A Honda Motor Argentina anunciou que este ano lançará o novo ZR-V: crossover que se posicionará como uma alternativa mais moderna ao conhecido HR-V. O anúncio foi acompanhado pela exibição de uma unidade em um festival de verão no país vizinho.
Em alguns mercados como China e Estados Unidos, o ZR-V adotou o nome HR-V, porque substituirá por completo esse modelo. Em outros países, se utiliza a denominação ZR-V, porque este novo modelo conviverá com o atual HR-V. Isso é o que ocorrerá no Brasil e na Argentina.
A Honda confirmou que o ZR-V chegará à Argentina com um motor 2.0 16V a gasolina entregando 157 cv de potência. Ele será acoplado a uma caixa automática CVT. Este é o motor que aparecia nas versões de entrada do novo Civic, com o qual o ZR-V compartilha vários componentes.
A Honda também confirmou que o novo ZR-V que será vendido na Argentina virá equipado com os sistemas de assistência à condução, que a marca chama comercialmente de "Honda Sensing". Entre os principais, estão controle de cruzeiro adaptativo, sistema de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência.
O novo Honda ZR-V ainda não tem data específica para chegar ao Brasil, sendo que a marca confirmou apenas que o novo SUV virá em 2023 importado do México. Por aqui, atuará acima do novo HR-V e atuará no segmento de utilitários esportivos médios, como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
A confirmação de que o modelo argentino terá o motor 2.0 aspirado, também dá mais certeza de que este será o conjunto mecânico oferecido no mercado brasileiro. Ainda não informações de opções turbinadas ou híbridas. O ZR-V foi desenvolvido para criar uma ponte entre o HR-V e o CR-V. Este último era o SUV médio da marca, porém ele cresceu consideravelmente com o passar do tempo e, na geração atual, tem 4,69 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. Em comparação, o novo modelo tem 4,53 m e um entre-eixos de 2,65 m.
O visual é o que já conhecemos, com estilo inspirado na 11ª geração do Civic (que também chega no Brasil em 2023), trazendo faróis mais estreitos e grade dianteira destacada numa posição mais baixa e “bicuda”. Em flagrantes anteriores, foi possível ver que terá faróis full-LED, enquanto o desenho das rodas aparentam ser o da versão Sport do utilitário. O que dá pistas também de ser a configuração Sport é a saída de escapamento aparente do lado direito na traseira do SUV.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda