Pneus de baixa resistência reduzem o consumo, mas são piores no molhado
Vídeo mostra como um pneu de baixa resistência realmente ajuda a economizar combustível
Os preços do combustíveis deu uma aliviada nas últimas semanas, com as mudanças no ICMS, porém ainda custa muito encher o tanque de um carro. Muito tem sido dito sobre como reduzir o consumo de combustível e muitos sempre falam sobre os pneus. Jonathan Benson, do canal Tyre Reviews, falou um pouco sobre o quanto os pneus afetam o rendimento de um veículo.
Primeiro, Benson fala da dica mais comum sobre os pneus: mantenha-os sempre calibrados, seguindo a recomendação do manual do carro, pois pneus mais duros oferecem menos menos resistência ao rolamento. Colocar mais ar do que o necessário também é ruim, pois pneus superinflados vão desgastar mais rapidamente. É uma recomendação bem conhecida, mas a ideia por trás é reduzir ao máximo a resistência à rodagem. Hoje em dia, há pneus no mercado que destacam este atributo, então pode ser bom investir em um destes pneus na hora de trocar.
Galeria: Pneus Michelin Uptis - Bolt EV
O vídeo acima mostra dois pneus com baixa resistência à rodagem, o Continental EcoContact 6 (vendido no Brasil) e o Michelin E. Primacy. Citando um teste independente, os pneus realmente são melhores do que as versões normais, com o composto da Michelin mostrando ser 30% mais eficiente. No entanto, o vídeo explica que os pneus são só uma parte de como um veículo usa e distribui sua energia. No final das contas, pneus de ultra-baixa resistência ao rolamento oferecem um ganho de combustível pequeno. Ainda assim, é melhor do que nada.
Infelizmente, este tipo de pneu tem um ponto negativo importante, com um problema de tração no asfalto molhado. Uma das formas de reduzir a resistência à rodagem é usar sulcos mais rasos, para que tenha menos ar entre o asfalto e o pneu. Só que isto significa que a chance de aquaplanar é maior e o vídeo mostra um teste provando que os pneus da Continental e da Michelin perderam bastante tração no piso molhado. Em um dos casos, a performance de um pneu de ultra-baixa resistência de uma marca premium foi levemente melhor do que o de um pneu barato.
O vídeo termina falando sobre os investimentos que as fabricantes de pneus tem feito para alcançar um equilibro melhor entre baixa resistência de rodagem e tração - enquanto gastam fortunas para criar os pneus sem ar. Até lá, o jeito mais barato de economizar um pouco de combustível é manter os pneus bem calibrados.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Tyre Reviews via YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia