O aumento dos casos de Covid, o fim de incentivos governamentais e um calendário mais curto em função de feriados, eis a receita perfeita para o a forte queda nas vendas de veículos novos na China em janeiro. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, as 1,649 milhão de unidades representaram uma queda de quase 35% frente ao mesmo período de 2022.
Com isso, a China completou três meses consecutivos “no vermelho”. Na disputa entre as montadoras, a vice-líder BYD (133.317) foi a única entre as vinte primeiras a crescer nos últimos doze meses (+40%) – a participação de mercado, que há um ano era inferior a 4%, ultrapassou a casa dos 8%. Nº 1 neste início de 2023, a Volkswagen (148.004) perdeu mais de 1/3 de seus compradores.
Segunda colocada no 1º mês de 2022, a Honda (63.972) perdeu quase 60% de seus compradores. Menos, no entanto, do que os 63,8% de recuo registrados pela Nissan (40.556), 10ª colocada. Com ótima margem em relação às principais rivais, a BMW (56.767) foi a premium mais bem posicionada.
POS. | MARCA | JAN.23 | % PART. 2023 | JAN.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | VW | 148.004 | 9,0% | 227.953 | 9,0% | -35,1% |
2º | BYD | 133.317 | 8,1% | 95.180 | 3,8% | 40,1% |
3º | TOYOTA | 104.892 | 6,4% | 151.159 | 6,0% | -30,6% |
4º | CHANGAN | 91.356 | 5,5% | 130.509 | 5,2% | -30,0% |
5º | GEELY | 69.532 | 4,2% | 115.270 | 4,6% | -39,7% |
6º | HONDA | 63.972 | 3,9% | 154.280 | 6,1% | -58,5% |
7º | BMW | 56.767 | 3,4% | 79.087 | 3,1% | -28,2% |
8º | MERCEDES-BENZ | 43.802 | 2,7% | 57.615 | 2,3% | -24,0% |
9º | WULING | 43.370 | 2,6% | 54.369 | 2,1% | -20,2% |
10º | NISSAN | 40.556 | 2,5% | 112.068 | 4,4% | -63,8% |
11º | BUICK | 35.007 | 2,1% | 61.967 | 2,4% | -43,5% |
12º | AUDI | 31.518 | 1,9% | 63.054 | 2,5% | -50,0% |
13º | GAC | 29.912 | 1,8% | 53.309 | 2,1% | -43,9% |
14º | HAVAL | 28.450 | 1,7% | 70.228 | 2,8% | -59,5% |
15º | TESLA | 26.843 | 1,6% | 59.845 | 2,4% | -55,1% |
16º | CHERY | 25.430 | 1,5% | 65.757 | 2,6% | -61,3% |
17º | HONGQI | 22.306 | 1,4% | 42.158 | 1,7% | -47,1% |
18º | HYUNDAI** | 20.075 | 1,2% | 24.150 | 1,0% | -16,9% |
19º | DONGFENG | 18.180 | 1,1% | 56.005 | 2,2% | -67,5% |
20º | COS | 18.115 | 1,1% | 28.724 | 1,1% | -36,9% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.649.000 | 100,0% | 2.531.000 | 100,0% | -34,8% |
Entre os modelos, o Song Plus (35.585), campeão geral no ano passado, liderou pelo 4º mês consecutivo e 12ª vez seguida entre os cinco primeiros. Além disso, o modelo da BYD foi o SUV preferido dos chineses pelo 7º mês em sequência. Com fortes quedas, VW Lavida (26.917) e Nissan Sylphy (23.507) completaram o pódio.
A BYD ainda emplacou o Dolphin (17.582), estreante no ano passado, na 6ª posição. Um dos próximos chineses a circular nas ruas brasileiras, o Haval H6 (16.663) veio na sequência. Presente entre os cinco primeiros na maior parte do tempo do ano passado, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (16.416) recuou quase 60%. Destaque para a presença do BMW Série 5 (16.128) no top 10 e para os representantes da Tesla com retrações superiores a 50%.
POS. | MODELO | JAN.23 | % PART. 2023 | JAN.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD SONG PLUS | 35.585 | 2,2% | 22.449 | 0,9% | 58,5% |
2º | VW LAVIDA | 26.917 | 1,6% | 45.524 | 1,8% | -40,9% |
3º | NISSAN SYLPHY | 23.507 | 1,4% | 61.170 | 2,4% | -61,6% |
4º | CHANGAN CS75 | 21.620 | 1,3% | 33.590 | 1,3% | -35,6% |
5º | VW SAGITAR | 20.454 | 1,2% | 26.341 | 1,0% | -22,3% |
6º | BYD DOLPHIN* | 17.582 | 1,1% | - | - | - |
7º | HAVAL H6 | 16.663 | 1,0% | 35.570 | 1,4% | -53,2% |
8º | WULING HONGGUANG MINI EV | 16.416 | 1,0% | 37.048 | 1,5% | -55,7% |
9º | BMW SÉRIE 5 L | 16.128 | 1,0% | 24.366 | 1,0% | -33,8% |
10º | HONDA ACCORD | 14.594 | 0,9% | 17.601 | 0,7% | -17,1% |
11º | MERCEDES CLASSE E L | 14.543 | 0,9% | 15.735 | 0,6% | -7,6% |
12º | TOYOTA CAMRY | 14.396 | 0,9% | 28.023 | 1,1% | -48,6% |
13º | BYD YUAN PLUS* | 14.342 | 0,9% | - | - | - |
14º | MERCEDES GLC | 14.317 | 0,9% | 18.211 | 0,7% | -21,4% |
15º | TESLA MODEL Y | 14.184 | 0,9% | 33.297 | 1,3% | -57,4% |
16º | BYD SONG PRO* | 14.124 | 0,9% | - | - | - |
17º | GEELY BOYUE | 13.635 | 0,8% | 16.107 | 0,6% | -15,3% |
18º | VW BORA | 13.143 | 0,8% | 18.521 | 0,7% | -29,0% |
19º | CHANGAN CS55 | 13.020 | 0,8% | 30.316 | 1,2% | -57,1% |
20º | TESLA MODEL 3 | 12.659 | 0,8% | 26.548 | 1,0% | -52,3% |
21º | TOYOTA COROLLA | 12.590 | 0,8% | 12.645 | 0,5% | -0,4% |
22º | AUDI A6 L | 12.465 | 0,8% | 10.817 | 0,4% | 15,2% |
23º | GEELY EMGRAND | 12.144 | 0,7% | 20.795 | 0,8% | -41,6% |
24º | BYD HAN | 11.718 | 0,7% | 12.781 | 0,5% | -8,3% |
25º | VW MAGOTAN | 11.711 | 0,7% | 16.452 | 0,7% | -28,8% |
26º | CHANGAN EADO | 11.701 | 0,7% | 21.883 | 0,9% | -46,5% |
27º | BYD QIN PLUS | 11.590 | 0,7% | 25.535 | 1,0% | -54,6% |
28º | BMW X5* | 10.694 | 0,6% | - | - | - |
29º | CHANGAN CS35* | 10.516 | 0,6% | - | - | - |
30º | WULING HONGGUANG S* | 10.482 | 0,6% | - | - | - |
31º | GEELY BINYUE | 10.470 | 0,6% | 17.018 | 0,7% | -38,5% |
32º | VW PASSAT | 10.390 | 0,6% | 15.399 | 0,6% | -32,5% |
33º | GEELY XINGYUE L* | 10.248 | 0,6% | - | - | - |
34º | BUICK VERANO* | 9.846 | 0,6% | - | - | - |
35º | CHANGAN UNI-V* | 9.758 | 0,6% | - | - | - |
36º | TOYOTA LEVIN | 9.624 | 0,6% | 19.581 | 0,8% | -50,9% |
37º | VW TIGUAN L | 8.898 | 0,5% | 18.502 | 0,7% | -51,9% |
38º | GEELY XINGRUI | 8.713 | 0,5% | 12.109 | 0,5% | -28,0% |
39º | BYD TANG* | 8.542 | 0,5% | - | - | - |
40º | BMW X3 | 8.350 | 0,5% | 17.101 | 0,7% | -51,2% |
41º | BUICK ENVISION* | 8.316 | 0,5% | - | - | - |
42º | VW LAMANDO* | 8.272 | 0,5% | - | - | - |
43º | HYUNDAI ELANTRA* | 8.139 | 0,5% | - | - | - |
44º | LI L9* | 7.996 | 0,5% | - | - | - |
45º | VW THARU* | 7.889 | 0,5% | - | - | - |
46º | COS X5 | 7.863 | 0,5% | 16.400 | 0,6% | -52,1% |
47º | BMW SÉRIE 3 L | 7.759 | 0,5% | 18.841 | 0,7% | -58,8% |
48º | TOYOTA WILDLANDER | 7.718 | 0,5% | 17.483 | 0,7% | -55,9% |
49º | TOYOTA FRONT LANDER* | 7.698 | 0,5% | - | - | - |
50º | HONDA CR-V | 7.638 | 0,5% | 25.595 | 1,0% | -70,2% |
Observações:
- Resultado da Hyundai (**) em janeiro/22 aproximado; e
- Números de janeiro/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog