Muitas coisas novas estão previstas para a Mini. Entre 2023 e 2024, a marca britânica renovará completamente sua linha, apresentando uma nova geração do hatch, tanto na versão Cooper de duas portas quanto na Countryman, além de abrir espaço para o inédito Aceman, que será totalmente elétrico.

Entre estes, um dos modelos mais interessantes é o Countryman (esperado até o final do ano), para o qual está prevista uma grande evolução em termos de dimensões e motores. É o carro que a Mini chama de SUV dentro de sua linha, sendo o maior da marca e que tem ganhado cada vez mais participação nas vendas da empresa.

Maior por dentro e por fora

Nossa projeção exclusiva tenta imaginar a forma da terceira geração do crossover britânico. Com base nos flagras feitos nos últimos meses (e até o "flagra oficial" divulgado recentemente), o Mini provavelmente confirmará vários elementos estéticos do modelo atual, tais como o característico capô arredondado, teto quadrado e flancos maciços.

Espera-se que os faróis de LED fiquem ligeiramente menores, enquanto a parte frontal pode adotar uma nova grade com um design semelhante ao da reestilização do Mini Cooper atual.

Mini Countryman 2024 - Projeção de Motor1.com

A mudança mais importante, entretanto, diz respeito ao tamanho do Countryman, que pode crescer para chegar a 4,5 metros, tornando-o o maior Mini de todos os tempos. Este é um passo inevitável e que permite à empresa dar espaço (em todos os sentidos da palavra) para o Aceman, que será posicionado no meio da gama.

Isto se traduz em um alto nível de espaço a bordo, tanto para os passageiros quanto para a bagagem. Além disso, há uma nova tecnologia na cabine que consiste no grande display central circular e um painel de instrumentos com um tamanho entre 8 e 10 polegadas.

Os motores planejados

O novo Countryman pode contar com uma linha de motores completamente nova relacionada com o BMW X1, aproveitando que compartilha a plataforma FAAR. Por esta razão, as variantes com um propulsor híbrido-leve a gasolina com potências entre 136 e 218 cv devem estar na lista, bem como uma versão diesel não eletrificada de 150 cv.

Novo Mini Countryman - Teasers

A versão esportiva John Cooper Works deve retornar e uma possibilidade é que adote um sistema híbrido plug-in semelhante ao do X1, utilizando um 1.5 turbo combinado a um propulsor elétrico. Se repetir a oferta do BMW, terá 326 cv e cerca de 90 km de autonomia no modo elétrico.

E, pela primeira vez, o Countryman será fabricado na Alemanha (montado em Leipzig) e elétrico. A este respeito, a hipótese mais provável é a adoção de dois motores elétricos, um em cada eixo, para que tenha 313 cv e tração integral, enquanto a autonomia pode ser de 440 km. Não se exclui, entretanto, que o Mini ofereça versões menos potentes com um único motor dianteiro ou traseiro para manter uma opção mais acessível.

Falando em preços, é possível que o valor inicial seja de cerca de 40.000 euros (R$ 221.300 pela cotação atual) para as versões com motor térmico, subindo para até 55.000 euros (R$ 304.288) para os elétricos.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Galeria: Mini Countryman 2024 - Projeção de Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com