O sucesso alcançado pela Ford Maverick nos Estados Unidos parece ter despertado o interesse da concorrência, em especial da General Motors. Conforme revela reportagem recentemente do site GM Authority, a Chevrolet adquiriu unidades e está atualmente testando a caminhonete rival em estratégia de benchmarking - ou seja, avaliando atributos como desempenho, qualidade de construção, dirigibilidade e aspectos semelhantes.

A prática é comum na indústria automotiva para estudar a concorrência e, se for o caso, desenvolver projetos rivais. Por enquanto, não há nada concreto sobre os planos da Chevrolet em entrar no segmento, mas desde já fica registrada a movimentação e o interesse em conhecer a receita de sucesso da Ford, que entregou nos Estados Unidos entre janeiro e novembro de 2022 nada menos que 68.492 unidades da Maverick.

Galeria: Chevrolet Montana Premier 2023

O segmento tem se mostrado bastante promissor e despertado o interesse de várias outras marcas. A Hyundai, por exemplo, já está inserida neste nicho com a Santa Cruz, que vendeu no mercado estadunidense em janeiro e novembro do ano passado cerca de 32.993 exemplares. Especulações indicam ainda que a Toyota entrará na categoria em breve com inédita caminhonete baseada na plataforma do RAV4, que ficará abaixo das médias Hilux e Tacoma.

No caso da Chevrolet, existe na América do Sul a nova geração da Montana, recentemente apresentada. No entanto, não há planos para levá-la para América do Norte e o porte inferior não a coloca como concorrente direta da Maverick. Enquanto o modelo da Ford mede 5,07 metros de comprimento, a Montana conta com 4,72 metros.

Para rivalizar em pé de igualdade com a Maverick, a GM terá de desenvolver um modelo maior e mais adequado ao gosto norte-americano - o que inclui questões como design, tamanho e motores mais potentes que o 1.2 turbo de 133 cv oferecido como única opção na Montana. Mais informações são aguardadas para breve.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com