Sebastian Vettel se isolou na liderança da temporada de 2017 da F1 ao vencer o GP do Bahrein, a terceira etapa do campeonato, disputada no circuito de Sakhir, neste domingo (16).
O alemão da Ferrari acertou na estratégia e mostrou ritmo consistente para superar as Mercedes e anotar a sua segunda vitória no ano, repetindo o feito da abertura da temporada, na Austrália.
Vettel, que largou em terceiro, superou Lewis Hamilton na largada e passou à frente de Valtteri Bottas, o pole position, com uma parada para troca de pneus antes do safety car. Depois disso, o tetracampeão mostrou ritmo sólido para vencer pela terceira vez no Bahrein.
Hamilton teve uma prova repleta de acontecimentos. O inglês precisou pagar uma punição, contar com a ajuda de Bottas e adotar uma estratégia agressiva para tentar a vitória, mas precisou se contentar com o segundo posto. Seu companheiro de equipe completou o pódio.
Felipe Massa, da Williams, fez uma corrida combativa, onde chegou a ocupar o quarto lugar. Ao fim, o brasileiro terminou como o “melhor do resto”, em sexto, atrás apenas dos representantes de Mercedes, Ferrari e Red Bull que receberam a bandeirada.
A corrida
Partindo da pole position pela primeira vez na F1, Bottas manteve a liderança na largada, enquanto que Vettel parte melhor que Hamilton e assume o segundo lugar na Curva 1. Já Massa ultrapassa Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg para ir de oitavo para sexto.
O alemão da Ferrari, no entanto, não deixa Bottas disparar e fica no encalço do finlandês, mas sem uma oportunidade realista para fazer a manobra de ultrapassagem. Hamilton também não perde contato com os líderes, embora também sem abrir grande distância para os carros a seguir, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, da Red Bull. Na abertura da oitava volta, Raikkonen faz bom uso do DRS e supera Massa, que, assim, cai para sétimo.
Vettel, preso atrás de Bottas, é o primeiro a fazer pitstop, na volta 11, quando trocou um jogo de supermacios por outro do mesmo tipo. Verstappen faz o mesmo na volta seguinte – embora abandone instantes depois, com problemas de freio.
Na volta 13, Lance Stroll e Carlos Sainz se enroscam na primeira curva, o que provoca a entrada do safety car. Isso faz com que todos os outros líderes parassem para trocar pneus – Hamilton, que entrou junto de Bottas, perde tempo enquanto aguarda o trabalho feito no carro do colega.
Assim, Vettel assume a ponta, à frente de Bottas, Ricciardo e Hamilton. Massa retoma a posição de Raikkonen e vai ao quinto lugar. A corrida é retomada poucas voltas mais tarde, com os líderes em condições diferentes – Vettel e Bottas usam compostos supermacios, contra os macios de Hamilton e Ricciardo.
Logo de cara, muita ação: Hamilton ultrapassa Ricciardo, que perde rendimento e também é superado por Massa (agora o quarto) e Raikkonen. Enquanto isso, Bottas ataca Vettel, que consegue defender a liderança.
Vettel emenda voltas rápidas e abre para Bottas; já Hamilton recebe dos comissários a notícia de que teria de cumprir uma punição de 5s por andar excessivamente lento no período do safety car. Um pouco atrás dessa disputa, Raikkonen passa novamente por Massa e volta ao quarto posto – o brasileiro, pouco depois, seria ultrapassado por Ricciardo e cairia novamente para sexto.
Quando a vantagem de Vettel na liderança chegou a 6s, os pilotos da Mercedes inverteram a posição devido a uma ordem de equipe, com Hamilton assumindo o segundo lugar à frente de Bottas. Os líderes do campeonato passaram a usar ritmos semelhantes, enquanto que o finlandês ficava para trás – pouco depois ele faria seu segundo pitstop, colocando os pneus macios.
Vettel faz seu segundo pitstop na volta 33, quando põe os pneus macios para ir até o fim. O alemão retornou à pista 16s atrás de Hamilton, mas, com pneus mais novos, conseguiu descontar a diferença para o inglês, que, de quebra, teria de cumprir os 5s de punição.
O inglês fez seu segundo pitstop na volta 41, o que o fez cair novamente para terceiro. Mais uma vez Hamilton passou à frente de Bottas e, agora contando com a borracha em melhores condições, iniciou uma caça a Vettel. Mas não deu: o alemão cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6s. Massa foi o sexto, 54s atrás.
Resultados do GP do Bahrein:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 57 | LAP | 2 | 25 | |||||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 57 | 6.660 | 6.660 | 6.660 | 2 | 18 | |||
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 57 | 20.397 | 20.397 | 13.737 | 2 | 15 | |||
4 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 57 | 22.475 | 22.475 | 2.078 | 2 | 12 | |||
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 57 | 39.346 | 39.346 | 16.871 | 2 | 10 | |||
6 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 57 | 54.326 | 54.326 | 14.980 | 2 | 8 | |||
7 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 57 | 62.606 | 1'02.606 | 8.280 | 2 | 6 | |||
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 57 | 74.865 | 1'14.865 | 12.259 | 2 | 4 | |||
9 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 57 | 80.188 | 1'20.188 | 5.323 | 2 | 2 | |||
10 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 57 | 95.711 | 1'35.711 | 15.523 | 2 | 1 | |||
11 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 56 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | 1 | ||||
12 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Renault | 56 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | ||||
13 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 56 | 1 lap | 1 volta | 0.000 | 2 | ||||
14 | dnf | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 54 | 3 | Motor | |||||
dnf | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 50 | 1 | Gearbox | ||||||
dnf | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 12 | 1 | Collision | ||||||
dnf | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 12 | 1 | Collision | ||||||
dnf | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 11 | 1 | Brakes | ||||||
dnf | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 8 | Aposentadoria | |||||||
dns | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 0 |
Galeria: Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Fonte: Motorsport.com