Com participação um pouco inferior à registrada no ano anterior, as vendas diretas responderam por 43,23% dos 1.974.431 automóveis e comerciais emplacados em 2021. A Fiat, com 30,51%, assegurou 13 pontos percentuais a mais do que a Volkswagen (17,48%) para chegar à sua 5ª liderança consecutiva. Quarta em 2020, a Jeep (12,72%) completou o pódio, seguida por Chevrolet (11,34%) e Renault (6,99%).
Entre os automóveis tivemos o 4º líder diferente nos últimos quatro anos. Nº 1 em 2019, o Chevrolet Onix (27.169) foi apenas o 11º. Preferido em 2020, o Volkswagen Gol (55.513) desta vez foi o 2º colocado. Já o Jeep Compass (48.578), que figurou no topo em 2021, completou o pódio como o preferido entre os SUVs. Com tudo isso, o destaque coube ao Hyundai HB20 (58.982), com quase 2/3 de seus registros na modalidade.
Mobi (48.014) e Argo (39.938) mantiveram dois representantes da Fiat no top 5. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (36.183) foi o sedã nº 1. Logo após o Jeep Renegade (35.743), vice no ano anterior, o VW Voyage (35.363) – que havia sido o preferido entre os modelos três volumes em 2021 - foi o 8º, com menos de 500 unidades comercializadas no varejo.
O Fiat Cronos, com 31.106 unidades, repetiu a 9ª posição de 2021. Já o Peugeot 208 (27.208), 16º no ranking anterior, assegurou sua 1ª presença na parte de cima da tabela. Hyundai Creta (6.158) e Honda City Hatch (1.123) foram os únicos entre os cinquenta primeiros com menos de 10% de dependência da modalidade. 48º, o Fiat Fastback (1.211) foi o melhor estreante.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2022 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
58.982 |
61,28% |
96.255 |
2º |
VW GOL |
55.513 |
76,46% |
72.606 |
3º |
JEEP COMPASS |
48.578 |
76,42% |
63.564 |
4º |
FIAT MOBI |
48.014 |
65,99% |
72.756 |
5º |
FIAT ARGO |
39.938 |
62,39% |
64.016 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
36.183 |
48,09% |
75.243 |
7º |
JEEP RENEGADE |
35.743 |
69,54% |
51.398 |
8º |
VW VOYAGE |
35.363 |
98,43% |
35.928 |
9º |
FIAT CRONOS |
31.106 |
74,63% |
41.680 |
10º |
PEUGEOT 208 |
27.208 |
90,94% |
29.918 |
11º |
CHEVROLET ONIX |
27.169 |
31,87% |
85.252 |
12º |
VW T-CROSS |
23.339 |
35,72% |
65.341 |
13º |
CHEVROLET TRACKER |
23.335 |
32,96% |
70.806 |
14º |
RENAULT KWID |
21.510 |
37,48% |
57.388 |
15º |
JEEP COMMANDER |
18.881 |
84,46% |
22.355 |
16º |
CITROËN C4 CACTUS |
16.688 |
90,45% |
18.450 |
17º |
NISSAN KICKS |
16.209 |
41,58% |
38.983 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
14.679 |
57,57% |
25.497 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
13.884 |
77,93% |
17.816 |
20º |
FIAT PULSE |
13.322 |
26,37% |
50.522 |
21º |
RENAULT DUSTER |
12.303 |
54,22% |
22.690 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
11.487 |
26,78% |
42.887 |
23º |
RENAULT LOGAN |
9.012 |
87,33% |
10.320 |
24º |
RENAULT SANDERO |
7.811 |
73,18% |
10.673 |
25º |
VW NIVUS |
7.262 |
18,40% |
39.463 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
6.289 |
14,80% |
42.506 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
6.158 |
9,83% |
62.651 |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
5.737 |
21,56% |
26.614 |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
5.696 |
36,09% |
15.783 |
30º |
CITROËN C3 |
5.287 |
48,80% |
10.834 |
31º |
PEUGEOT 2008 |
4.748 |
91,73% |
5.176 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.482 |
40,88% |
8.517 |
33º |
VW VIRTUS |
2.861 |
50,85% |
5.626 |
34º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
2.763 |
86,13% |
3.208 |
35º |
FIAT GRAND SIENA |
2.753 |
66,48% |
4.141 |
36º |
HONDA CITY |
2.745 |
12,40% |
22.132 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2.498 |
23,93% |
10.439 |
38º |
VW TAOS |
2.047 |
17,44% |
11.737 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.000 |
20,72% |
9.653 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1.929 |
21,73% |
8.876 |
41º |
VOLVO XC40 |
1.908 |
99,63% |
1.915 |
42º |
VOLVO XC60 |
1.880 |
99,89% |
1.882 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.632 |
44,64% |
3.656 |
44º |
HYUNDAI TUCSON |
1.485 |
66,32% |
2.239 |
45º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.415 |
37,99% |
3.725 |
46º |
AUDI Q5 |
1.336 |
84,83% |
1.575 |
47º |
RENAULT CAPTUR |
1.269 |
42,20% |
3.007 |
48º |
FIAT FASTBACK |
1.211 |
12,25% |
9.889 |
49º |
HONDA CITY HATCH |
1.123 |
6,97% |
16.115 |
50º |
VW POLO |
1.082 |
13,21% |
8.193 |
Mesmo reduzindo sua dependência das vendas diretas em 2022, a Fiat Strada (75.296) foi a líder geral da modalidade pelo 3º ano consecutivo. Com 29.678 unidades, a Toro assegurou nova dobradinha para a marca italiana entre os comerciais leves. Em briga acirrada, a VW Saveiro (22.536) retomou a 3ª posição perdida para a Chevrolet S10 (22.154) em 2021. Sexta, a Toyota Hilux (13.720) novamente teve mais de 70% de seus emplacamentos no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2022 |
1º |
FIAT STRADA |
75.296 |
66,96% |
112.456 |
2º |
FIAT TORO |
29.678 |
59,87% |
49.567 |
3º |
VW SAVEIRO |
22.536 |
96,22% |
23.422 |
4º |
CHEVROLET S10 |
22.154 |
81,66% |
27.128 |
5º |
FIAT FIORINO |
14.629 |
69,81% |
20.954 |
6º |
TOYOTA HILUX |
13.720 |
28,23% |
48.606 |
7º |
RENAULT OROCH |
9.472 |
78,79% |
12.022 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
8.239 |
52,04% |
15.831 |
9º |
RENAULT MASTER |
6.645 |
66,30% |
10.023 |
10º |
FORD RANGER |
6.475 |
45,27% |
14.302 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
4.162 |
48,01% |
8.669 |
12º |
VW AMAROK |
2.263 |
37,64% |
6.012 |
13º |
RAM 3500 |
2.159 |
97,96% |
2.204 |
14º |
PEUGEOT PARTNER |
1.744 |
80,97% |
2.154 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
1.420 |
39,79% |
3.569 |
16º |
FIAT DUCATO |
1.279 |
69,17% |
1.849 |
17º |
RAM 1500 |
1.193 |
95,36% |
1.251 |
18º |
CITROËN JUMPY |
1.050 |
38,20% |
2.749 |
19º |
RAM 2500 |
1.037 |
99,14% |
1.046 |
20º |
FORD TRANSIT |
1.011 |
48,96% |
2.065 |
21º |
FIAT SCUDO |
949 |
91,87% |
1.033 |
22º |
FORD MAVERICK |
877 |
63,46% |
1.382 |
23º |
VW / MAN EXPRESS |
646 |
30,37% |
2.127 |
24º |
RAM CLASSIC |
548 |
99,28% |
552 |
25º |
RENAULT KANGOO |
400 |
99,75% |
401 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
151 |
10,69% |
1.413 |
27º |
HYUNDAI HR |
98 |
15,17% |
646 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
74 |
56,92% |
130 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
26 |
27,66% |
94 |
30º |
CITROËN JUMPER |
19 |
23,75% |
80 |
31º |
FIAT DOBLÒ |
16 |
84,21% |
19 |
32º |
IVECO DAILY 30-130 |
13 |
2,80% |
464 |
33º |
CHEVROLET MONTANA |
11 |
61,11% |
18 |
34º |
KIA K2500 |
8 |
0,30% |
2.687 |
35º |
FORD E-TRANSIT |
5 |
100,00% |
5 |
36º |
FORD F150 |
5 |
14,71% |
34 |
37º |
IVECO DAILY |
5 |
0,52% |
957 |
38º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
35,71% |
14 |
39º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F250 |
1 |
20,00% |
5 |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
1 |
0,39% |
255 |
45º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
RENAULT E-KWID CARGO |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
TOYOTA HIACE |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
VW KOMBI |
1 |
11,11% |
9 |
No encerramento de 2022, as vendas diretas completaram seis meses consecutivos à frente do varejo. Dos 202.176 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro, 53,89% foram através da modalidade. A Fiat, com 25,11% de participação, chegou ao 28º mês seguido na liderança. Volkswagen (19,76%), Chevrolet (14,82%), Jeep (10,28%) e Renault (6,81%) completaram as cinco primeiras posições.
Com quase 90% de suas unidades, o VW Gol (8.136) foi o nº 1 entre os automóveis em seu último mês de produção. Líder em novembro, o Fiat Mobi (6.000) foi o 2º, com o Argo (5.050) garantindo dois representantes da Fiat no pódio. Quarto, o Jeep Compass (4.903) repetiu a posição de honra entre os SUVs.
Chevrolet Onix Plus (4.709) e Chevrolet Onix (3.468), 5º e 10º colocados respectivamente, foram os menos dependentes das vendas diretas entre os dez primeiros. Ausente da parte de cima em boa parte do ano, o Jeep Renegade (4.252) fechou o último mês do ano na 6ª colocação. Oficialmente aposentado no mês passado, o VW Voyage (3.996) teve apenas 6 unidades comercializadas no varejo.
A Audi emplacou quatro modelos no top 50: Q5 (207), Q3 (110), A4 (82) e A3 Sedan (77). Assim como em novembro, os únicos modelos da lista com 100% de seus emplacamentos na modalidade foram da Volvo: XC60 (312), XC40 (309) e XC90 (125). 44º, o HR-V (168) manteve a Honda como a marca do modelo menos dependente dentre os cinquenta mais vendidos (5,25%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
VW GOL |
8.136 |
88,76% |
9.166 |
2º |
FIAT MOBI |
6.000 |
82,67% |
7.258 |
3º |
FIAT ARGO |
5.050 |
74,96% |
6.737 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.903 |
80,48% |
6.092 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.709 |
58,64% |
8.030 |
6º |
JEEP RENEGADE |
4.252 |
78,45% |
5.420 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
4.211 |
60,42% |
6.970 |
8º |
VW VOYAGE |
3.996 |
99,85% |
4.002 |
9º |
FIAT CRONOS |
3.492 |
75,95% |
4.598 |
10º |
CHEVROLET ONIX |
3.468 |
36,46% |
9.511 |
11º |
VW T-CROSS |
3.280 |
53,06% |
6.182 |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
2.558 |
30,88% |
8.283 |
13º |
RENAULT KWID |
2.483 |
48,85% |
5.083 |
14º |
JEEP COMMANDER |
2.044 |
89,61% |
2.281 |
15º |
HYUNDAI HB20S |
1.981 |
67,84% |
2.920 |
16º |
CITROËN C3 |
1.945 |
59,46% |
3.271 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
1.877 |
77,18% |
2.432 |
18º |
PEUGEOT 208 |
1.619 |
90,60% |
1.787 |
19º |
FIAT PULSE |
1.447 |
36,00% |
4.019 |
20º |
RENAULT DUSTER |
1.348 |
59,44% |
2.268 |
21º |
VW NIVUS |
1.342 |
28,22% |
4.756 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.305 |
35,59% |
3.667 |
23º |
RENAULT SANDERO |
1.159 |
84,91% |
1.365 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
1.132 |
26,14% |
4.330 |
25º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.124 |
34,90% |
3.221 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
991 |
49,45% |
2.004 |
27º |
HYUNDAI CRETA |
853 |
12,98% |
6.572 |
28º |
RENAULT LOGAN |
832 |
90,83% |
916 |
29º |
CITROËN C4 CACTUS |
639 |
84,30% |
758 |
30º |
VW VIRTUS |
558 |
70,10% |
796 |
31º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
490 |
12,58% |
3.894 |
32º |
VW POLO |
474 |
16,42% |
2.887 |
33º |
VW TAOS |
364 |
24,35% |
1.495 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
332 |
37,73% |
880 |
35º |
FIAT FASTBACK |
328 |
9,62% |
3.411 |
36º |
VOLVO XC60 |
312 |
100,00% |
312 |
37º |
VOLVO XC40 |
309 |
100,00% |
309 |
38º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
270 |
91,22% |
296 |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
234 |
33,96% |
689 |
40º |
PEUGEOT 2008 |
220 |
91,67% |
240 |
41º |
AUDI Q5 |
207 |
94,52% |
219 |
42º |
HONDA CITY |
204 |
15,41% |
1.324 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
176 |
24,62% |
715 |
44º |
HONDA HR-V |
168 |
5,25% |
3.198 |
45º |
VOLVO XC90 |
125 |
100,00% |
125 |
46º |
AUDI Q3 |
110 |
40,89% |
269 |
47º |
MITSUBISHI PAJERO |
106 |
30,37% |
349 |
48º |
AUDI A4 |
82 |
82,83% |
99 |
49º |
NISSAN VERSA |
82 |
17,01% |
482 |
50º |
AUDI A3 SEDAN |
77 |
91,67% |
84 |
A Fiat Strada (5.987), com quase 2/3 de seus registros fora do varejo, completou pelo menos 48 meses seguidos no topo entre os comerciais leves. A Toro, com 3.206 unidades, assegurou dobradinha para a marca italiana, mas sob forte ameaça da Chevrolet S10 (3.175). Quinta, a Toyota Hilux (1.779) concentrou pouco mais de 30% de seus registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.987 |
65,30% |
9.169 |
2º |
FIAT TORO |
3.206 |
74,63% |
4.296 |
3º |
CHEVROLET S10 |
3.175 |
94,10% |
3.374 |
4º |
VW SAVEIRO |
2.862 |
94,64% |
3.024 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.779 |
30,76% |
5.783 |
6º |
FIAT FIORINO |
1.627 |
80,58% |
2.019 |
7º |
RENAULT OROCH |
913 |
76,59% |
1.192 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
858 |
54,00% |
1.589 |
9º |
RENAULT MASTER |
643 |
71,92% |
894 |
10º |
FORD RANGER |
636 |
39,90% |
1.594 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
552 |
58,41% |
945 |
12º |
VW AMAROK |
514 |
57,88% |
888 |
13º |
RAM 3500 |
450 |
99,56% |
452 |
14º |
FORD TRANSIT |
340 |
61,26% |
555 |
15º |
RAM CLASSIC |
301 |
99,01% |
304 |
16º |
FIAT SCUDO |
206 |
87,29% |
236 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
201 |
85,53% |
235 |
18º |
RAM 2500 |
136 |
98,55% |
138 |
19º |
RAM 1500 |
88 |
78,57% |
112 |
20º |
VW / MAN EXPRESS |
58 |
38,67% |
150 |
21º |
FORD MAVERICK |
56 |
43,75% |
128 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
41 |
22,28% |
184 |
23º |
CITROËN JUMPY |
18 |
11,84% |
152 |
24º |
FORD F150 |
5 |
31,25% |
16 |
25º |
HYUNDAI HR |
4 |
100,00% |
4 |
26º |
JEEP GLADIATOR |
3 |
50,00% |
6 |
27º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
100,00% |
1 |
28º |
FIAT DUCATO |
1 |
9,09% |
11 |
29º |
KIA K2500 |
1 |
0,44% |
226 |
30º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas