Em conversa bastante frutífera mantida recentemente com jornalistas europeus, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, adiantou diversas novidades a respeito do futuro da marca. Além de confirmar a data de lançamento do sucessor do Huracán e divulgar detalhes sobre o próximo Aventador, o executivo revelou quais serão os próximos passos em relação ao crossover Urus (atual carro-chefe da empresa).

De acordo com Winkelmann, o Urus entrará para a era da eletrificação no ano que vem e ganhará inédita versão híbrida do tipo plug-in. A novidade já está em desenvolvimento e chegará ao mercado junto com a reestilização de meia-vida do modelo. Ou seja, terá visual remodelado, atualizações na cabine e diversos avanços tecnológicos em relação ao modelo atual.

Galeria: Lamborghini Urus PHEV - Flagra

O conjunto mecânico ainda é mantido sob segredo pela Lamborghini, mas tudo indica que será compartilhado com o Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid. Nesse sentido, o destaque ficará por conta do motor 4.0 V8 biturbo de 550 cv associado a um propulsor elétrico de 136 cv, totalizando 680 cv de potência combinada. No modelo da Porsche, o trem de força garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. No Urus são esperados números próximos ou até melhores.

Posteriormente, em 2029, o Urus migrará para a segunda geração. O projeto já está em desenvolvimento e marcará a virada do SUV para eletrificação total. Ou seja, o próximo Urus já nascerá elétrico e dedicado, sem ser oferecido com motores tradicionais ou conjuntos híbridos. Dessa forma, está sendo pensado desde já com base em parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs.

Apesar de toda expectativa, o Urus de segunda geração não será o primeiro carro elétrico da Lamborghini. Em 2028, a marca colocará à venda aguardado e misterioso EV, que terá quatro lugares, duas portas e suspensão elevada. A conferir.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com