Após dois anos seguidos em baixa, as vendas de sedãs cresceram em 2022. Mas nada para se comemorar: somados, os modelos compactos e médios emplacaram 298.031 unidades, apenas 0,5% a mais do que durante 2021 (296.451). Este resultado representou pouco mais de 15% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil no período.
Completando seu 3º ano completo no mercado, o Chevrolet Onix Plus (75.243) foi o líder entre os compactos pela 3ª vez seguida, desta vez com quase 1/3 de participação de mercado e com vantagem ainda maior sobre os adversários. Terceiro colocado em 2021, o Fiat Cronos (41.680) subiu para a 2ª posição com um avanço de quase 50% graças ao reforço das vendas diretas e da chegada da versão 1.0.
Vice no ranking anterior, o VW Voyage (35.928) encerrou seu último ano de mercado no pódio sem qualquer ameaça direta. Mesmo reestilizado, o Hyundai HB20S (25.497) repetiu a 4ª posição vendendo menos do que no ano anterior – o Hyundai foi o único entre os sete primeiros a perder espaço. Reforçado pela nova geração, o Honda City (22.042) saltou da 10ª para a 5ª colocação.
O Toyota Yaris Sedan (15.783), sétimo em 2021, subiu uma posição e com vantagem superior a 5 mil unidades em relação ao Renault Logan (10.320). Veio da VW o destaque negativo de 2022: vice-líder até 2020, o Virtus (5.626) perdeu quase ¾ dos compradores do ano anterior e ficou atrás até mesmo de um Nissan Versa (5.663) que não vive um bom momento comercial no país. Aposentado, o Fiat Grand Siena ainda emplacou 4.141 unidades.
Sedãs Compactos |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
75243 |
31,09% |
54707 |
24,77% |
37,54% |
1º |
2º |
FIAT CRONOS |
41680 |
17,22% |
27887 |
12,62% |
49,46% |
3º |
3º |
VW VOYAGE |
35928 |
14,85% |
28593 |
12,94% |
25,65% |
2º |
4º |
HYUNDAI HB20S |
25497 |
10,54% |
25568 |
11,58% |
-0,28% |
4º |
5º |
HONDA CITY |
22042 |
9,11% |
6138 |
2,78% |
259,11% |
10º |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
15783 |
6,52% |
12436 |
5,63% |
26,91% |
7º |
7º |
RENAULT LOGAN |
10320 |
4,26% |
9478 |
4,29% |
8,88% |
9º |
8º |
NISSAN VERSA |
5662 |
2,34% |
11107 |
5,03% |
-49,02% |
8º |
9º |
VW VIRTUS |
5626 |
2,32% |
20563 |
9,31% |
-72,64% |
5º |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
4141 |
1,71% |
15355 |
6,95% |
-73,03% |
6º |
11º |
CHEVROLET COBALT |
26 |
0,01% |
6 |
0,00% |
333,33% |
16º |
12º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
17 |
0,01% |
438 |
0,20% |
-96,12% |
14º |
13º |
CHEVROLET PRISMA |
9 |
0,00% |
26 |
0,01% |
-65,38% |
15º |
14º |
FORD KA SEDAN |
9 |
0,00% |
1910 |
0,86% |
-99,53% |
12º |
15º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6 |
0,00% |
1714 |
0,78% |
-99,65% |
13º |
16º |
NISSAN V-DRIVE |
2 |
0,00% |
4963 |
2,25% |
-99,96% |
11º |
241991 |
100,00% |
220889 |
100,00% |
9,55% |
Entre os médios, a aposentadoria do Civic nacional (1.996) no final de 2021 deixou ainda mais livre o caminho para o avassalador domínio do Corolla: com 42.887 unidades, o representante da Toyota respondeu por nada menos de que 76,5% de tudo o que foi registrado. Em alta de 20% no período, o Chevrolet Cruze (8.517) assumiu a posição até então ocupada pelo Honda.
Do terceiro colocado em diante, à exceção dos novatos Hyundai Ioniq (240) e Jac E-J7 (50), todos os demais amargaram quedas de pelo menos 58%. Com 1.456 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 é um dos candidatos naturais a ocupar lugar no pódio em 2023. O outro que deve mostrar algum potencial é o novo Nissan Sentra, que será apresentado no 1º trimestre.
Sedãs Médios |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
42887 |
76,53% |
41891 |
55,44% |
2,38% |
1º |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
8517 |
15,20% |
7090 |
9,38% |
20,13% |
3º |
3º |
HONDA CIVIC |
1996 |
3,56% |
18949 |
25,08% |
-89,47% |
2º |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1456 |
2,60% |
3469 |
4,59% |
-58,03% |
4º |
5º |
VW JETTA |
548 |
0,98% |
2927 |
3,87% |
-81,28% |
5º |
6º |
KIA CERATO |
339 |
0,60% |
978 |
1,29% |
-65,34% |
6º |
7º |
HYUNDAI IONIQ |
240 |
0,43% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
8º |
JAC E-J7 |
50 |
0,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
CITROËN C4 LOUNGE |
7 |
0,01% |
258 |
0,34% |
-97,29% |
7º |
56040 |
100,00% |
75562 |
100,00% |
-25,84% |
No encerramento de 2022, as vendas de sedãs registraram retração após meses em alta. Com 29.659 unidades somados os modelos das duas categorias, a queda em relação ao mesmo período de 2021 (35.205) se aproximou dos 16%. Na comparação com novembro (29.588), no entanto, houve estabilidade – foram apenas 71 emplacamentos adicionais.
Responsável por quase 1/3 de todos os modelos compactos vendidos, o Chevrolet Onix Plus (8.030), embora perdendo fôlego em relação a 2021, emplacou cerca de 3,4 mil unidades a mais do que o Fiat Cronos (4.598), que repetiu a vice-liderança de novembro. Em seu último mês de produção, o Volkswagen Voyage (4.002) superou a casa das 4 mil unidades pela 6ª vez seguida.
Após um fraco resultado no ranking anterior, o Hyundai HB20S (2.920) teve seu melhor momento desde maio (3.003). Destaque para a 5ª posição de um Toyota Yaris Sedan (2.004) que não superava a barreira das 2 mil unidades há exatos dois anos (2.235). Atrás de Honda City (1.234) e Renault Logan (916) e ainda sem a versão reestilizada, o VW Virtus (796) não tinha resultado similar desde outubro de 2021 (1.409).
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
8030 |
8035 |
9105 |
32,14% |
31,63% |
-0,06% |
-11,81% |
2º |
FIAT CRONOS |
4598 |
6575 |
4535 |
18,40% |
25,88% |
-30,07% |
1,39% |
3º |
VW VOYAGE |
4002 |
4677 |
4588 |
16,02% |
18,41% |
-14,43% |
-12,77% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2920 |
1412 |
2876 |
11,69% |
5,56% |
106,80% |
1,53% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2004 |
1615 |
808 |
8,02% |
6,36% |
24,09% |
148,02% |
6º |
HONDA CITY |
1234 |
1147 |
140 |
4,94% |
4,51% |
7,59% |
781,43% |
7º |
RENAULT LOGAN |
916 |
1206 |
874 |
3,67% |
4,75% |
-24,05% |
4,81% |
8º |
VW VIRTUS |
796 |
600 |
770 |
3,19% |
2,36% |
32,67% |
3,38% |
9º |
NISSAN VERSA |
482 |
131 |
1264 |
1,93% |
0,52% |
267,94% |
-61,87% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
4 |
6 |
2138 |
0,02% |
0,02% |
-33,33% |
-99,81% |
11º |
FORD KA SEDAN |
2 |
1 |
10 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-80,00% |
24988 |
25405 |
27108 |
100,00% |
100,00% |
-1,64% |
-7,82% |
Entre os médios, todos os modelos registraram quedas no período. O líder Corolla (4.330) respondeu por quase 93% das vendas do segmento com o seu melhor desempenho no ano. Para se ter uma ideia do domínio do Toyota, o Chevrolet Cruze – adversário mais próximo – emplacou apenas 181 unidades, seu mês mais fraco desde agosto de 2011 (61), quando ainda não era oficialmente comercializado. Com 108 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 completou o pódio.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4330 |
3656 |
4922 |
92,70% |
87,40% |
18,44% |
-12,03% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
181 |
371 |
961 |
3,87% |
8,87% |
-51,21% |
-81,17% |
3º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
108 |
71 |
330 |
2,31% |
1,70% |
52,11% |
-67,27% |
4º |
VW JETTA |
31 |
65 |
101 |
0,66% |
1,55% |
-52,31% |
-69,31% |
5º |
KIA CERATO |
10 |
12 |
86 |
0,21% |
0,29% |
-16,67% |
-88,37% |
6º |
JAC E-J7 |
6 |
7 |
0 |
0,13% |
0,17% |
-14,29% |
- |
7º |
HONDA CIVIC |
5 |
1 |
1697 |
0,11% |
0,02% |
400,00% |
-99,71% |
4671 |
4183 |
8097 |
100,00% |
100,00% |
11,67% |
-42,31% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sedãs em junho: Chevrolet Onix Plus lidera com folga entre os compactos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS