Responsável por quase 18% dos 119.755 veículos registrados no Brasil em fevereiro, o segmento de picapes cresceu no mês passado. Com 21.009 unidades somando os modelos das três categorias, a evolução em relação ao mesmo período de 2022 (19.099) foi de 10%. Na comparação com janeiro (22.957), mês com quatro dias úteis a mais, houve uma retração de 8,5%.
Entre as picapes pequenas, a líder Fiat Strada (6.837) recuou quase 8% nos últimos doze meses, situação totalmente oposta à da Saveiro (2.092) – vale ressaltar que em 2022 a representante da Volkswagen estava passando por problemas com falta de peças. O desempenho positivo da Saveiro impulsionou o crescimento da categoria em quase 17%.
Na faixa intermediária, a líder Toro (3.191) foi a única a perder fôlego no período. Ainda assim, a Fiat emplacou quase cinco vezes mais do que a Renault Oroch (718), adversária mais próxima. Ainda sem o impacto comercial das primeiras entregas, a nova Chevrolet Montana emplacou 350 unidades, praticamente o triplo da Ford Maverick (123).
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT STRADA |
13837 |
6837 |
7000 |
7409 |
76,57% |
72,06% |
-2,33% |
-7,72% |
2º |
VW SAVEIRO |
4806 |
2092 |
2714 |
250 |
23,43% |
27,94% |
-22,92% |
736,80% |
18643 |
8929 |
9714 |
7659 |
100,00% |
100,00% |
-8,08% |
16,58% |
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT TORO |
6472 |
3191 |
3281 |
3256 |
72,82% |
78,76% |
-2,74% |
-2,00% |
6º |
RENAULT OROCH |
1434 |
718 |
716 |
555 |
16,39% |
17,19% |
0,28% |
29,37% |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
440 |
350 |
90 |
0 |
7,99% |
2,16% |
288,89% |
- |
8º |
FORD MAVERICK |
202 |
123 |
79 |
37 |
2,81% |
1,90% |
55,70% |
232,43% |
8548 |
4382 |
4166 |
3848 |
100,00% |
100,00% |
5,18% |
13,88% |
Já entre as picapes médias, a Toyota Hilux (2.814) manteve uma confortável liderança mesmo com resultado mais fraco em exatos doze meses. Perdendo 1/3 de seus compradores, a Chevrolet S10 (1.512) viu cair para menos de 500 unidades nas últimas semanas uma diferença superior a mil unidades sobre a Ford Ranger (1.025), esta última com evolução de pouco mais de 30%.
Mitsubishi L200 (787) e VW Amarok (453), ambas em baixa, completaram as cinco primeiras posições. Atrás da Nissan Frontier (429), só representantes da Ram: 3500 (239), Classic (161), 2500 (146) e 1500 (122), aproveitando os últimos momentos em que estão sozinhas no segmento das picapes grandes, agora que a Ford F-150 está iniciando as vendas no país. Sem importação oficial, a Toyota Tundra fechou o ranking com um único emplacamento.
Picapes Médias e Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA HILUX |
6249 |
2814 |
3435 |
2605 |
36,55% |
37,84% |
-18,08% |
8,02% |
2º |
CHEVROLET S10 |
3551 |
1512 |
2039 |
2259 |
19,64% |
22,46% |
-25,85% |
-33,07% |
3º |
FORD RANGER |
2002 |
1025 |
977 |
788 |
13,32% |
10,76% |
4,91% |
30,08% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
1570 |
787 |
783 |
794 |
10,22% |
8,63% |
0,51% |
-0,88% |
5º |
VW AMAROK |
1020 |
453 |
567 |
514 |
5,88% |
6,25% |
-20,11% |
-11,87% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
1090 |
429 |
661 |
582 |
5,57% |
7,28% |
-35,10% |
-26,29% |
7º |
RAM 3500 |
509 |
239 |
270 |
1 |
3,10% |
2,97% |
-11,48% |
23800,00% |
7º |
RAM CLASSIC |
327 |
161 |
166 |
0 |
2,09% |
1,83% |
-3,01% |
- |
8º |
RAM 2500 |
253 |
146 |
107 |
46 |
1,90% |
1,18% |
36,45% |
217,39% |
9º |
RAM 1500 |
172 |
122 |
50 |
3 |
1,58% |
0,55% |
144,00% |
3966,67% |
10º |
JEEP GLADIATOR |
22 |
6 |
16 |
0 |
0,08% |
0,18% |
-62,50% |
- |
11º |
FORD F150 / F250 |
7 |
3 |
4 |
0 |
0,04% |
0,04% |
-25,00% |
- |
12º |
TOYOTA TUNDRA |
3 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
- |
16775 |
7698 |
9077 |
7592 |
100,00% |
100,00% |
-15,19% |
1,40% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte