No primeiro Semana Motor1.com de 2023, tivemos a triste despedida do piloto norte-americano Ken Block aos 55 anos. Além das notícias tristes, também tivemos algumas novidades aparecendo por aqui e, principalmente, dando as caras primeiro na Argentina.
No país vizinho, flagramos o registro de patente para a nova geração do Toyota Yaris Sedan, enquanto a Hilux GR-Sport recebeu mais mudanças por lá e a Honda exibiu o ZR-V ao vivo pela primeira vez na região.
O piloto Ken Block, famoso por sua carreira no rally pelos videos de drift da série Gymkhana, faleceu na última segunda-feira (2) após um acidente enquanto andava em uma moto de neve em Utah (Estados Unidos). O norte-americano estava com um grupo de amigos e se feriu após a sua moto levantar e cair em cima dele. A polícia local diz que o piloto não resistiu as ferimentos e morreu no local.
De acordo com as autoridades locais, Block estava andando em uma moto de neve em uma ladeira íngreme quando o veículo se ergueu, pousando em cima dele. Ele foi declarado morto no local por ferimentos sofridos no acidente.
À venda em mercados da Ásia desde meados de 2022, a nova geração do Toyota Yaris aos poucos começa a desembarcar na América do Sul. O modelo já teve imagens de patentes registradas na Argentina. Os documentos revelam a versão sedã, única apresentada até o momento, e confirmam o design exatamente idêntico ao da variante vendida lá fora.
E por que isso é importante para o Brasil? O lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui.
Apresentada na Argentina em abril de 2022, a Toyota Hilux GR-Sport acaba de receber a quarta alteração desde seu lançamento. Desta vez, as mudanças reveladas no país vizinho foram bem além do visual. A versão mais radical da picape recebeu itens como freio a disco na traseira, altura em relação ao solo maior e bitolas alargadas para melhorar a estabilidade e dificultar capotamentos, por exemplo.
Isso também obrigou a Toyota a instalar paralamas alargados para acomodar as rodas que ficaram para fora. Para acompanhar o visual mais parrudo, a frente mudou bastante, ficando mais recortada e alta. O que não mudou foi a mecânica, com a Hilux GR-Sport ainda utilizando o mesmo 2.8 turbodiesel acompanhado por câmbio automático de 6 marchas com tração nas quatro rodas com reduzida.
O Honda ZR-V pode ser um dos lançamentos da marca para o Brasil em 2023. O SUV ocuparia o degrau acima do HR-V e brigaria com o Jeep Compass, por exemplo. A novidade usa a mesma plataforma do novo Civic, outro que deve chegar ao Brasil também. Antes da estreia por aqui, o carro também foi confirmado para a Argentina e deu as caras ao vivo por lá.
O Honda ZR-V já foi flagrado em testes no Brasil, confirmando seu porte maior. A versão rodando por aqui era provavelmente a Sport, já com faróis de LED e rodas mais interessantes. Uma informação revelada na Argentina foi a motorização, que será um 2.0 aspirado com 157 cv de potência atrelado a um câmbio automático CVT.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo