A Volkswagen comemora nesta quinta-feira, 23 de março, 70 anos de atuação comercial no Brasil. A trajetória da empresa no país teve início em 1953 em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). As operações foram iniciadas com peças importadas, mas não demorou para que fosse estabelecida produção local na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da marca fora da Alemanha.
A unidade foi inaugurada em 1959 e, além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Em seguida, vieram as fábricas de Taubaté (SP), inaugurada em 1976; de São Carlos (SP), inaugurada em 1996; de São José dos Pinhais (PR), inaugurada em 1999; e o Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.
Com a construção da fábrica Anchieta, os modelos Kombi e Fusca foram disponibilizados com preços mais acessíveis e ganharam popularidade no mercado. Em 1965, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã de mesmo nome, e iniciado o projeto de design e pesquisa de modelos como SP e Brasília. Em 1972, SP1 e SP2 forma lançados, enquanto em 1973 chegou ao mercado a Brasília.
Já em 1974 foi apresentado o Passat, que se destacava por oferecer trem de força dianteiro com refrigeração líquida, novas molas helicoidais da suspensão e ganhos importantes em dirigibilidade. Em 1980, foi apresentado ao mercado o icônico Gol, que constituiu família com os derivados Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982). No segmento de luxo da época, o Santana foi apresentado em 1984 e a perua Quantum em 1985.
Na década de 1990, o Santana trouxe inovações como freios ABS e catalisadores no sistema de escape. Em 1994, chegou ao mercado segunda geração do Gol, chamada “Bolinha”. Tinha design mais arredondado e ajudou a popularizar a injeção eletrônica. Em 2002, a fábrica Anchieta passa a produzir o Polo, inaugurando a nova plataforma PQ-24. Foi o primeiro modelo da marca a receber direção eletro-hidráulica e soldas a laser.
Em 2003, foi apresentado o Gol de terceira geração (G3) e a motorização flex (abastecimento com etanol, gasolina ou a mistura de ambos) no propulsor 1.6. Também em 2003, a família de compactos cresceu com o Fox, que foi inteiramente projetado e desenvolvido no Brasil para ser vendido também na Europa. Já em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a VW inaugurou os motores TSI no portfólio brasileiro.
Em 2014, o up! chegou ao mercado e foi o primeiro compacto de entrada a alcançar a nota máxima de 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Em 2015, a fábrica de São Carlos passou a produzir, também, os motores TSI, como parte da família EA211. Em 2017 e 2018, estrearam os modelos Polo e Virtus, seguidos posteriormente pelos derivados T‑Cross e Nivus. Já em 2021 foi lançado o Taos, produzido na Argentina e posicionado acima do T-Cross.
Em 2022, foram lançados Jetta GLI, Polo reestilizado, Polo Track (substituto do Gol) e Gol Last Edition. Em 2023, o calendário de novidades já inclui Polo GTS reestilizado, Virtus reestilizado e Polo Track 1st Edition. Até 2025 novos modelos serão lançados, tanto flex quanto elétricos.
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