Pensávamos que a era dos motores V12 sem eletrificação da Lamborghini havia sido concluída com o Lamborghini Ultimae, mas estávamos errados. Isso porque a marca de Sant'Agata Bolognese acaba de apresentar a dupla Invencible e Autentica, superesportivos de produção única com o último motor V12 puro da fabricante.

O Lamborghini Invencible traz carroceria cupê, enquanto o Autentica é sua configuração roadster para felizardos que gostam de dirigir com cabelos ao vento. Ambos têm como base a plataforma do Aventador original lançado há 12 anos e com isso servem como o canto do cisne do famoso motor de doze cilindros em V e 6,5 litros naturalmente aspirado, que em sua próxima encarnação entrará na era híbrida com o auxilio do motor elétrico.

Galeria: Lamborghini Invencible 2023

A dupla virá com motor V12 6.5 com a mesma calibração do Ultimae, ou seja, um propulsor aspirado de 780 cv a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo de 73,4 é entregue a 6.750 rpm. Ambos têm o mesmo câmbio automatizado de 7 marchas, sempre com tração integral. A marca italiana não divulgou os números de desempenho da dupla, mas certamente não ficará longe dos 2,8 segundos na prova de 0 a 100 km/h e dos 335 km/h de máxima do Ultimae.

Como você pode ver pelas imagens, tanto o Invencible como o Autentica têm desenho inspirado em modelos V12 anteriores da marca italiana, como o Reventón – um superesportivo especial mostrado em 2008 que tinha base do Murciélago e design que adiantava o estilo do Aventador. A Lamborghini afirma que a dupla também tem linhas que remetem ao Veneno, o Lamborghini V12 com visual mais radical lançado até hoje. O capô veio emprestado do Essenza SCV12, um supercarro voltado para as pistas equipado com motor V12 6.5 de 818 cv de potência.

Galeria: Lamborghini Autentica 2023

A inspiração ainda no Sesto Elemento, supercarro da marca baseado no Gallardo, cuja filosofia de baixo peso e a grande asa traseira serviram de inspiração para os novos Invencible e Autentica. Falando além das diversas inspirações de modelos do passado, a dupla conta com carroceria feita totalmente em fibra de carbono com o famoso tema hexágono da empresa, que é destacado nas lanternas, saídas de escape, no suporte da asa traseira e na tampa do motor.

O Invencible é pintado na cor vermelha Rosso Efesto, enquanto o Autentica tem carroceria cinza Grigio Titans. A cabine tem visual minimalista com saídas de ar impressas em 3D e dispensa até o multimídia.

Enquanto o Ultimae LP 780-4 foi limitado a 350 unidades com carroceria cupê e 250 comversíveis, os novos Lamborghini Invencible e Autentica terão uma unidade cada feita no mundo. Com isso, espere por um valor acima dos US$ 500.000 cobrados pelo o Ultimae. Com essa despedida, o real sucessor do Aventador virá ainda neste primeiro semestre, trazendo um V12 híbrido plug-in debaixo do capô. A partir dele, outros modelos da empresa virão eletrificados, como o Urus PHEV e o substituto do Huracán.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com