Com participação um pouco inferior à registrada no ano anterior, as vendas diretas responderam por 43,23% dos 1.974.431 automóveis e comerciais emplacados em 2021. A Fiat, com 30,51%, assegurou 13 pontos percentuais a mais do que a Volkswagen (17,48%) para chegar à sua 5ª liderança consecutiva. Quarta em 2020, a Jeep (12,72%) completou o pódio, seguida por Chevrolet (11,34%) e Renault (6,99%).
Entre os automóveis tivemos o 4º líder diferente nos últimos quatro anos. Nº 1 em 2019, o Chevrolet Onix (27.169) foi apenas o 11º. Preferido em 2020, o Volkswagen Gol (55.513) desta vez foi o 2º colocado. Já o Jeep Compass (48.578), que figurou no topo em 2021, completou o pódio como o preferido entre os SUVs. Com tudo isso, o destaque coube ao Hyundai HB20 (58.982), com quase 2/3 de seus registros na modalidade.
Mobi (48.014) e Argo (39.938) mantiveram dois representantes da Fiat no top 5. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (36.183) foi o sedã nº 1. Logo após o Jeep Renegade (35.743), vice no ano anterior, o VW Voyage (35.363) – que havia sido o preferido entre os modelos três volumes em 2021 - foi o 8º, com menos de 500 unidades comercializadas no varejo.
O Fiat Cronos, com 31.106 unidades, repetiu a 9ª posição de 2021. Já o Peugeot 208 (27.208), 16º no ranking anterior, assegurou sua 1ª presença na parte de cima da tabela. Hyundai Creta (6.158) e Honda City Hatch (1.123) foram os únicos entre os cinquenta primeiros com menos de 10% de dependência da modalidade. 48º, o Fiat Fastback (1.211) foi o melhor estreante.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2022 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
58.982 |
61,28% |
96.255 |
2º |
VW GOL |
55.513 |
76,46% |
72.606 |
3º |
JEEP COMPASS |
48.578 |
76,42% |
63.564 |
4º |
FIAT MOBI |
48.014 |
65,99% |
72.756 |
5º |
FIAT ARGO |
39.938 |
62,39% |
64.016 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
36.183 |
48,09% |
75.243 |
7º |
JEEP RENEGADE |
35.743 |
69,54% |
51.398 |
8º |
VW VOYAGE |
35.363 |
98,43% |
35.928 |
9º |
FIAT CRONOS |
31.106 |
74,63% |
41.680 |
10º |
PEUGEOT 208 |
27.208 |
90,94% |
29.918 |
11º |
CHEVROLET ONIX |
27.169 |
31,87% |
85.252 |
12º |
VW T-CROSS |
23.339 |
35,72% |
65.341 |
13º |
CHEVROLET TRACKER |
23.335 |
32,96% |
70.806 |
14º |
RENAULT KWID |
21.510 |
37,48% |
57.388 |
15º |
JEEP COMMANDER |
18.881 |
84,46% |
22.355 |
16º |
CITROËN C4 CACTUS |
16.688 |
90,45% |
18.450 |
17º |
NISSAN KICKS |
16.209 |
41,58% |
38.983 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
14.679 |
57,57% |
25.497 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
13.884 |
77,93% |
17.816 |
20º |
FIAT PULSE |
13.322 |
26,37% |
50.522 |
21º |
RENAULT DUSTER |
12.303 |
54,22% |
22.690 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
11.487 |
26,78% |
42.887 |
23º |
RENAULT LOGAN |
9.012 |
87,33% |
10.320 |
24º |
RENAULT SANDERO |
7.811 |
73,18% |
10.673 |
25º |
VW NIVUS |
7.262 |
18,40% |
39.463 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
6.289 |
14,80% |
42.506 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
6.158 |
9,83% |
62.651 |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
5.737 |
21,56% |
26.614 |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
5.696 |
36,09% |
15.783 |
30º |
CITROËN C3 |
5.287 |
48,80% |
10.834 |
31º |
PEUGEOT 2008 |
4.748 |
91,73% |
5.176 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.482 |
40,88% |
8.517 |
33º |
VW VIRTUS |
2.861 |
50,85% |
5.626 |
34º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
2.763 |
86,13% |
3.208 |
35º |
FIAT GRAND SIENA |
2.753 |
66,48% |
4.141 |
36º |
HONDA CITY |
2.745 |
12,40% |
22.132 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2.498 |
23,93% |
10.439 |
38º |
VW TAOS |
2.047 |
17,44% |
11.737 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.000 |
20,72% |
9.653 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1.929 |
21,73% |
8.876 |
41º |
VOLVO XC40 |
1.908 |
99,63% |
1.915 |
42º |
VOLVO XC60 |
1.880 |
99,89% |
1.882 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.632 |
44,64% |
3.656 |
44º |
HYUNDAI TUCSON |
1.485 |
66,32% |
2.239 |
45º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.415 |
37,99% |
3.725 |
46º |
AUDI Q5 |
1.336 |
84,83% |
1.575 |
47º |
RENAULT CAPTUR |
1.269 |
42,20% |
3.007 |
48º |
FIAT FASTBACK |
1.211 |
12,25% |
9.889 |
49º |
HONDA CITY HATCH |
1.123 |
6,97% |
16.115 |
50º |
VW POLO |
1.082 |
13,21% |
8.193 |
Mesmo reduzindo sua dependência das vendas diretas em 2022, a Fiat Strada (75.296) foi a líder geral da modalidade pelo 3º ano consecutivo. Com 29.678 unidades, a Toro assegurou nova dobradinha para a marca italiana entre os comerciais leves. Em briga acirrada, a VW Saveiro (22.536) retomou a 3ª posição perdida para a Chevrolet S10 (22.154) em 2021. Sexta, a Toyota Hilux (13.720) novamente teve mais de 70% de seus emplacamentos no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2022 |
1º |
FIAT STRADA |
75.296 |
66,96% |
112.456 |
2º |
FIAT TORO |
29.678 |
59,87% |
49.567 |
3º |
VW SAVEIRO |
22.536 |
96,22% |
23.422 |
4º |
CHEVROLET S10 |
22.154 |
81,66% |
27.128 |
5º |
FIAT FIORINO |
14.629 |
69,81% |
20.954 |
6º |
TOYOTA HILUX |
13.720 |
28,23% |
48.606 |
7º |
RENAULT OROCH |
9.472 |
78,79% |
12.022 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
8.239 |
52,04% |
15.831 |
9º |
RENAULT MASTER |
6.645 |
66,30% |
10.023 |
10º |
FORD RANGER |
6.475 |
45,27% |
14.302 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
4.162 |
48,01% |
8.669 |
12º |
VW AMAROK |
2.263 |
37,64% |
6.012 |
13º |
RAM 3500 |
2.159 |
97,96% |
2.204 |
14º |
PEUGEOT PARTNER |
1.744 |
80,97% |
2.154 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
1.420 |
39,79% |
3.569 |
16º |
FIAT DUCATO |
1.279 |
69,17% |
1.849 |
17º |
RAM 1500 |
1.193 |
95,36% |
1.251 |
18º |
CITROËN JUMPY |
1.050 |
38,20% |
2.749 |
19º |
RAM 2500 |
1.037 |
99,14% |
1.046 |
20º |
FORD TRANSIT |
1.011 |
48,96% |
2.065 |
21º |
FIAT SCUDO |
949 |
91,87% |
1.033 |
22º |
FORD MAVERICK |
877 |
63,46% |
1.382 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
646 |
30,37% |
2.127 |
24º |
RAM CLASSIC |
548 |
99,28% |
552 |
25º |
RENAULT KANGOO |
400 |
99,75% |
401 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
151 |
10,69% |
1.413 |
27º |
HYUNDAI HR |
98 |
15,17% |
646 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
74 |
56,92% |
130 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
26 |
27,66% |
94 |
30º |
CITROËN JUMPER |
19 |
23,75% |
80 |
31º |
FIAT DOBLÒ |
16 |
84,21% |
19 |
32º |
IVECO DAILY 30-130 |
13 |
2,80% |
464 |
33º |
CHEVROLET MONTANA |
11 |
61,11% |
18 |
34º |
KIA K2500 |
8 |
0,30% |
2.687 |
35º |
FORD E-TRANSIT |
5 |
100,00% |
5 |
36º |
FORD F150 |
5 |
14,71% |
34 |
37º |
IVECO DAILY |
5 |
0,52% |
957 |
38º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
35,71% |
14 |
39º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F250 |
1 |
20,00% |
5 |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
1 |
0,39% |
255 |
45º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
RENAULT E-KWID CARGO |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
TOYOTA HIACE |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
VW KOMBI |
1 |
11,11% |
9 |
No encerramento de 2022, as vendas diretas completaram seis meses consecutivos à frente do varejo. Dos 202.176 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro, 53,89% foram através da modalidade. A Fiat, com 25,11% de participação, chegou ao 28º mês seguido na liderança. Volkswagen (19,76%), Chevrolet (14,82%), Jeep (10,28%) e Renault (6,81%) completaram as cinco primeiras posições.
Com quase 90% de suas unidades, o VW Gol (8.136) foi o nº 1 entre os automóveis em seu último mês de produção. Líder em novembro, o Fiat Mobi (6.000) foi o 2º, com o Argo (5.050) garantindo dois representantes da Fiat no pódio. Quarto, o Jeep Compass (4.903) repetiu a posição de honra entre os SUVs.
Chevrolet Onix Plus (4.709) e Chevrolet Onix (3.468), 5º e 10º colocados respectivamente, foram os menos dependentes das vendas diretas entre os dez primeiros. Ausente da parte de cima em boa parte do ano, o Jeep Renegade (4.252) fechou o último mês do ano na 6ª colocação. Oficialmente aposentado no mês passado, o VW Voyage (3.996) teve apenas 6 unidades comercializadas no varejo.
A Audi emplacou quatro modelos no top 50: Q5 (207), Q3 (110), A4 (82) e A3 Sedan (77). Assim como em novembro, os únicos modelos da lista com 100% de seus emplacamentos na modalidade foram da Volvo: XC60 (312), XC40 (309) e XC90 (125). 44º, o HR-V (168) manteve a Honda como a marca do modelo menos dependente dentre os cinquenta mais vendidos (5,25%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
VW GOL |
8.136 |
88,76% |
9.166 |
2º |
FIAT MOBI |
6.000 |
82,67% |
7.258 |
3º |
FIAT ARGO |
5.050 |
74,96% |
6.737 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.903 |
80,48% |
6.092 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.709 |
58,64% |
8.030 |
6º |
JEEP RENEGADE |
4.252 |
78,45% |
5.420 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
4.211 |
60,42% |
6.970 |
8º |
VW VOYAGE |
3.996 |
99,85% |
4.002 |
9º |
FIAT CRONOS |
3.492 |
75,95% |
4.598 |
10º |
CHEVROLET ONIX |
3.468 |
36,46% |
9.511 |
11º |
VW T-CROSS |
3.280 |
53,06% |
6.182 |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
2.558 |
30,88% |
8.283 |
13º |
RENAULT KWID |
2.483 |
48,85% |
5.083 |
14º |
JEEP COMMANDER |
2.044 |
89,61% |
2.281 |
15º |
HYUNDAI HB20S |
1.981 |
67,84% |
2.920 |
16º |
CITROËN C3 |
1.945 |
59,46% |
3.271 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
1.877 |
77,18% |
2.432 |
18º |
PEUGEOT 208 |
1.619 |
90,60% |
1.787 |
19º |
FIAT PULSE |
1.447 |
36,00% |
4.019 |
20º |
RENAULT DUSTER |
1.348 |
59,44% |
2.268 |
21º |
VW NIVUS |
1.342 |
28,22% |
4.756 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.305 |
35,59% |
3.667 |
23º |
RENAULT SANDERO |
1.159 |
84,91% |
1.365 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
1.132 |
26,14% |
4.330 |
25º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.124 |
34,90% |
3.221 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
991 |
49,45% |
2.004 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
853 |
12,98% |
6.572 |
28º |
RENAULT LOGAN |
832 |
90,83% |
916 |
29º |
CITROËN C4 CACTUS |
639 |
84,30% |
758 |
30º |
VW VIRTUS |
558 |
70,10% |
796 |
31º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
490 |
12,58% |
3.894 |
32º |
VW POLO |
474 |
16,42% |
2.887 |
33º |
VW TAOS |
364 |
24,35% |
1.495 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
332 |
37,73% |
880 |
35º |
FIAT FASTBACK |
328 |
9,62% |
3.411 |
36º |
VOLVO XC60 |
312 |
100,00% |
312 |
37º |
VOLVO XC40 |
309 |
100,00% |
309 |
38º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
270 |
91,22% |
296 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
234 |
33,96% |
689 |
40º |
PEUGEOT 2008 |
220 |
91,67% |
240 |
41º |
AUDI Q5 |
207 |
94,52% |
219 |
42º |
HONDA CITY |
204 |
15,41% |
1.324 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
176 |
24,62% |
715 |
44º |
HONDA HR-V |
168 |
5,25% |
3.198 |
45º |
VOLVO XC90 |
125 |
100,00% |
125 |
46º |
AUDI Q3 |
110 |
40,89% |
269 |
47º |
MITSUBISHI PAJERO |
106 |
30,37% |
349 |
48º |
AUDI A4 |
82 |
82,83% |
99 |
49º |
NISSAN VERSA |
82 |
17,01% |
482 |
50º |
AUDI A3 SEDAN |
77 |
91,67% |
84 |
A Fiat Strada (5.987), com quase 2/3 de seus registros fora do varejo, completou pelo menos 48 meses seguidos no topo entre os comerciais leves. A Toro, com 3.206 unidades, assegurou dobradinha para a marca italiana, mas sob forte ameaça da Chevrolet S10 (3.175). Quinta, a Toyota Hilux (1.779) concentrou pouco mais de 30% de seus registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.987 |
65,30% |
9.169 |
2º |
FIAT TORO |
3.206 |
74,63% |
4.296 |
3º |
CHEVROLET S10 |
3.175 |
94,10% |
3.374 |
4º |
VW SAVEIRO |
2.862 |
94,64% |
3.024 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.779 |
30,76% |
5.783 |
6º |
FIAT FIORINO |
1.627 |
80,58% |
2.019 |
7º |
RENAULT OROCH |
913 |
76,59% |
1.192 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
858 |
54,00% |
1.589 |
9º |
RENAULT MASTER |
643 |
71,92% |
894 |
10º |
FORD RANGER |
636 |
39,90% |
1.594 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
552 |
58,41% |
945 |
12º |
VW AMAROK |
514 |
57,88% |
888 |
13º |
RAM 3500 |
450 |
99,56% |
452 |
14º |
FORD TRANSIT |
340 |
61,26% |
555 |
15º |
RAM CLASSIC |
301 |
99,01% |
304 |
16º |
FIAT SCUDO |
206 |
87,29% |
236 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
201 |
85,53% |
235 |
18º |
RAM 2500 |
136 |
98,55% |
138 |
19º |
RAM 1500 |
88 |
78,57% |
112 |
20º |
VW / MAN EXPRESS |
58 |
38,67% |
150 |
21º |
FORD MAVERICK |
56 |
43,75% |
128 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
41 |
22,28% |
184 |
23º |
CITROËN JUMPY |
18 |
11,84% |
152 |
24º |
FORD F150 |
5 |
31,25% |
16 |
25º |
HYUNDAI HR |
4 |
100,00% |
4 |
26º |
JEEP GLADIATOR |
3 |
50,00% |
6 |
27º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
100,00% |
1 |
28º |
FIAT DUCATO |
1 |
9,09% |
11 |
29º |
KIA K2500 |
1 |
0,44% |
226 |
30º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas