Após dois anos seguidos em baixa, as vendas de sedãs cresceram em 2022. Mas nada para se comemorar: somados, os modelos compactos e médios emplacaram 298.031 unidades, apenas 0,5% a mais do que durante 2021 (296.451). Este resultado representou pouco mais de 15% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil no período.
Completando seu 3º ano completo no mercado, o Chevrolet Onix Plus (75.243) foi o líder entre os compactos pela 3ª vez seguida, desta vez com quase 1/3 de participação de mercado e com vantagem ainda maior sobre os adversários. Terceiro colocado em 2021, o Fiat Cronos (41.680) subiu para a 2ª posição com um avanço de quase 50% graças ao reforço das vendas diretas e da chegada da versão 1.0.
Vice no ranking anterior, o VW Voyage (35.928) encerrou seu último ano de mercado no pódio sem qualquer ameaça direta. Mesmo reestilizado, o Hyundai HB20S (25.497) repetiu a 4ª posição vendendo menos do que no ano anterior – o Hyundai foi o único entre os sete primeiros a perder espaço. Reforçado pela nova geração, o Honda City (22.042) saltou da 10ª para a 5ª colocação.
O Toyota Yaris Sedan (15.783), sétimo em 2021, subiu uma posição e com vantagem superior a 5 mil unidades em relação ao Renault Logan (10.320). Veio da VW o destaque negativo de 2022: vice-líder até 2020, o Virtus (5.626) perdeu quase ¾ dos compradores do ano anterior e ficou atrás até mesmo de um Nissan Versa (5.663) que não vive um bom momento comercial no país. Aposentado, o Fiat Grand Siena ainda emplacou 4.141 unidades.
Sedãs Compactos | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | % 2022 | TOTAL 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 75243 | 31,09% | 54707 | 24,77% | 37,54% | 1º |
2º | FIAT CRONOS | 41680 | 17,22% | 27887 | 12,62% | 49,46% | 3º |
3º | VW VOYAGE | 35928 | 14,85% | 28593 | 12,94% | 25,65% | 2º |
4º | HYUNDAI HB20S | 25497 | 10,54% | 25568 | 11,58% | -0,28% | 4º |
5º | HONDA CITY | 22042 | 9,11% | 6138 | 2,78% | 259,11% | 10º |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 15783 | 6,52% | 12436 | 5,63% | 26,91% | 7º |
7º | RENAULT LOGAN | 10320 | 4,26% | 9478 | 4,29% | 8,88% | 9º |
8º | NISSAN VERSA | 5662 | 2,34% | 11107 | 5,03% | -49,02% | 8º |
9º | VW VIRTUS | 5626 | 2,32% | 20563 | 9,31% | -72,64% | 5º |
10º | FIAT GRAND SIENA | 4141 | 1,71% | 15355 | 6,95% | -73,03% | 6º |
11º | CHEVROLET COBALT | 26 | 0,01% | 6 | 0,00% | 333,33% | 16º |
12º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 17 | 0,01% | 438 | 0,20% | -96,12% | 14º |
13º | CHEVROLET PRISMA | 9 | 0,00% | 26 | 0,01% | -65,38% | 15º |
14º | FORD KA SEDAN | 9 | 0,00% | 1910 | 0,86% | -99,53% | 12º |
15º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 6 | 0,00% | 1714 | 0,78% | -99,65% | 13º |
16º | NISSAN V-DRIVE | 2 | 0,00% | 4963 | 2,25% | -99,96% | 11º |
241991 | 100,00% | 220889 | 100,00% | 9,55% |
Entre os médios, a aposentadoria do Civic nacional (1.996) no final de 2021 deixou ainda mais livre o caminho para o avassalador domínio do Corolla: com 42.887 unidades, o representante da Toyota respondeu por nada menos de que 76,5% de tudo o que foi registrado. Em alta de 20% no período, o Chevrolet Cruze (8.517) assumiu a posição até então ocupada pelo Honda.
Do terceiro colocado em diante, à exceção dos novatos Hyundai Ioniq (240) e Jac E-J7 (50), todos os demais amargaram quedas de pelo menos 58%. Com 1.456 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 é um dos candidatos naturais a ocupar lugar no pódio em 2023. O outro que deve mostrar algum potencial é o novo Nissan Sentra, que será apresentado no 1º trimestre.
Sedãs Médios | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | % 2022 | TOTAL 2021 | % 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 | POS. 2021 |
1º | TOYOTA COROLLA | 42887 | 76,53% | 41891 | 55,44% | 2,38% | 1º |
2º | CHEVROLET CRUZE | 8517 | 15,20% | 7090 | 9,38% | 20,13% | 3º |
3º | HONDA CIVIC | 1996 | 3,56% | 18949 | 25,08% | -89,47% | 2º |
4º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 1456 | 2,60% | 3469 | 4,59% | -58,03% | 4º |
5º | VW JETTA | 548 | 0,98% | 2927 | 3,87% | -81,28% | 5º |
6º | KIA CERATO | 339 | 0,60% | 978 | 1,29% | -65,34% | 6º |
7º | HYUNDAI IONIQ | 240 | 0,43% | 0 | 0,00% | - | 10º |
8º | JAC E-J7 | 50 | 0,09% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | CITROËN C4 LOUNGE | 7 | 0,01% | 258 | 0,34% | -97,29% | 7º |
56040 | 100,00% | 75562 | 100,00% | -25,84% |
EM DEZEMBRO
No encerramento de 2022, as vendas de sedãs registraram retração após meses em alta. Com 29.659 unidades somados os modelos das duas categorias, a queda em relação ao mesmo período de 2021 (35.205) se aproximou dos 16%. Na comparação com novembro (29.588), no entanto, houve estabilidade – foram apenas 71 emplacamentos adicionais.
Responsável por quase 1/3 de todos os modelos compactos vendidos, o Chevrolet Onix Plus (8.030), embora perdendo fôlego em relação a 2021, emplacou cerca de 3,4 mil unidades a mais do que o Fiat Cronos (4.598), que repetiu a vice-liderança de novembro. Em seu último mês de produção, o Volkswagen Voyage (4.002) superou a casa das 4 mil unidades pela 6ª vez seguida.
Após um fraco resultado no ranking anterior, o Hyundai HB20S (2.920) teve seu melhor momento desde maio (3.003). Destaque para a 5ª posição de um Toyota Yaris Sedan (2.004) que não superava a barreira das 2 mil unidades há exatos dois anos (2.235). Atrás de Honda City (1.234) e Renault Logan (916) e ainda sem a versão reestilizada, o VW Virtus (796) não tinha resultado similar desde outubro de 2021 (1.409).
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/22 | NOV/22 | DEZ/21 | % DEZ 22 | % NOV 22 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 8030 | 8035 | 9105 | 32,14% | 31,63% | -0,06% | -11,81% |
2º | FIAT CRONOS | 4598 | 6575 | 4535 | 18,40% | 25,88% | -30,07% | 1,39% |
3º | VW VOYAGE | 4002 | 4677 | 4588 | 16,02% | 18,41% | -14,43% | -12,77% |
4º | HYUNDAI HB20S | 2920 | 1412 | 2876 | 11,69% | 5,56% | 106,80% | 1,53% |
5º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2004 | 1615 | 808 | 8,02% | 6,36% | 24,09% | 148,02% |
6º | HONDA CITY | 1234 | 1147 | 140 | 4,94% | 4,51% | 7,59% | 781,43% |
7º | RENAULT LOGAN | 916 | 1206 | 874 | 3,67% | 4,75% | -24,05% | 4,81% |
8º | VW VIRTUS | 796 | 600 | 770 | 3,19% | 2,36% | 32,67% | 3,38% |
9º | NISSAN VERSA | 482 | 131 | 1264 | 1,93% | 0,52% | 267,94% | -61,87% |
10º | FIAT GRAND SIENA | 4 | 6 | 2138 | 0,02% | 0,02% | -33,33% | -99,81% |
11º | FORD KA SEDAN | 2 | 1 | 10 | 0,01% | 0,00% | 100,00% | -80,00% |
24988 | 25405 | 27108 | 100,00% | 100,00% | -1,64% | -7,82% |
Entre os médios, todos os modelos registraram quedas no período. O líder Corolla (4.330) respondeu por quase 93% das vendas do segmento com o seu melhor desempenho no ano. Para se ter uma ideia do domínio do Toyota, o Chevrolet Cruze – adversário mais próximo – emplacou apenas 181 unidades, seu mês mais fraco desde agosto de 2011 (61), quando ainda não era oficialmente comercializado. Com 108 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 completou o pódio.
Sedãs Médios | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/22 | NOV/22 | DEZ/21 | % DEZ 22 | % NOV 22 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TOYOTA COROLLA | 4330 | 3656 | 4922 | 92,70% | 87,40% | 18,44% | -12,03% |
2º | CHEVROLET CRUZE | 181 | 371 | 961 | 3,87% | 8,87% | -51,21% | -81,17% |
3º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 108 | 71 | 330 | 2,31% | 1,70% | 52,11% | -67,27% |
4º | VW JETTA | 31 | 65 | 101 | 0,66% | 1,55% | -52,31% | -69,31% |
5º | KIA CERATO | 10 | 12 | 86 | 0,21% | 0,29% | -16,67% | -88,37% |
6º | JAC E-J7 | 6 | 7 | 0 | 0,13% | 0,17% | -14,29% | - |
7º | HONDA CIVIC | 5 | 1 | 1697 | 0,11% | 0,02% | 400,00% | -99,71% |
4671 | 4183 | 8097 | 100,00% | 100,00% | 11,67% | -42,31% |
Fonte: Fenabrave