Você já deve ter visto aqui o vídeo de um pneu que rodou a mais de 600 km/h (é isso mesmo que você leu). Mas o que aconteceria se um pneu desse dobrasse essa velocidade e quebrasse a barreira do som? Apesar de parecer impossível, foi isso que o mesmo canal russo da experiência com o pneu a 600 km/h fez no youtube.

O canal é o Garage 54 que, como já falamos anteriormente, não só fala sobre carros, como também seus apresentadores se divertem fazendo os mais diversos (e malucos) experimentos com veículos ou mesmo com parte de suas peças. Nesse vídeo em especial, eles deixaram o velho Lada de lado (sem trocadilho) e usaram um motor mais potente, já que o motor do carro russo sofreria para fazer a roda girar até a velocidade do som.

Para isso, a turma do canal adquiriu um motor Toyota 2MZ-FE, um V6 de 2,5 litros naturalmente aspirado que rende cerca de 200 cv de potência – propulsor que já esteve presente no sedã Camry entre outros modelos. Provavelmente o conjunto escolhido era o necessário para fazer a roda girar a altíssimas rotações. Aliás, esse motor usado na experiência trabalha junto de um câmbio automático, o que ajudou a fazer o experimento sem que ninguém tivesse por perto precisando trocar as marchas.

Motor testado na oficina, o grupo partiu para o campo de provas, que é na verdade um campo de tiro. Para maior segurança de todos, foi instalado no motor um atuador para ele ser ligado e acelerado remotamente, assim deixando todos os integrantes à uma distância segura da roda que giraria em seguida a altas velocidades. E se a segurança foi levada a sério nesse experimento, você deve imaginar o que veio por aí.

Logicamente como todo teste maluco deste tipo, foi preciso várias tentativas para o pneu girar a ponto de chegar próximo da velocidade do som, que na aviação é de 340 metros por segundo (340 m/s). Logo no início, o motor foi ligado e acelerado progressivamente, mas antes de chegar perto da velocidade do som, o pneu estourou. Na segunda tentativa, mais um estouro de pneu, que dessa vez causou até a queda de um semieixo da transmissão.

Parada para consertar, o semieixo foi reparado e colocado em seu lugar. Para tentar resolver o problema com as explosões de pneu, a equipe fez pequenos buracos na roda e colocou uma câmara de ar nos borrachudos. Pronto, mais uma tentativa e o pneu explodiu de novo, se despedaçando por completo e fazendo um buraco no compensado instalado abaixo, tamanho o impacto da explosão. Para se ter ideia, o tacômetro que registra as rotações por minuto do pneu até parou de funcionar.

Mas a boa notícia é que a câmera apontada para o tacômetro registrou o quanto a roda tinha girado até a explosão e a meta felizmente foi alcançada: o aparelho registrou 10.437 RPM, ou na menos do que 1.332 km/h! Isso é acima da velocidade do som, estabelecida em 1.200 km/h.

Qual será o próximo experimento maluco deles? Certamente estamos aguardando ansiosos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

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