Quando apresentou mundialmente o novo Peugeot 408, a marca francesa surpreendeu ao revelar a nova geração do modelo, que abandonou a carroceria de sedã médio para se transformar em uma espécie de SUV-cupê mais rebaixado – embora seja categorizado formalmente de Fastback. Agora o novo 408 teve seus desenhos registrados no Brasil, algo que adianta sua vinda para o mercado brasileiro.

As imagens que você confere aqui foram registradas no Brasil através do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O SUV-cupê francês teve o desenho completamente registrado, o que não só inclui o design geral da carroceria nessas imagens externas da carroceria, como também o registro de diversas peças do novo Peugeot 408, como grade frontal, painéis de porta e saias laterais, por exemplo. Ou seja, se o carro não viesse realmente ao Brasil, a fabricante não perderia tempo em registrar também outros componentes. Mas temos confirmações que o carro vem. 

Peugeot 408 - Registro no Brasil

Conforme apuração do Motor1.com Brasil, fontes ligadas à Stellantis afirmaram que o novo Peugeot 408 vai sim ser comercializado no Brasil vindo como importado, mas resta saber quando, já que a fábrica ainda não dá conta da demanda, pois o carro acabou de ser lançado na Europa. O SUV-cupê será produzido na fábrica francesa de Mulhouse, sempre em duas versões: Allure e GT. No entanto, o mercado de eletrificados no Brasil está crescendo e a Peugeot não deve demorar para expandir sua linha além do 208 e 2008. 

O novo Peugeot 408 é atualmente um dos maiores carros da marca, contando com 4,68 metros de comprimento, menor apenas que o (autêntico) sedã 508, que tem seus 4,75 metros. Para efeito de comparação, o novo 408 é maior até que o Peugeot 5008 de sete lugares que foi vendido num passado recente no Brasil, que tinha seus 4,64 m de comprimento. No mais, o novo 408 tem 1,85 m de largura, 1,47 m de altura e generosos 2,75 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda normalmente 536 litros e chega aos 1.611 litros com os bancos rebatidos.

Peugeot 408 - Registro no Brasil

Baseado na plataforma EMP2 na chamada atualização V4, o novo 408 até o momento tem duas opções de motores no catálogo. Os principais propulsores são híbridos plug-in (PHEV), que combinam o motor 1.6 turbo a gasolina de 150 cv ou 180 cv a outro motor elétrico de 109 cv. Quando combinados, essas opções entregam 180 cv ou 225 cv, respectivamente, enquanto o torque é sempre de 36,7 kgfm – trabalhando sempre com caixa automática de 8 marchas. Na Europa ainda está a disposição o motor da família Puretch, o 1.2 turbo de três-cilindros com 130 cv e 23,45 kgfm de torque.

É importante lembrar ainda que o novo Peugeot 408 vai ganhar uma versão 100% elétrica, que ainda não foi lançada. É justamente essa configuração livre de emissões que deve ser importada para o Brasil, pois o novo SUV-cupê chegará por aqui como carro da imagem, e nada melhor do que trazer ele em sua versão mais completa e com o apelo da eletrificação. Porém, não podemos descartar que venha também sua versão híbrida plug-in PHEV, certamente em sua versão mais potente de 225 cv.

Peugeot 408 2023 - Fotos ao vivo

O novo Peugeot 408

Visualmente o 408 se destaca bastante pela ousadia e estilo nas linhas, com vincos bem destacados na dianteira, LEDs verticais "dentes de sabre" no para-choque e faróis estreitos integrados ao conjunto. Já a traseira se diferencia pelo caimento característico de modelos cupê e pelo formato arrojado das lanternas, que ostentam uma assinatura luminosa com LEDs de última geração e elementos internos tipo garra de leão. Na cabine, marca presença o painel do tipo i-Cockpit, combinando posição de dirigir intuitiva com volante pequeno e de boa pegada.

No modelo vendido na Europa, entre os principais recursos temos como destaque as quatro portas USB-C, WLAN, conectividade bluetooth para dois telefones ao mesmo tempo, atualizações remotas e sistema de áudio premium com 10 alto-falantes e amplificador de 12 canais com 690 watts.

Galeria: Peugeot 408 - Registro no Brasil


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com