Os esportivos sempre tiveram um papel mais que especial na indústria. Não só demonstram toda a perícia dos engenheiros das fabricantes ao criar o modelo, como também criam um apelo emocional para a marca, servindo como o ápice de um determinado carro ou, no caso de empresas como Ferrari e Lamborghini, definem completamente a fabricante.
Chegou a hora de escolher o esportivo do ano no Brasil. Será uma categoria que dará muita discussão , pois é algo que mexe com os sentimentos de quem gosta de carros. E, desta vez, um pouco mais democrática, pois aparecem alguns competidores de segmentos um pouco mais “acessíveis” – se é que podemos chamar assim um carro de R$ 150 mil.
Como foi com as cateorias Urbanos & Compactos, e Picapes, a votação acontecerá pelo Instagram, com duas disputas acontecendo hoje (6), e mais duas amanhã (7). As semi-finais aconteceram nos dias 8 e 9, com a final no dia 10. Sem mais delongas, vamos aos 8 carros escolhidos:
A versão esportiva do Fiat Pulse é o esportivo mais barato da lista, por R$ 149.990, e que trouxe o nome Abarth de volta ao país. Foi desenvolvido no país, colocando o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, além de fazer alterações no remapeamento de injeção, câmbio e direção, recalibrar a suspensão e mexer nos freios. A marca diz que acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem uma velocidade máxima de 215 km/h.
O carro que fez a fama do Jetta no Brasil foi a versão com o motor 2.0 turbo da geração anterior. Para o modelo atual, a Volkswagen resolveu apostar em uma fórmula esportiva, criando o Jetta GLI. Ainda tem um 2.0 TSI, desta vez gerando 231 cv e 35,7 kgfm e combinado ao câmbio DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Este conjunto mecânico faz com que o sedã médio acelere de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e consiga alcançar os 249 km/h de velocidade máxima. Só que isto também subiu bastante o preço, agora comercializado por R$ 226.990.
Criado como uma versão posicionada entre o Carrera S e GT3, o Porsche 911 GTS é o limite para quem quer uma variante do cupê que ainda seja civil o suficiente para ser confortável nas ruas, mas que não fica devendo em nada em desempenho. Tanto é que seu motor 3.0 boxer de seis cilindros desenvolve 480 cv e 58,1 kgfm de torque, suficientes para que chegue a 100 km/h em cerca de 3 segundos. Só que é um carro para poucos brasileiros, pois parte de nada menos que R$ 989 mil.
O Mercedes-AMG GLB 35 é o esportivo mais curioso da categoria. Não por ser um SUV, já que temos outros competidores deste tipo, mas por ser o único carro de 7 lugares. Como todo carro da AMG, recebeu uma atenção da preparadora, contando com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 306 cv e 40,8 kgfm, trabalhando em conjunto ao câmbio de dupla embreagem de 8 marchas e com tração integral. É interessante ver um carro de 7 lugares acelerando de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. No momento, é vendido por R$ 530.900.
O próximo passo na linha do 911 além da linha normal é a versão GT3, a variante de rua baseada no carro de competição. É um absurdo, com um 4.0 boxer de seis cilindros. São 510 cv e 47,9 kgfm, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e ter uma velocidade máxima de 318 km/h. Além do motor mais potente, traz melhorias como suspensão Duplo A na traseira, novos amortecedores, diferencial traseiro blocante com três modos e sistema de esterçamento das rodas traseiras.
Prefere o estilo do 718 Cayman ao invés do 911? O 718 Cayman GT4 RS é a pedida para quem quer a versão mais extrema do cupê. Traz o mesmo conjunto do 911 GT3, utilizando o 4.0 boxer de seis cilindros naturalmente aspirado, o que lhe confere 500 cv e 45,8 kgfm de torque. Só que é um carro mais leve e isto ajuda bastante para que acelere até 100 km/h em 3,2 segundos. Atualmente é vendido por R$ 1.156.718.
Quase que uma versão de despedida da geração antiga do Ford Mustang, o Mach 1 pega a receita do cupê e melhora ainda mais, adicionando coletor de admissão do GT350, borboleta de admissão, sistema de refrigeração do motor e radiador da transmissão e mais. Trouxe até peças do Shelby GT500, como o sistema de escape, difusor traseira e braços da suspensão traseira. Combine isso com o 5.0 V8 de 483 cv e 56,7 kgfm e terá um muscle car de respeito. Vendido por R$ 566.300, é uma opção para quem não quer esperar pela nova geração.
Enquanto o 911 ou o Cayman costumam ter versões de corrida, que depois ganham variantes para as ruas, o Porsche Cayenne não segue o mesmo caminho por não estar no mundo das competições. Isto não significa que não tenha uma opção mais potente e ela foi lançada na forma do Turbo GT, o Cayenne mais rápido já produzido em série. Seu motor é o 4.0 V8 biturbo de 640 cv e 86,6 kgfm. Toda essa força faz com que seja um monstro, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e passa dos 300 km/h. Não é nada barato, custando R$ 1.325.165.
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