O ano de 2022 foi o 5º consecutivo com queda nas vendas de sedãs premium. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, entre janeiro e dezembro foram comercializadas 9.220 unidades, 5,6% a menos do que em 2021 (9.765). Se formos comparar com 2019 (14.343), último ano antes da pandemia, a retração foi de quase 36%.
Na disputa entre os modelos médios, novamente não houve disputa pela liderança: com 5.548 unidades, praticamente 2/3 de tudo o que foi vendido, o BMW Série 3 chegou ao 4º ano consecutivo no topo. Com nova geração nas lojas – e com preços bem acima da média -, o Mercedes-Benz Classe C (1.095) emplacou cinco vezes menos do que o arquirrival.
A disputa pelo 3º lugar, no entanto, foi acirrada, com apenas 22 unidades separando o Audi A3 Sedan (480) do Mercedes CLA (458), que havia sido o 8º colocado no último ranking. Terceiro no ano anterior, o Audi A4 (283) perdeu quase a metade de seus compradores e foi ultrapassado pelo Audi A5 (345), este com queda discreta (-6%).
BMW Série 2 Gran Coupé (66) e Mercedes-Benz Classe A Sedan (57) foram os destaques negativos, ambos com retrações superiores a 72%. Único novato na lista, o elétrico BMW i4 foi o preferido por 23 consumidores. Mesmo sem importação oficial, o Tesla Model 3 (20) ficou à frente de Volvo S60 (3) e de Jaguar XE (1).
Sedãs Médios Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
5548 |
66,21% |
6100 |
70,33% |
-9,05% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
1095 |
13,07% |
561 |
6,47% |
95,19% |
2º |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
480 |
5,73% |
349 |
4,02% |
37,54% |
5º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
458 |
5,47% |
141 |
1,63% |
224,82% |
8º |
5º |
AUDI A5 |
345 |
4,12% |
367 |
4,23% |
-5,99% |
4º |
6º |
AUDI A4 |
283 |
3,38% |
530 |
6,11% |
-46,60% |
3º |
7º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
66 |
0,79% |
253 |
2,92% |
-73,91% |
6º |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
57 |
0,68% |
209 |
2,41% |
-72,73% |
7º |
9º |
BMW I4 |
23 |
0,27% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
TESLA MODEL 3 |
20 |
0,24% |
27 |
0,31% |
-25,93% |
10º |
11º |
VOLVO S60 |
3 |
0,04% |
135 |
1,56% |
-97,78% |
9º |
12º |
JAGUAR XE |
1 |
0,01% |
1 |
0,01% |
0,00% |
11º |
8379 |
100,00% |
8673 |
100,00% |
-3,39% |
Entre os modelos maiores e mais sofisticados a Porsche foi tricampeã. Mais do que isso, a alemã emplacou os dois primeiros colocados, com o Taycan (241) repetindo a posição de honra de 2021 – mesmo em queda de mais de 36% - e o Panamera (227) muito próximo graças a uma evolução superior a 90%. Quarto colocado no ano anterior, o BMW Série 5 (130) completou o pódio.
Embora em baixa (-30%), o Mercedes Classe E (55) subiu da 6ª para a 4ª colocação, apenas 5 unidades à frente do Audi E-Tron GT (50). Melhor oriental da lista, o Lexus ES foi o preferido por 30 consumidores. Mesmo sem importação oficial, o Tesla Model S (25) ficou à frente do Audi A6 (20) e do Volvo S90 (17). Estreante em 2022, o elétrico Mercedes EQS (13) completou o top 10.
A marca alemã ainda emplacou o EQE (9) logo em seguida. O ano também marcou o aparecimento do chinês BYD Han, preferido por 8 consumidores. O destaque negativo veio da BMW: vice no ano anterior, o Série 7 caiu para o 13º lugar após emplacar apenas 6 unidades, contra 157 unidades em 2021. Zerado no último ranking, o Rolls-Royce Ghost emplacou 3 unidades.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
241 |
28,66% |
379 |
34,71% |
-36,41% |
1º |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
227 |
26,99% |
118 |
10,81% |
92,37% |
3º |
3º |
BMW SÉRIE 5 |
130 |
15,46% |
104 |
9,52% |
25,00% |
4º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
55 |
6,54% |
79 |
7,23% |
-30,38% |
6º |
5º |
AUDI E TRON GT |
50 |
5,95% |
17 |
1,56% |
194,12% |
9º |
6º |
LEXUS ES |
30 |
3,57% |
49 |
4,49% |
-38,78% |
8º |
7º |
TESLA MODEL S |
25 |
2,97% |
8 |
0,73% |
212,50% |
11º |
8º |
AUDI A6 |
20 |
2,38% |
87 |
7,97% |
-77,01% |
5º |
9º |
VOLVO S90 |
17 |
2,02% |
76 |
6,96% |
-77,63% |
7º |
10º |
MERCEDES-BENZ EQS |
13 |
1,55% |
0 |
0,00% |
- |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ EQE |
9 |
1,07% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
BYD HAN |
8 |
0,95% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
BMW SÉRIE 7 |
6 |
0,71% |
157 |
14,38% |
-96,18% |
2º |
14º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
4 |
0,48% |
1 |
0,09% |
300,00% |
14º |
15º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
3 |
0,36% |
0 |
0,00% |
- |
- |
16º |
AUDI A7 |
2 |
0,24% |
15 |
1,37% |
-86,67% |
10º |
17º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0,12% |
2 |
0,18% |
-50,00% |
12º |
841 |
100,00% |
1092 |
100,00% |
-22,99% |
As vendas de sedãs premium cresceram pelo 3º mês seguido no apagar das luzes de 2022. Somados os modelos das duas categorias, as 1.334 unidades registradas em dezembro representaram mais do que o dobro do total registrado há um ano (637). Na comparação com novembro (951), a evolução foi superior a 40%.
Em sua 39ª liderança seguida entre os modelos médios, o BMW Série 3 (812) teve seu melhor desempenho pelo menos desde 2016 ao praticamente dobrar as vendas do mesmo período de 2021. Adversário mais próximo, o Mercedes Classe C (107) emplacou quase oito vezes menos. Destaque para o Audi A4 (99), que não tinha resultado parecido desde julho de 2018 (143).
A Audi ainda emplacou outros dois modelos entre os cinco primeiros, com o A3 Sedan (84) – este como o único do top 5 com desempenho pior do que o do ano passado - à frente do A5 (76). Atrás do Mercedes CLA (50), o novato BMW i4 foi o preferido por 14 consumidores. Outro elétrico da lista, o Tesla Model 3 dividiu a lanterna com o Mercedes Classe A Sedan, ambos com duas unidades.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
812 |
692 |
413 |
64,60% |
76,04% |
17,34% |
96,61% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
107 |
96 |
0 |
8,51% |
10,55% |
11,46% |
- |
3º |
AUDI A4 |
99 |
29 |
25 |
7,88% |
3,19% |
241,38% |
296,00% |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
84 |
6 |
94 |
6,68% |
0,66% |
1300,00% |
-10,64% |
5º |
AUDI A5 |
76 |
26 |
9 |
6,05% |
2,86% |
192,31% |
744,44% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
50 |
40 |
7 |
3,98% |
4,40% |
25,00% |
614,29% |
7º |
BMW I4 |
14 |
9 |
0 |
1,11% |
0,99% |
55,56% |
- |
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
11 |
10 |
17 |
0,88% |
1,10% |
10,00% |
-35,29% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
2 |
2 |
2 |
0,16% |
0,22% |
0,00% |
0,00% |
10º |
TESLA MODEL 3 |
2 |
0 |
5 |
0,16% |
0,00% |
- |
-60,00% |
1257 |
910 |
572 |
100,00% |
100,00% |
38,13% |
119,76% |
Já entre os modelos mais sofisticados a Porsche completou um ano seguido no topo, com o Panamera (24) à frente pelo 6º mês seguido. O BMW Série 5, com 19 unidades, se manteve como vice desde outubro. A novidade foi o Mercedes EQE (8) empatado n terceira posição com o Porsche Taycan (8), ambos elétricos. Dezembro marcou o 3º emplacamento no ano do Rolls-Royce Ghost.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
24 |
14 |
9 |
31,17% |
34,15% |
71,43% |
166,67% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
19 |
12 |
21 |
24,68% |
29,27% |
58,33% |
-9,52% |
3º |
MERCEDES-BENZ EQE |
8 |
0 |
0 |
10,39% |
0,00% |
- |
- |
4º |
PORSCHE TAYCAN |
8 |
7 |
16 |
10,39% |
17,07% |
14,29% |
-50,00% |
5º |
AUDI E TRON GT |
5 |
0 |
4 |
6,49% |
0,00% |
- |
25,00% |
6º |
LEXUS ES |
5 |
4 |
4 |
6,49% |
9,76% |
25,00% |
25,00% |
7º |
BYD HAN |
3 |
0 |
0 |
3,90% |
0,00% |
- |
- |
8º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0 |
0 |
1,30% |
0,00% |
- |
- |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
1 |
1 |
1 |
1,30% |
2,44% |
0,00% |
0,00% |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
1 |
0 |
1,30% |
2,44% |
0,00% |
- |
11º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
1 |
1 |
0 |
1,30% |
2,44% |
0,00% |
- |
12º |
VOLVO S90 |
1 |
1 |
10 |
1,30% |
2,44% |
0,00% |
-90,00% |
77 |
41 |
65 |
100,00% |
100,00% |
87,80% |
18,46% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais