O varejo repetiu a dose de janeiro e se manteve como a modalidade de vendas mais importante do mercado brasileiro, com 56,13% dos 119.755 automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro. Entre as montadoras, a Fiat se manteve à frente, com 16,8% de participação. Em briga acirrada pelo 2º lugar, a Chevrolet (14,47%) levou a melhor sobre a Toyota (14,23%), que trocou de posição com a Volkswagen (13,45%). A Hyundai, com 10,68%, foi novamente a 5ª.
Com quase 95% de suas unidades sem depender de vendas diretas, o Hyundai Creta (4.369) reassumiu a posição de honra de novembro. Preferido em janeiro, o Chevrolet Onix (3.920) veio em seguida, com o Toyota Corolla Cross (2.991) completando o pódio após ficar de fora do top 10 no início do ano. O Chevrolet Tracker (2.631), terceiro em janeiro, caiu uma posição.
A surpresa do mês é a volta do Polo (2.375) ao top 5, desta vez como líder interno da VW – a marca ainda emplacou o T-Cross (2.355) e o Nivus (2.256) entre os dez primeiros. Contando com a 9ª posição do Nissan Kicks (2.191), os SUVs e crossovers chegaram ao 7º mês consecutivo com pelo menos 60% dos representantes no pelotão de cima da tabela, que desta vez não contou com nenhum sedã – o Chevrolet Onix Plus (2.012), o mais bem posicionado, foi apenas o 13º.
Em mês fraco nas vendas diretas, o Hyundai HB20 (2.129) teve mais de 70% de seus registros fora da modalidade. Dentre os modelos de entrada, o Renault Kwid (2.090) novamente levou a melhor em relação ao Fiat Mobi (1.327). Cinco modelos tiveram 100% de seus emplacamentos no varejo: o novato BYD Song Plus (145), o Mitsubishi Pajero (124), os Porsche Cayenne (109) e Macan (92) e o Mercedes-Benz Classe C (81).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV.23 (A) |
1º |
HYUNDAI CRETA |
4.369 |
94,85% |
4.606 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
3.920 |
64,43% |
6.084 |
3º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.991 |
89,69% |
3.335 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
2.631 |
69,81% |
3.769 |
5º |
VW POLO |
2.375 |
63,13% |
3.762 |
6º |
VW T-CROSS |
2.355 |
54,84% |
4.294 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
2.295 |
80,61% |
2.847 |
8º |
VW NIVUS |
2.256 |
81,33% |
2.774 |
9º |
NISSAN KICKS |
2.191 |
62,69% |
3.495 |
10º |
HYUNDAI HB20 |
2.129 |
71,16% |
2.992 |
11º |
FIAT FASTBACK |
2.111 |
88,22% |
2.393 |
12º |
RENAULT KWID |
2.090 |
54,61% |
3.827 |
13º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.012 |
39,26% |
5.125 |
14º |
FIAT PULSE |
1.788 |
64,76% |
2.761 |
15º |
HONDA HR-V |
1.633 |
95,55% |
1.709 |
16º |
FIAT ARGO |
1.605 |
35,38% |
4.536 |
17º |
FIAT MOBI |
1.327 |
32,57% |
4.074 |
18º |
JEEP COMPASS |
1.235 |
27,88% |
4.430 |
19º |
HONDA CITY HATCH |
1.202 |
97,56% |
1.232 |
20º |
JEEP RENEGADE |
1.076 |
35,64% |
3.019 |
21º |
HONDA CITY |
966 |
89,11% |
1.084 |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
937 |
59,45% |
1.576 |
23º |
CITROËN C3 |
898 |
68,39% |
1.313 |
24º |
TOYOTA SW4 |
854 |
93,33% |
915 |
25º |
FIAT CRONOS |
814 |
49,24% |
1.653 |
26º |
VW TAOS |
730 |
73,37% |
995 |
27º |
VW GOL |
714 |
60,92% |
1.172 |
28º |
RENAULT DUSTER |
690 |
32,06% |
2.152 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
655 |
59,65% |
1.098 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
503 |
87,18% |
577 |
31º |
JEEP COMMANDER |
371 |
23,53% |
1.577 |
32º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
351 |
45,41% |
773 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
346 |
92,27% |
375 |
34º |
BMW 320i |
304 |
92,12% |
330 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
284 |
21,70% |
1.309 |
36º |
NISSAN VERSA |
275 |
74,32% |
370 |
37º |
VW VIRTUS |
233 |
37,95% |
614 |
38º |
CHEVROLET EQUINOX |
219 |
81,41% |
269 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
214 |
73,04% |
293 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
206 |
88,03% |
234 |
41º |
BYD SONG PLUS |
145 |
100,00% |
145 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
142 |
49,13% |
289 |
43º |
PEUGEOT 208 |
142 |
12,21% |
1.163 |
44º |
HONDA CIVIC |
129 |
82,17% |
157 |
45º |
RENAULT SANDERO |
127 |
32,40% |
392 |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
124 |
100,00% |
124 |
47º |
PORSCHE CAYENNE |
109 |
100,00% |
109 |
48º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
93 |
93,94% |
99 |
49º |
PORSCHE MACAN |
92 |
100,00% |
92 |
50º |
MERCEDES CLASSE C |
81 |
100,00% |
81 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (2.501) repetiu uma liderança reduzida em relação à Toyota Hilux (2.057). A Fiat Toro (756) manteve-se em terceiro, mas com apenas 9 unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (747). Já com a nova geração, a Chevrolet Montana (346) apareceu na sexta posição, à frente da Renault Oroch (313).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV.23 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
2.501 |
36,58% |
6.837 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.057 |
73,10% |
2.814 |
3º |
FIAT TORO |
756 |
23,69% |
3.191 |
4º |
FORD RANGER |
747 |
72,88% |
1.025 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
449 |
57,05% |
787 |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
346 |
98,86% |
350 |
7º |
RENAULT OROCH |
313 |
43,59% |
718 |
8º |
FIAT FIORINO |
271 |
29,75% |
911 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
217 |
50,58% |
429 |
10º |
KIA K2500 |
208 |
100,00% |
208 |
11º |
CHEVROLET S10 |
203 |
13,43% |
1.512 |
12º |
VW AMAROK |
179 |
39,51% |
453 |
13º |
RENAULT MASTER |
167 |
34,65% |
482 |
14º |
CITROËN JUMPY |
163 |
65,73% |
248 |
15º |
FORD TRANSIT |
146 |
65,77% |
222 |
16º |
VW SAVEIRO |
130 |
6,21% |
2.092 |
17º |
IVECO DAILY |
112 |
100,00% |
112 |
18º |
FIAT SCUDO |
105 |
46,88% |
224 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
102 |
89,47% |
114 |
20º |
VW / MAN EXPRESS |
93 |
83,04% |
112 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
85 |
100,00% |
85 |
22º |
FORD MAVERICK |
68 |
55,28% |
123 |
23º |
EFFA V21 |
56 |
100,00% |
56 |
24º |
RAM 3500 |
50 |
20,92% |
239 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
39 |
60,00% |
65 |
26º |
RAM CLASSIC |
25 |
15,53% |
161 |
27º |
RAM 1500 |
22 |
18,03% |
122 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
18 |
100,00% |
18 |
29º |
EFFA V22 |
16 |
100,00% |
16 |
30º |
BYD T3 |
11 |
100,00% |
11 |
31º |
PEUGEOT BOXER |
10 |
71,43% |
14 |
32º |
RAM 2500 |
9 |
6,16% |
146 |
33º |
CITROËN JUMPER |
8 |
100,00% |
8 |
34º |
FIAT DUCATO |
8 |
100,00% |
8 |
35º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
5 |
100,00% |
5 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
100,00% |
4 |
38º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
VW KOMBI |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
CHEVROLET D10 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
JAC IEV750 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
JAC V260 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil