Sem volta: nos EUA, até as picapes estão perdendo espaço para SUVs
Estudo aponta que a participação das picapes no mercado norte-americano em 2022 foi a menor em 10 anos
O segmento de picapes está perdendo importância mesmo no mercado dos EUA, tradicional comprador desse tipo de veículo. A razão? Os proprietários de picapes estão preferindo cada vez mais os utilitários esportivos, conforme afirmou um estudo da S&P Global, uma empresa de informação e análise de mercado sediada em Nova York (EUA).
De acordo com o estudo da S&P Global Mobility, o segmento de caminhonetes, mais especificamente o segmento de picapes grandes de entrada como Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, tem estado em constante declínio há mais de dois anos. É de notar que as picapes deste segmento têm sido os modelos de maior volume no mercado automobilístico dos EUA desde tempos imemoriais, com os modelos da Ford, Chevrolet e Ram liderando constantemente os gráficos de vendas.
Galeria: Ford F-150 Raptor R: Primeiras Impressões
O estudo estipula que a participação de mercado do segmento de caminhonetes foi de 7,8% e 7,5% no terceiro e quarto trimestre de 2022, respectivamente, com dados do quarto trimestre considerando apenas as vendas de outubro de 2022. Este é o pior resultado da categoria em participação nas vendas desde o segundo trimestre de 2012, quando atingiu somente 7,4% do total. O segmento de picapes atingiu o pico de vendas no segundo trimestre de 2020, com uma participação de mercado de 12,2%.
O estudo da S&P Mobilidade Global conclui que a tendência de declínio se deveu à mudança dos proprietários de caminhonetes para utilitários esportivos. Os dados da empresa concluem que a fidelidade dos proprietários de Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500 às caminhonetes diminuiu de 2021 para 2022. Enquanto isso, a preferência por utilitários esportivos aumentou no mesmo período.
Uma observação que o estudo da S&P Global Mobility apontou foi a afirmação de que o segmento das picapes "Heavy-Duty", modelos de grande porte como a RAM 3500 ou superiores, tem ficado relativamente estável durante o período de tempo, sugerindo que os compradores dos modelos maiores ainda não querem um SUV.
Como nos anos anteriores, os três veículos mais vendidos dos EUA em 2022 foram Ford F-Series, Chevrolet Silverado, e as picapes Ram. Respectivamente, os números foram 653.957 unidades, 523.249 unidades do Silverado e 468.344 unidades vendidas. Com a eletrificação chegando, é interessante ver se a tendência de troca de picapes por SUVs vai continuar.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: S&P Global
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:36 Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
- 15:31 Volkswagen T-Cross Sense, voltado ao PcD, não mudará antes do fim de 2024
- 14:48 Com BYD no México, EUA estudam mais barreiras contra carros chineses
- 14:11 Mitsubishi Eclipse Cross terá série especial no Brasil inspirada em rallys
- 12:43 Chevrolet S10 2025 melhora para não perder terreno; veja impressões
- 12:22 Lançado há duas semanas, Hyundai Creta 2025 já está mais caro; veja preços
- 12:08 Coluna do Calmon: BYD Dolphin Mini tem bom preço e suspensão a melhorar
- 11:06 Fiat Strada ultrapassa VW Polo e recupera liderança na 1ª quinzena de maio
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |