Já dirigimos: Chevrolet Colorado nos adianta o que esperar da nova S10
Picape recebe elogios e será grande inspiração para a nossa média produzida em São José dos Campos (SP)
O mercado de picapes nos Estados Unidos está mudando. Junto com as gigantescas, há novas picapes menores baseadas em automóveis, como a Ford Maverick, e elétricas. Para a Chevrolet, a Colorado (ou a equivalente local da nossa S10) precisa se manter relevante e moderna. E a linha 2023 da picape média se torna uma escolha mais convincente do que nunca.
A Chevrolet Colorado 2023 é basicamente toda nova. A picape, agora disponível apenas com cabine dupla, tem entre-eixos maior em 79 mm e um novo motor 4-cilindros mais potente. E a versão Trail Boss, uma adaptação da Silverado, oferece um ponto de entrada acessível em um pacote fora-de-estrada.
Galeria: Chevrolet Colorado 2023 (avaliação)
Comece pelo trabalho
Vamos começar por uma versão que eu não esperava muito. A Chevrolet Colorado WT (Work Truck), a versão de entrada. Tipicamente, essas versões não tem muito estilo, abrem mão de tecnologias e quase sempre economizam em equipamentos de segurança. Não aqui.
A Colorado WT é uma boa versão de picape para o trabalho. Na dianteira, o novo visual da Colorado, mais afilado, com faróis finos, grade maior e, neste caso, parachoque de plástico preto. As rodas de aço de 17" não agradam um amplo público, mas é charme apenas da WT.
Por dentro, impressiona mesmo aqui, com uma tela de 11,3" com novos gráficos e conectividade sem fio Apple CarPlay. É uma tela maior até mesmo que a topo de linha da Nissan Frontier. Esta versão vem também com um painel de instrumentos digital de 8" configurável.
Um novo motor 2.7 turbo a gasolina é de série em todas as versões da Colorado 2023 e, na WR, tem 240 cv e 35,9 kgfm de torque, uma melhoria de 37 cv e 9,5 kgfm de torque que o motor da base anterior. Tem um bom torque em baixas, mas é limitado em velocidades mais altas.
Há o opcional Turbo Plus, uma versão modificada do mesmo 2.7, com 314 cv e 54,1 kgfm, que deve satisfazer quem procura mais força. E ainda mais acima, a Chevrolet diz que os concessionários podem liberar mais potência: 314 cv e 59,4 kgfm. São números da versão topo de linha ZR2 e o maior número do segmento. É também o maior torque do que qualquer outra da classe, incluindo a antecessora Colorado Duramax a diesel.
A frenagem automática de emergência e o assistente de manutenção de faixa são de série na Colorado WT, e um adicional de US$ 950 como parte do pacote tecnológico acima dará piloto automático adaptativo e câmera 360 graus. Fiquei impressionado como é bem equipada a Chevrolet Colorado mais barata.
Versão para fora-de-estrada
A WT é tão competente que serviu como base para a versão fora-de-estrada Trail Boss. As duas picapes dividem uma tática visual, o parachoque dianteiro sem pintura. A Chevrolet diz que o plástico, ao contrário da tinha, ajuda a evitar marcas e arranhões na trila. Embora seja verdade, seria bom ter um parachoque pintado aqui, por pura estética.
A Colorado Trail Boss tem um visual sutil e robusto. Um conjunto simples de rodas de 12 raios de 18" envolvem pneus de 32 polegadas de uso misto que complementam a suspensão elevada em 51 mm. Se você quiser algo maior, há opções de 20" e até 22" disponíveis.
As bitolas de quase 77 mm mais largas dão a Trail Boss uma postura mais agressiva, com a assinatura da Chevrolet na tampa traseira e que une as lanternas que são versões menores das peças da Silverado. O interior tem o plástico preto duro da WT e os bancos em tecido preto padrão, com a opção de couro falso.
A Colorado Trail Boss não é realmente adequada para longas viagens. A direção é vaga e há muita rolagem da carroceria e barulho de rodagem. Para o dia a dia e viagens longas, você irá preferir a Z71.
A Trail Boss se sobressai quando acaba o asfalto. Fora de Julian, na Califórnia, entrei em um passeio na trilha acidentada. Com tração nas quatro rodas de série e os já mencionados pneus de uso misto, a Colorado passou facilmente por rochas e lama. E com o modo Terrais Drive - basicamente um modo one-pedal para o off-road - me permitiu atravessar um obstáculo da trilha que seria digna da Silverado ZR2.
A versão para o grande público
A Colorado WT e Trail Boss são para uma parte menor do público. A mais bem equipada Z71, a Colorado mais extravagante, é a que mais vai interessar o comprador. Esta versão tem design exterior mais limpo, com parachoque dianteiro totalmente pintado, e duas opções de rodas de 18" e 20" que dão proporções mais clássicas para a picape.
Fica ótima visualmente e é mais agradável por dentro do que qualquer uma das outras versões abaixo. Em vez de plástico duto, há detalhes em metal. O puxador de porta é a mudança mais aparente, com bom peso e boa sensação ao toque. E ao invés do mesmo material plástico no painel, a Z71 tem tecido de alta qualidade com costuras vermelhas e se pode escolher bancos em couro ou couro com tecido.
E em contraste com a desconfortável Trail Boss, a Z71 é suave na estrada e pode ser a melhor picape do segmento. Ao abandonar os pneus de uso misto e não usar mais a suspensão elevada, a Z71 é excepcional em longas viagens. A direção é mais precisa, sem a sensação de centro morto, com condução mais suave e silenciosa, além do motor Turbo Plus com boas acelerações.
Os 314 cv e 54,1 kgfm de torque ajudam a lançar a Colorado Z71 com bastante força para frente. Os motores V6 deste segmento não podem competir com o torque imediato do 4-cilindros Chevrolet. E para referência, este motor tem mais potência que o antigo V6, além de mais torque que o diesel que saiu de linha. E embora nem a Chevrolet nem o EPA (orgão regulador de emissões e consumo nos EUA) tenham confirmado os números de consumo, deve chegar perto do seu antecessor a diesel.
Os preços aumentam por lá também...
Os preços da Chevrolet Colorado são competitivos, iniciando em US$ 30.695. Isso para a versão WT que já é bem equipada, embora a tração nas 4 rodas seja um opcional de US$ 3.300. O que provavelmente mais venda, a LT, custa US$ 33.095 com tração traseira e US$ 36.395 com tração 4x4. Enquanto isso, a Trail Boss custa US$ 38.495 como inicial já com 4x4 - e bem mais barata que os US$ 45.000 da Ford Ranger Tremor e competitiva como a Nissan Frontier Pro-4X de US$ 38.000. A Z71 custa US$ 41.395 quando completa.
A Chevrolet Colorado 2023 é uma enorme melhoria em relação a anterior. O estilo é mais bonito, motor é melhor e o valor é convincente. Em um mercado diversificado como o morte-americano com picapes, a Colorado oferece um pouco mais para se manter competitiva.
E o Brasil?
Era esperado que a Chevrolet fizesse uma nova S10 com essa Colorado de forma completa. Mas devemos ver uma grande mudança, inspirada na Colorado, que manterá uma parte de carroceria e chassi da atual, assim como o motor 2.8 turbodiesel com algumas melhorias. Veremos isso até o começo do ano que vem.
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