Parceira da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no fornecimento de veículos oficiais de apoio nas corridas de Fórmula 1, a Aston Martin preparou versão especial do SUV esportivo DBX para a temporada deste ano da competição. Batizada de DBX707 Medical Car, a configuração será usada para transportar os médicos de plantão até o local de possíveis acidentes.
Conforme explica a marca, o DBX707 recebeu uma série equipamentos exclusivos na cabine e no exterior para se tornar apto a realizar as tarefas médicas. A lista inclui extintores de incêndio, bolsas com recursos médicos especiais e até um desfibrilador. Na comparação com a versão normal, há ainda bancos específicos e cintos de segurança reforçados com até 6 pontos. A estreia do modelo acontecerá neste fim de semana no GP do Bahrein.
Galeria: Aston Martin DBX707 Medical Car
Mecanicamente, o Medical Car praticamente não muda em relação ao DBX707 convencional. Ou seja, conserva o poderoso conjunto mecânico que faz do SUV um dos mais potentes do mundo na categoria. São 707 cv de potência e mais 91,8 kgfm de torque extraídos do motor 4.0 V8 biturbo. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de 9 marchas e banhada em óleo.
O sistema de tração integral ainda lida com tudo automaticamente, enviando a força para as rodas dianteiras ou traseiras conforme a necessidade. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e velocidade máxima declarada de 311 km/h.
Dentro do DBX707 Medical Car, será possível acessar o sistema de organização da FIA, fazer a verificarão dos dados biométricos dos motoristas e até acompanhar a corrida ao vivo (o que ajudará a fazer a avaliação precoce de eventuais acidentes). Ao volante do modelo estará Alan van der Merwe.