Novo Toyota Yaris Sedan já tem registro na Argentina e virá ao Brasil
Nova geração já é vendida na Ásia e adota agora plataforma modular DNGA
À venda em mercados da Ásia desde meados de 2022, a nova geração do Toyota Yaris aos poucos começa a desembarcar na América do Sul. O modelo já está à venda em alguns países da região, como o Peru, e agora acaba de ter imagens de patentes registradas na Argentina. Os documentos revelam a versão sedã, única apresentada até o momento, e confirmam o design exatamente idêntico ao da variante vendida lá fora.
Nesta nova geração, o Yaris Sedan trocou de plataforma e passou a adotar a arquitetura Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. A mudança trouxe ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de proporcionar otimização da oferta de espaço.
Galeria: Novo Toyota Yaris - Registro na Argentina
Ao todo, são 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas acomoda até 475 litros, contra 473 litros do modelo anterior ainda vendido no Brasil.
No visual, destaque para a inspiração em sedãs maiores, como Corolla e Camry. Na dianteira, o para-choque tem ampla abertura inferior e os faróis são bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas percorrem toda a carroceria. Na traseira, as lanternas são horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por barra que atravessará toda a tampa do porta-malas.
A lista de equipamentos inclui 6 airbags, freios ABS com EBD, assistência de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, volante multifuncional e duas entradas USB traseiras. Completam o pacote faróis e lanternas em LED, ar-condicionado, acesso sem chave, câmera de ré, modo Eco de condução, entre outros.
Mecanicamente, dependendo do mercado, são ofertados motores 1.2 ou 1.3 aspirados a gasolina. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Versões híbridas serão adicionadas ao portfólio posteriormente.
Novo Yaris Sedan no Brasil
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Antes da nova geração, Toyota Hilux vira papamóvel de Leão XIV
Calmon testa Haval H6 e Anfavea alerta para avanço dos importados
Sentiu a concorrência? Toyota dá até R$ 55 mil de desconto em Hilux e SW4
Direto da Itália: fomos conferir o sucessor do Fiat Fastback de perto
BYD e Toyota trocam provocações após King superar Corolla em agosto
Líder na produção de carros, Stellantis agora também aposta na desmontagem
Toyota Yaris Cross cai para R$ 127 mil e se aproxima do Avenger