A Mini está revendo a sua linha para a próxima geração e uma das mudanças será o fim do Clubman, a versão "perua" do hatchback. A sua despedida não só foi confirmada, como também está sendo comemorada com uma edição especial chamada Final Edition, limitada a 1.969 unidades, uma referência ao ano em que fez sua estreia.
Ainda não há detalhes sobre o possível lançamento no Brasil, como quantas unidades viriam ao país ou quanto custaria, algo que a BMW, dona da Mini, deve anunciar em breve - a fabricante costuma trazer a maioria das versões especiais da Mini. O Clubman não é mais vendido por aqui, mas chegou a ser oferecido até na variante esportiva John Cooper Works, então existem chances de que desembarque no mercado nacional.
O Clubman Final Edition será vendido em três versões: branco Nanuq, preto Enigmatic e prata Melting. A carroceria também terá um acabamento em cobre Shimmer em alguns lugares como no entorno da grade e nas faixas que adornam o capô, as saias laterais e a traseira. A coluna C traz um emblme com a numeração do carro. Por fim, as rodas de 8 polegadas tem uma pintura em cobre e detalhes negros.
Do lado de dentro, encontraremos soleiras com o logo Final Edition, que também aparece na parte de baixo do volante envolto em couro Nappa. O acabamento utiliza uma mistura de marrom e preto. O painel de instrumentos central adota as cores verde Sage e cobre Shimmer. E, é claro, a numeração da versão também aparece na cabine, posicionada do lado do passageiro.
O Mini Clubman original foi vendido entre 1969 e 1981. Quando a BMW comprou a fabricante, decidiu reviver a perua, lançando uma nova geração em 2007, que tinha um esquema curioso de três portas, com duas do lado direito e uma só do lado esquerdo, além da tampa do porta-mals dividida no meio. A geração atual fez sua estreia em 2015.
A Mini atualmente trabalha com afinco na eletrificação de sua linha para a próxima geração. Por exemplo, existem novos detalhes sobre o Aceman EV, um SUV totalmente elétrico que contará com um motor de aproximadamente 180 cv e uma bateria de 40 kWh, o que deve ser suficiente para que tenha uma autonomia por volta de 300 km. A versão SE eleva a potência para algo próximo de 215 cv, enquanto a bateria é substituída por uma de 54 kWh, permitindo que rode por 400 km.
O Countryman também ganhará uma versão totalmente elétrica, prevista para o 1º trimestre de 2024 e a Mini divulgou algumas informações. Estará disponível nas variantes de 54 kWh e 64 kWh, usando um único motor de 190 cv na configuração básica e 272 cv na versão SE com dois motores, contando também com tração integral.
Fonte: Mini
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