Marca registrada dos veículos Peugeot vendidos em todo mundo, o painel i-Cockpit completou recentemente 10 anos de lançamento. Inaugurado pelo hatchback 208, ainda na primeira geração, o conceito nasceu da necessidade de otimizar a experiência a bordo com mais ergonomia e segurança. Designers e engenheiros trabalharam em conjunto durante mais de dois anos e lançaram o projeto no mercado em 2012.
A Peugeot diz que a ideia principal foi mudar o velho arranjo de volante grande com informações do painel lidas pelo motorista por dentro da própria direção. Após estudo, a marca identificou que a melhor posição para a leitura das informações é justamente no nível dos olhos. Diante dessa análise, um arranjo inteiramente novo foi idealizado, com destaque para o volante menor e display cuja visualização se assemelhava a um "Head Up Display”.
Para completar, o conjunto ganhou tela touchscreen instalada logo ao lado, acrescentando ergonomia e conectividade ao conceito. Entre as principais vantagens do i-Cockpit, a Peugeot destaca justamente a dirigibilidade. O volante compacto confere ainda mais agilidade aos movimentos do motorista, que também precisa mover menos os braços para a mesma manobra.
Além disso, o volante mais abaixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis e, com os instrumentos na frente dos olhos, há menos cansaço visual. Na prática, a Peugeot diz que há menos fadiga e possíveis distrações do motorista, contribuindo diretamente para aumentar a segurança.
Em 2016, o i-Cockpit ganhou multimídia digital de 12,3 polegadas totalmente personalizável. Já em 2019, o 208 de segunda geração introduziu o primeiro cluster digital 3D ao conjunto. Em 2021, a Peugeot adicionou novo sistema de informação e entretenimento i-Connect e novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor enquanto utiliza os auxílios de condução.
Para os próximos anos, a promessa da Peugeot é tornar o i-Cockpit ainda mais intuitivo, adicionando novo controle de direção com gestos criados em tablets e dispositivos inteligentes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?