A Ford segue preparando o início da produção da nova geração da Ranger na Argentina e, além dos US$ 580 milhões (R$ 3 bilhões) investidos para montar a picape, a fabricante norte-americana agora anuncia mais US$ 80 milhões (R$ 414 milhões) destinados para a fabricação dos motores. A estreia da caminhonete está marcada para o 2º semestre, como confirmado pelo presidente da marca na Argentina em entrevista exclusiva.
O investimento foi anunciado ontem (06) por Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, ao lado de Martín Galdeano, chefe da Ford Argentina, em um encontro com Sergio Massa, ministro da economia da Argentina. A linha de montagem será dentro da fábrica em Pacheco, que já é responsável pela montagem da picape, fazendo parte do chamado Projeto P703.
Na declaração enviada à imprensa, os executivos confirmaram que Pacheco produzirá “uma nova família de motores de alta tecnologia que impulsionarão a próxima geração da picape Ranger.” Apesar da caminhonete estrear este ano, a produção será iniciada somente em 2024, o que significa que as primeiras unidades da picape feitas na Argentina, que chegarão às concessionárias no 2º semestre deste ano, terão motores importados.
Como ainda falta um pouco de tempo para a Ranger estrear, os executivos não comentarão sobre quais serão os motores a serem produzidos, para não estragar a surpresa do lançamento. Em outros países, a picape oferece o 2.0 turbodiesel, 2.0 biturbo diesel, 2.3 turbo a gasolina, 3.0 V6 turbodiesel e 3.0 V6 biturbo a gasolina. Como nenhuma picape média no Brasil oferece motores a gasolina, o mais provável é que a Ford aposte somente nas opções a diesel, com o 3.0 V6 substituindo o antigo 3.2 de cinco cilindros.
Estes novos motores ocuparão o espaço hoje usado para a montagem dos 2.2 turbodiesel e 3.2 turbodiesel usados pela geração anterior. Os propulsores não antederão as novas normas de emissões e ruídos nos principais mercados da América Latina, incluindo o Brasil – que terá mudanças com a estreia do Proconve L8 em 2025. “Um de nossos objetivos é conseguir o máximo possível de integração local de uma maneira eficiente e competitiva”, explica Galdeano.
A mudança de geração da Ford Ranger será um momento importante para a fabricante. Atualmente, a picape seu modelo mais emplacado de longe. Foram 14.302 unidades licenciadas em 2022. O carro que chega mais perto é o Bronco Sport, com 1.583 unidades emplacadas. Neste ano, a caminhonete contabiliza 2.002 unidades, mesmo que esteja perto de mudar de geração. Este desempenho coloca a picape como a terceira mais vendida entre as médias, atrás da Toyota Hilux (6.249) e da Chevrolet S10 (3.551).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha