A Nissan apresentou a última geração do Rogue há pouco mais de dois anos na América do Norte, mas não apareceu no Salão de Shanghai 2021, quando o X-Trail (nome do SUV em outros mercados) foi revelado para a China. Agora o SUV médio finalmente está à venda no Japão, onde também é chamado de X-Trail - nome que será usado também na Europa quando o modelo estrear até setembro. Comparado com o Rogue dos EUA, há uma novidade debaixo do capô.

Enquanto a versão norte-americana perdeu o motor 2.5 naturalmente aspirado em favor de um motor três cilindros turbo para o ano-modelo 2022, a especificação japonesa do X-Trail é oferecido com a configuração e-4ORCE de propriedade da Nissan. É tecnicamente a segunda geração da motorização, que promete ser mais potente, suave e silencioso. 

Nissan X-Trail (JDM) 2023
Nissan X-Trail (JDM) 2023
Nissan X-Trail (JDM) 2023

No coração do X-Trail está um motor a gasolina com compressão variável, que na verdade não move as rodas. Invés disso, funciona como um gerador para produzir eletricidade. Seguir por este caminho permite que a Nissan tenha o motor sempre funcionando dentro de sua faixa ideal para maximizar a eficiência. Isso reduz o consumo de combustível e as emissões em comparação com um veículo normal com motor a combustão. O X-Trail não é o primeiro modelo a contar com a tecnologia, pois o utilitário menor Qashqai (Rogue Sport nos EUA) também traz esse propulsor e-4ORCE. 

Nissan X-Trail 2023 (Japão spec)

O modelo básico conta com uma configuração de tração dianteira e usa o mesmo motor 1.5 a combustão, mas sem contar com os propulsores elétricos dianteiros e traseiros da configuração híbrida. A opção pelo modelo eletrificado também vem junto com o e-Pedal Step, que reduz a necessidade de pisar no pedal do freio, pois a desaceleração é automaticamente fornecida quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador.

Disponível na terra do sol nascente com versões de duas ou três fileiras de assentos, o novo SUV é equipado com uma fonte de alimentação de 100V AC com potência máxima de 1.500 watts. A Nissan diz que é forte o suficiente para ser usado como uma fonte de energia de emergência. Em outros lugares, o X-Trail recebe um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque do mesmo tamanho, além de um sistema head-up display de 10,8 polegadas.

O preço começa em 3.198.800 ienes (cerca de $23.100 às taxas de câmbio atuais) e sobe para 4.499.000 ienes ($32.600). O modelo tração dianeira é oferecido exclusivamente com duas filas de assentos, enquanto as 12 cores de carroceria disponíveis incluem cinco acabamentos em dois tons. No interior, revestimentos em tecido e couro Nappa são oferecidos juntamente com o Tailor Fit e o Cell-Cloth que são à prova d'água. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com