A Nissan acaba de anunciar na Argentina o lançamento da nova geração do crossover X-Trail. Apresentada no mercado internacional em 2020, a nova linhagem chegará ao país vizinho importada do Japão e sempre na versão híbrida E-Power. A marca não definiu uma data exata para a estreia, mas confirmou que acontecerá em meados do ano.

Neste nova geração, o X-Trail mede 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de  largura, 1,72 m de algura e 2,70 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o Jeep Compass, SUV médio mais vendido do Brasil, tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Toma como base a plataforma modular CMF-C/D e adota a mais recente linguagem de design da Nissan, a exemplo do Sentra e do irmão maior Pathfinder.

Galeria: Nissan X-Trail 2023 (Europa)

Segundo a Nissan, o X-Trail chegará à Argentina sempre na versão híbrida E-Power combinando motor 1.5 turbo de quatro cilindros com propulsores elétricos. Nesse esquema, o propulsor a gasolina funciona apenas como gerador elétrico, de modo a alimentar as baterias. Estas, por sua vez, são as únicas que transmitem força para as rodas. A marca garante que não há ligação entre o motor térmico e a transmissão.

Dados específicos sobre a versão destinada ao mercado argentino não foram revelados, mas em outros países o X-Trail E-Power entrega 213 cv de potência e acelera de 0 até 100 km/h em apenas 7,2 segundos. No Japão, por exemplo, é homologado com consumo de 21,7 km/litro.

Nas versões mais caras, o crossover traz faróis de LED adaptativo, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, head-up display de 10,8 polegadas, sistema de som premium da Bose e mais.

Nissan X-Trail 2023 (Europa)

X-Trail no Brasil

Por aqui, o X-Trail foi oferecido pela última vez em 2010, pelo menos duas gerações atrás. O lançamento da nova linhagem no nosso mercado é bastante aguardado e tem grandes chances ao longo de 2023. No portfólio da marca, será posicionado acima do Kicks para rivalizar diretamente com o Toyota RAV4 Hybrid e o Honda CR-V de nova geração, que também chegará por aqui em versão híbrida.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com