As vendas de carros em 2023 tiveram em janeiro positivo, mas somente porque o mesmo período de 2022 foi atrapalhado por falta de componentes. A fabricantes e associações já observaram uma queda na demanda por carros 0km, principalmente por conta de preços altos e dificuldade de acesso a crédito para a aquisição de um veículo novo.

Porém, pode haver ainda mais um obstáculo à retomada da produção de carros no Brasil aos níveis de antes da pandemia. A falta de componentes, principalmente eletrônicos, permanece afetando algumas montadoras e poderá mais um desafio a ser enfrentado ao longo deste ano. Mas o que era uma possibilidade já se tornou realidade.

VW Polo Track 1st Edition

A Volkswagen do Brasil confirmou que dará férias coletivas para os trabalhadores em 3 de suas 4 fábricas no Brasil. Em um comunicado oficial, a empresa descreveu os motivos que levaram a esta decisão:

“A Volkswagen do Brasil concederá férias coletivas aos seus colaboradores da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023. Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes.”

Ou seja, a Volkswagen precisará se reorganizar para acomodar esta nova situação com falta de componentes. A fábrica de São Bernardo do Campo é responsável pela produção de Polo, Nivus, Virtus e Saveiro. Já a linha de montagem de São José dos Pinhais (PR) também terá a produção do T-Cross suspensa nas mesmas datas. Já a fábrica de motores de São Carlos (SP), ficará parada entre os dias 20 de fevereiro e 1 de março.

Volkswagen Virtus 2023

A única fábrica da Volkswagen no Brasil que não ficará parada é a de Taubaté (SP). Uma das linhas de montagem mais importantes da empresa por aqui era responsável pela produção pelo Gol, que saiu de linha em dezembro de 2022 após 42 anos. Por lá continuará a ser feito sem interrupções o Polo Track, versão simplificada do Polo que servirá como porta de entrada da marca em nosso mercado.

De acordo com o site AutoData, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC teria confirmado a suspensão de produção nas linhas da Volkswagen e que o pedido de férias coletivas já tinha sido homologado. Segundo representantes do sindicato, estariam faltando os mais diversos componentes, mas os que mais estariam tanto trabalho para se obter seriam rádios e multimídias, colunas de direção (que em grande parte são elétricas e exigem chips) e os faróis de LED, que a VW vem apostando cada vez mais em seus lançamentos mais recentes.

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