Do que serão feitos os pneus do futuro? Na visão da Continental, os materiais usados serão bem diferente, adotando matérias-primas sustentáveis e a empresa tem um plano de fabricar pneus deste tipo até 2050. E serão materiais como garrafas plásticas, dentes-de-leão e cascas de arroz.
A borracha natural é obtida de árvores específicas na forma de látex, e isso continuará a ser um ingrediente chave para a produção de pneus no futuro. No entanto, ela será complementada por outros recursos vegetais, como o dente-de-leão, que também é uma fonte de borracha. A sílica também é utilizada na fabricação e desempenha um papel em vários aspectos de desempenho, desde a aderência até a resistência ao rolamento. Frequentemente obtidos da areia de quartzo, os óleos à base de plantas podem ser um suplemento de sílica. As cascas que sobram da produção de arroz também são uma boa fonte de sílica, com a Continental dizendo que elas são uma solução mais eficiente em termos energéticos para a fabricação.
Quanto às garrafas plásticas, a Continental pode usá-las para criar um fio de poliéster usado para a carcaça do pneu. Dependendo do tamanho, entre 9 e 15 garrafas poderiam ser recicladas para um pneu. Como no caso das cascas de arroz, a Continental diz que o uso das garrafas é uma alternativa mais eficiente em termos de energia para a captura do poliéster necessário para a fabricação. Este processo já está sendo usado na empresa para algumas carcaças de pneus. E depois há o processo de reciclagem de pneus velhos, separando borracha, aço e cordas no que a Continental diz ser um "processo altamente sofisticado".
Em teoria, o resultado de todos estes esforços serão pneus feitos a partir de materiais 100% reciclados ou de fonte sustentável. Segundo a Continental, tais materiais já representam entre 15 e 20 por cento dos pneus modernos.
"A Continental está a caminho de se tornar a fabricante mais progressista da indústria de pneus em termos de sustentabilidade", disse o Chefe de Sustentabilidade da Continental Claus Petschick. "Nosso objetivo é utilizar materiais 100% sustentáveis em nossos produtos de pneus até 2050, o mais tardar. Nosso poder inovador nos permite romper novos e ainda mais sustentáveis terrenos. Isto abrange tudo, desde a origem e fornecimento de nossos materiais até a reutilização e reciclagem de nossos pneus".
Fonte: Continental
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais