ZF anuncia "ônibus" autônomo e elétrico para operação nos EUA

Veiculo de transporte de passageiros pode rodar sozinho em situações de tráfego normal

Novo veículo autônomo de transporte de passageiros da ZF Novo veículo autônomo de transporte de passageiros da ZF

A ZF já trabalha há alguns anos em sistemas de transportes de passageiros autônomos. Porém, até hoje, seus veículos eram restritos a rodar em faixas dedicadas para não sofrer interferência do tráfego normal. No entanto, durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que está acontecendo nos EUA, a empresa anunciou uma evolução.

A ZF mostrou na CES a nova geração deu seu veículo autônomo de transporte de passageiros, que já tem autonomia nível 4. Isso significa que ele é capaz de se guiar sozinho, mas ainda mantém uma interface de controle para humanos, caso seja necessário manobrá-lo em uma situação mais específica. A nova geração, ao contrário da anterior, pode andar na rua normalmente, não dependendo apenas de faixas dedicadas.

Junto ao veículo, a ZF ainda anunciou uma parceria com a Beep, empresa de serviços de mobilidade, de forma a começar sua atuação nos EUA. Ainda não há data para o início das operações dessa parceria por lá, mas o mercado norte-americano já possui algumas empresas trabalhando com transporte autônomo, como a Uber, em cidades específicas e circulando com autorizações especiais.

Hoje, a Beep já atende com veículos autônomos alguns condomínios fechados e parques para o transporte de passageiros em curta distância e entregas "last mile". Algumas cidades já usam seu serviço também como alternativa de transporte público nas regiões mais centrais de grandes áreas metropolitanas dos EUA, principalmente no estado da Flórida.

A ZF não detalhou especificamente como seu sistema autônomo trabalha, dizendo apenas que o seu sistema de transporte autônomo faz uso de câmeras, radares, lidar e até áudio para monitorar o ambiente ao seu redor. O sistema de condução em si, utiliza inteligência artificial para decidir as manobras necessárias e tomar decisões mais seguras. O conjunto destas soluções visa a substituição total de um motorista.

A ZF afirmou que a nova geração de seu veículo terá opções mais simples para circular em faixas dedicadas e as capazes de rodar em trânsito normal. O veículo em si tem capacidade para levar até 22 passageiros, sendo 15 deles sentados. Também terá duas opções de baterias: 50 kWh ou 100 kWh. A autonomia, segundo a ZF, pode chegar a 128 km e a velocidade máxima é de 40 km/h, sendo que uma atualização futura aumentará este número para 80 km/h.

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