O grupo General Motors comemora nesta semana aniversário de 10 anos de inauguração da fábrica de motores de Joinville (SC). Responsável pela produção de motores, cabeçotes e blocos, a unidade já produziu mais de 1,6 milhão de propulsores desde 2013 e é reconhecida por contar com processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética.

Os motores produzidos na planta equipam os principais produtos da Chevrolet no Brasil: Onix, Onix Plus e Tracker. Agora, passarão a equipar também a nova geração da picape Montana, que começa a chegar às lojas. Não por acaso, a fábrica opera atualmente em três turnos para dar conta da demanda. Além do mercado nacional, a fábrica ainda exporta motores para a Argentina, onde o Tracker também é produzido.

Galeria: Chevrolet Montana 1.2 T Premier 2023

Considerada uma das fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo, a planta catarinense foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a certificação internacional de construção sustentável, o LEED - Leadership in Energy and Environmental Design – na categoria Gold.

A unidade também conta com um inovador sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes.

A história da fábrica de Joinville começou em 2013, quando montava somente os motores 1.0 e 1.4 da primeira geração do Chevrolet Onix. Em 2017, a GM investiu R$ 1,9 bilhão e praticamente quadruplicou a área do complexo, erguendo um novo prédio de 46.800 m², além de trazer novos equipamentos alinhados com o conceito de indústria 4.0. 

Atualmente, são produzidos por lá os motores 1.0 aspirado e turbo usados por Onix e Onix Plus, além do propulsor 1.2 turbo de 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque adotado por Tracker e Montana.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com