkswagen da América do Sul e da Índia em colaboração com a Skoda. O trabalhos incluem o lançamento de plataforma inédita, que nem será a MQB atual nem a MEB usada por elétricos. Será uma arquitetura pensada para uso em veículos da América do Sul, África, Ásia e até algumas regiões da Europa que consomem carros de entrada, como Espanha e Itália.

Para o Brasil, o motor está sendo preparado para usar tanto gasolina quanto etanol. A Volkswagen considera a tecnologia flex ideal para o processo de eletrificação do mercado brasileiro. Só não está claro que será o tipo do sistema: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) ou plug-in (PHEV). “O importante é o foco nos custos. Ele precisa ter um alto grau de localização de componentes e ser competitivo, financeiramente viável”, disse Seitz.

Volkswagen - Tecnologia eTSI Flex

O lançamento, porém, ainda deve demorar para acontecer. A própria VW diz que a chegada ao mercado não é para breve. Especulações apontam para data posterior a 2025. Até lá, outras montadoras devem demonstrar interesse pela tecnologia híbrido-flex, que foi primeiramente introduzida no mercado pela Toyota com as versões Hybrid de Corolla e Corolla Cross.

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