Nissan quer que híbridos e carros a combustão custem o mesmo em 2026
Nova abordagem para o desenvolvimento de motorizações promete redução de 30% nos custos
A Nissan colocará em prática abordagem inédita para desenvolvimento de motorizações eletrificadas nos próximos anos. Batizada de ‘X-in-1’, a nova estratégia acaba de ter detalhes revelados e promete ampliar consideravelmente a competitividade dos trens de força da marca. O objetivo é reforçar o compartilhamento e a modularização dos principais componentes dos sistemas EV e e-Power, reduzindo custos de desenvolvimento e de produção.
Para demonstrar a tecnologia, a Nissan desenvolveu um protótipo de trem de força 3 em 1, que modulariza motor, inversor e redutor para ser usado em modelos totalmente elétricos. Outro protótipo, desta vez 5 em 1, adicionalmente modulariza gerador e aumentador e está sendo planejado para uso em veículos híbridos com sistema e-Power.
Galeria: Nissan estratégia "X-in-1"
Segundo a marca, a abordagem X-in-1 (que abrange outras variações além das demonstradas 3 em 1 e 5 em 1) foi desenvolvida para permitir que os componentes principais dos motores EV e e-Power sejam produzidos na mesma linha de montagem.
Com isso, os custos gerais são reduzidos em aproximadamente 30% na comparação com dados de 2019. Outras vantagem é a redução de tamanho e peso, com reflexos diretos na dinâmica de condução do veículo e mitigação de ruídos e vibrações.
A Nissan espera alcançar o quanto antes paridade de custos entre veículos eletrificados e automóveis equipados com motor de combustão interna. No caso dos veículos com sistema e-Power, o cronograma prevê que a meta seja alcançada em 2026.
A abordagem X-in-1 e outras estratégias de avanço da eletrificação fazem parte do programa Nissan Ambition 2030. O plano estratégico foi revisado recentemente e prevê o lançamento de 27 novos modelos eletrificados, incluindo 19 elétricos, até ao ano fiscal de 2030.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses