A Nissan colocará em prática abordagem inédita para desenvolvimento de motorizações eletrificadas nos próximos anos. Batizada de ‘X-in-1’, a nova estratégia acaba de ter detalhes revelados e promete ampliar consideravelmente a competitividade dos trens de força da marca. O objetivo é reforçar o compartilhamento e a modularização dos principais componentes dos sistemas EV e e-Power, reduzindo custos de desenvolvimento e de produção.
Para demonstrar a tecnologia, a Nissan desenvolveu um protótipo de trem de força 3 em 1, que modulariza motor, inversor e redutor para ser usado em modelos totalmente elétricos. Outro protótipo, desta vez 5 em 1, adicionalmente modulariza gerador e aumentador e está sendo planejado para uso em veículos híbridos com sistema e-Power.
Segundo a marca, a abordagem X-in-1 (que abrange outras variações além das demonstradas 3 em 1 e 5 em 1) foi desenvolvida para permitir que os componentes principais dos motores EV e e-Power sejam produzidos na mesma linha de montagem.
Com isso, os custos gerais são reduzidos em aproximadamente 30% na comparação com dados de 2019. Outras vantagem é a redução de tamanho e peso, com reflexos diretos na dinâmica de condução do veículo e mitigação de ruídos e vibrações.
A Nissan espera alcançar o quanto antes paridade de custos entre veículos eletrificados e automóveis equipados com motor de combustão interna. No caso dos veículos com sistema e-Power, o cronograma prevê que a meta seja alcançada em 2026.
A abordagem X-in-1 e outras estratégias de avanço da eletrificação fazem parte do programa Nissan Ambition 2030. O plano estratégico foi revisado recentemente e prevê o lançamento de 27 novos modelos eletrificados, incluindo 19 elétricos, até ao ano fiscal de 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi