O piloto Ken Block, famoso por sua carreira no rally pelos videos de drift da série Gymkhana, faleceu na última segunda-feira (2) após um acidente enquanto andava em uma moto de neve em Utah (Estados Unidos). O norte-americano estava com um grupo de amigos e se feriu após a sua moto levantar e cair em cima dele. A polícia local diz que o piloto não resistiu as ferimentos e morreu no local.

Em nota, a polícia do Condado de Wasatch explicou o trágico incidente:

"Em 2 de janeiro de 2023, aproximadamente às 14h00, o Centro 911 do Condado de Wasatch recebeu uma chamada relatando um acidente com uma moto de neve na área de Mill Hollow.

A equipe de Busca e Resgate, juntamente com as autoridades policiais do Escritório do Xerife do Condado de Wasatch, Parques Estaduais de Utah e o Serviço Florestal dos Estados Unidos responderam.

O piloto Kenneth "Ken" Block, de 55 anos, fora de Park City (Utah), estava andando em uma moto de neve em uma ladeira íngreme quando o veículo se ergueu, pousando em cima dele. Ele foi declarado morto no local por ferimentos sofridos no acidente.

O Sr. Block estava andando com um grupo, mas estava sozinho quando o acidente ocorreu.

O Gabinete de Exame Médico do Estado determinará a causa oficial da morte.

Ficamos tristes ao saber da perda de Kenneth e nossos corações estão com sua família e amigos tão profundamente afetados.

Agradecemos a todos os nossos primeiros socorristas por seu serviço contínuo".

No breve anúncio, a equipe Hoonigans afirma apenas que Block "faleceu em um acidente de moto de neve", com um pedido de respeito à privacidade da família no que sem dúvida será um momento difícil. 

 

A Associação Americana de Rallys também compartilhou as condolências no Instagram. A esposa do Block, Lucy, postou uma foto do nº 43, o famoso número de corrida de Block, em sua conta no Instagram.

 
 

Um verdadeiro talento inimitável, Block era um atleta que competia em skates, snowboards e motos, bem como ao volante de todo tipo de carro de rally. Muitos leitores do Motor1.com sem dúvida conheceram Block através de seus vídeos singulares de Gymkhana, que dão feitos desde 2008.

Block fez recentemente uma parceria com a Audi, trabalhando diretamente com engenheiros na Alemanha para construir o S1 Hoonitron totalmente elétrico. Inspirado no lendário Audi S1 Quattro, Block o dirigiu recentemente em seu último vídeo Gymkhana em Las Vegas:

Apesar da fama pelos vídeos de drift, Block é menos conhecido pela sua carreira bem sucedida no mundo do Rally. Entrando para o campeonato Rally America com uma idade em que muitos pilotos se aposentam, ele fez várias temporadas de sucesso. Essas conquistas o levaram a organizar eventos selecionados do WRC com a Ford. No ano passado, sua filha Lia e sua esposa Lucy competiram contra ele em eventos seletos da Associação Americana de Rallys.

Mas Block foi talvez ainda mais talentoso como homem de negócios e empresário. Junto com Damon Way (um amigo universitário), Block co-fundou a empresa que se tornaria a marca de skate DC Shoes no início dos anos 90. A marca cresceria rapidamente durante a década seguinte, entrando no zeitgeist exatamente quando a cultura do skate começava a pegar fogo, e ajudando a impulsionar Block para ser ainda mais famoso. 

Durante a última década, Block teve uma história de sucesso semelhante com sua marca Hoonigan, que combinava vídeos de acrobacias selvagens, marketing inteligente e o amor pelo motorsport em uma força de merchandising e marketing. 

Block deixa sua esposa Lucy, e seus três filhos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com