Este é o fim da carreira do Lamborghini Aventador. Após muita especulação, a marca apresenta a versão Ultimae ("último" em latim), a edição de despedida do supercarro V12 após mais de uma década desde o lançamento do LP700-4 em 2011. O esportivo de motor central dá seu adeus com uma edição especial que é a mais poderosa da marca sem usar eletrificação (como é o caso do Sian).

Com o codinome LP780-4, o Lamborghini Aventador Ultimae usa o tradicional 6.5 V12 aspirado, entregando 780 cv (como está no código) a 8.500 rpm. É levemente mais poderoso do que o SVJ, enquanto manteve o torque de 73,4 kgfm entregues a 6.750 rpm. Tudo isso em uma máquina que pesa apenas 1.550 kg, o que são 25 kg menos do que o Aventador S.

Galeria: Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae

A ideia principal por trás da despedida do Aventador está na combinação do estilo elegante e luxuoso da versão S com a performance extra entregue na variante SJV. Será oferecido tanto na carroceria cupê quanto conversível, ambas com tração integral e esterçamento das rodas traseiras. O Ultimae descarta a asa traseira fixa do Superveloce Jota para usar um estilo mais sutil (para os padrões da marca), adotando uma asa ativa com três posições (fechada, pefromance máxima e dirigibilidade máxima).

Apesar da idade, o Aventador não parece um carro de dez anos no desempenho. O Ultimae cupê acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega a 200 km/h em 8,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 355 km/h. O roadster é levemente mais lento por causa do peso extra vindo do maquinário para controlar o teto.

Serão nada menos do que 18 cores padrões para a carroceria, mas o cliente pode escolher mais de 300 tons usando o programa de personalização da Lamborghini. A marca irá vender o Ultimae com rodas de 20" e 21" forjadas e com vários acabamentos, calçando pneus Pirelli P Zero Corsa e com pinças de freio de várias cores. Por dentro, será tão luxuoso quanto o Aventador S, usando o mesmo design, mas com uma placa indicando a numeração do carro, que terá somente 600 unidades produzidas (350 cupês e 250 conversíveis).

A Lamborghini irá mostrar a dupla no Festival de Goodwood nesta semana. O Ultimae ainda é um dos últimos carros sem eletrificação da empresa, já que a fabricante italiana anunciou que irá eletrificar todos os seus carros até 2024 e lançar o elétrico na segunda metade da década. Além do sucessor do futuro sucessor do Aventador e do Huracán, e do SUV Urus, a Lamborghini ainda prepara um quarto modelo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com