A Great Wall (GWM) estava programada para iniciar as vendas dos modelos Haval em maio, mas a empresa disse que a demanda superou as expectativas. O resultado foi que a linha de SUVs híbridos Haval H6 teve os preços anunciados ainda em março. O primeiro navio com as 584 unidades iniciais comercializadas em pré-venda já chegou ao Brasil.
Mas com isso, vieram as dúvidas de sempre: como uma marca chinesa vai lidar com a pós-venda em nosso mercado. Esta foi uma das principais barreiras para as empresas conterrâneas no passado. A resposta da GWM foi basicamente entender e atender às necessidades dos cliente, o famoso "foco no cliente". A empresa tem a meta de estar no Top 3 de empresas com melhor atendimento, não apenas dentro do setor automotivo.
Neste ponto, a empresa falou bastante sobre ofertar um atendimento humanizado. Que é uma palavra bonita para dizer apenas que os canais de atendimento serão operados por pessoas, não sistemas automatizados de atendimento com robôs. Há canais por meio de redes sociais, lojas e até WhatsApp.
E qual será a estratégia de pós-venda? A GWM terá 4 pilares de atendimento. O primeiro deles será a parte de vendas. Nele a empresa trabalhará com preço único para os carros em todos os estados, sem variação. O cliente ainda vai poder escolher entre retirar o veículo direto na concessionária ou recebê-lo em casa. Por último, a empresa garante a recompra do usado por 85% da Tabela Fipe na compra de um novo GWM.
Em Serviços, outro ponto abordado foi a garantia. Os carros da GWM serão oferecidos com 5 anos de garantia sem limite de quilometragem. O sistema híbrido terá garantia de 8 anos com limite de 200.000 km rodados. Por dois anos, a marca oferecerá ainda um serviço de oficina móvel para pequenos reparos.
Também há a assistência 24 horas, que será operada pela Bosch. Um guincho pode ser acionado sem custo pelos primeiros 2 anos para casos de pneus furados, descarregamento de bateria e outras emergências. O carro já oferece internet integrada, então a chamada pode ser feita diretamente do veículo. Em caso de emergência, como acidentes, o carro contata diretamente o 193 com a localização.
Na parte de Peças, a empresa trabalhará com os valores de componentes descritos no site. Para a logística, a fabricante chinesa contratou uma empresa especializada em logística localizada em Cajamar (SP), onde tem 2.500 posições de pallets reservadas e cerca de 50.000 peças no fluxo de entregas. Sobre este tema, a GWM ressaltou que 60% dos fornecedores de componentes de reposição na China são de propriedade da GWM.
A montadora já tem canais agilizados para o desembaraço alfandegário em portos e aeroportos, além de 10 containers reservados para este fluxo entre Brasil e China. Por último, em Experiência, a empresa oferecerá carro reserva para serviços de mais de 2 dias de duração.
A GWM confirmou em apresentação que tem a intenção de encerrar o ano de 2023 com 50 concessionárias no mercado brasileiro. Elas serão operadas por 28 diferentes grupos e estarão localizadas na maioria dos estados. Pelo mapa fornecido pela marca, ficarão de fora neste ano estados como Acre, Amapá e Roraima, por exemplo.
Outro assunto bastante sensível para uma marca que está estreando no Brasil é a questão das revisões. Hoje, a GWM oferece os modelos Haval H6 nas configurações híbrida tradicional (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). Ambas terão revisões a cada 1 ano ou 12.000 km, o que ocorrer primeiro. Veja a tabela de valores:
Modelo | 1 ano ou 12.000 km | 2 anos ou 24.000 km | 3 anos ou 36.000 km | 4 anos ou 48.000 km |
Haval H6 HEV | R$ 920 | R$ 920 | R$ 1.220 | R$ 1.220 |
Haval H6 PHEV e Haval H6 GT PHEV | R$ 920 | R$ 920 | R$ 1.220 | R$ 1.500 |
A GWM ainda explicou que será competitiva em seguro, pois o custo de peças será menor que de concorrentes conhecidos e o carro em si é dotado de sistemas que reduzem o risco de acidentes. Um levantamento da seguradora Tokio Marine levantou alguns preços de apólices para o H6 HEV para o seguinte perfil: homem, casado, entre 40 e 50 anos, residente em condomínios, com filhos de menos de 18 anos, com garagem no trabalho e rodando até 10.000 km em 1 ano.
Neste caso a apólice sairia por R$ 3.917,68 em Brasília (DF), que teve o menor valor. A franquia é de R$ 11.385 e a apólice corresponde a 1,87% do valor do veículo. O maior valor apareceu em Recife (PE), saindo por R$ 8.740,84 (4,18%) com a mesma franquia. Para São Paulo (SP), a apólice ficaria em R$ 6.983,79 (3,34%) nas mesmas condições.
Outro tema abordado foi a questão de blindagem. A GWM confirmou que anunciará em abril a empresa Carbon como blindadora autorizada. Ou seja, quem realizar o serviço por lá não perderá a garantia. Quanto aos valores, eles serão divulgados apenas no próximo mês.
Para quem já precisou recorrer aos serviços de atendimento ao cliente de qualquer montadora, sabe que todas vão dizer que praticam o tal do "foco no cliente", mas, na prática, não são todas que operam assim. O Motor1.com Brasil questionou Oswaldo Ramos, chefe de comunicações da GWM do Brasil, por que o cliente acreditaria que será diferente com a marca.
Em sua resposta, o executivo alegou que "para nós, é um desafio profissional. Nós todos viemos de outras empresas e sabemos que nem todas praticam isso. Sabemos também que problemas acontecerão, mas é uma questão de como lidaremos com isso será o nosso compromisso entregar uma experiência diferente e o tempo mostrará os resultados".
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