Peugeot i-Cockpit: painel que mudou posição de dirigir faz 10 anos
Adotado na primeira geração do 208, painel já equipou mais de 10 milhões de veículos
Marca registrada dos veículos Peugeot vendidos em todo mundo, o painel i-Cockpit completou recentemente 10 anos de lançamento. Inaugurado pelo hatchback 208, ainda na primeira geração, o conceito nasceu da necessidade de otimizar a experiência a bordo com mais ergonomia e segurança. Designers e engenheiros trabalharam em conjunto durante mais de dois anos e lançaram o projeto no mercado em 2012.
A Peugeot diz que a ideia principal foi mudar o velho arranjo de volante grande com informações do painel lidas pelo motorista por dentro da própria direção. Após estudo, a marca identificou que a melhor posição para a leitura das informações é justamente no nível dos olhos. Diante dessa análise, um arranjo inteiramente novo foi idealizado, com destaque para o volante menor e display cuja visualização se assemelhava a um "Head Up Display”.
Galeria: Peugeot i-Cockpit
Para completar, o conjunto ganhou tela touchscreen instalada logo ao lado, acrescentando ergonomia e conectividade ao conceito. Entre as principais vantagens do i-Cockpit, a Peugeot destaca justamente a dirigibilidade. O volante compacto confere ainda mais agilidade aos movimentos do motorista, que também precisa mover menos os braços para a mesma manobra.
Além disso, o volante mais abaixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis e, com os instrumentos na frente dos olhos, há menos cansaço visual. Na prática, a Peugeot diz que há menos fadiga e possíveis distrações do motorista, contribuindo diretamente para aumentar a segurança.
Em 2016, o i-Cockpit ganhou multimídia digital de 12,3 polegadas totalmente personalizável. Já em 2019, o 208 de segunda geração introduziu o primeiro cluster digital 3D ao conjunto. Em 2021, a Peugeot adicionou novo sistema de informação e entretenimento i-Connect e novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor enquanto utiliza os auxílios de condução.
Para os próximos anos, a promessa da Peugeot é tornar o i-Cockpit ainda mais intuitivo, adicionando novo controle de direção com gestos criados em tablets e dispositivos inteligentes.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208: nova geração já está em andamento e poderá retomar versão GTi
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Flagra: novo Peugeot 3008 já roda em testes na Argentina
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano