A confiabilidade no longo prazo é algo difícil de mensurar quando testamos carros novos. Mas sempre aparecem vídeos na internet de veículos que resistem à ação do tempo, por mais que tenham sido abandonados à própria sorte em terrenos baldios. Neste vídeo o canal de YouTube  Flexiny mostra que a Ford Transit é o que podemos chamar de confiável.

No vídeo, o autor mostra uma Ford Transit 1994 vermelha, na configuração furgão, largada no meio do mato. O motivo do abandono teria sido o estado da carroceria, que estaria corroída por ferrugem para além do que seria economicamente viável para reparar. O vídeo, aparentemente gravado na Estônia, mostra que, mesmo abandonada, a Transit ainda é capaz de rodar.

Ford Transit volta à vida após 12 anos de abandono

Após mostrar que a carroceria refletia mais de uma década à mercê do tempo frio e úmido da Estônia, o autor do vídeo se propôs a trazer a antiga Transit de volta à vida. Nesta geração, a van da Ford trazia um motor diesel (sem turbo) 2.5, entregando algo entre 85 cv e 115 cv, dependendo da configuração.

Após checar um pouco do interior, o autor do vídeo precisou tirar a grade frontal para conseguir abrir o capô. Parte-se então para checagem da saúde que restou do propulsor: o motor não estava travado, os níveis de óleo acusavam presença de lubrificante. Após religar a bateria, a antiga Ford Transit voltou à vida com um pouco de ajuda.

Ford Transit volta à vida após 12 anos de abandono

No entanto, o que mais surpreendeu é que bastou um pequeno puxão para tirá-la da terra onde estava afundada e, após 12 anos de completo abandono, esta Transit 1994 não só voltou à vida, como também foi capaz de rodar com os próprios meios.

Sobre a Ford Transit dessa época, trata-se de um exemplar de segunda geração, que foi efetivamente apresentado em 1986. Ela estreou uma plataforma inteiramente nova, mas ainda contava com algumas opções de propulsores da geração anterior. O modelo foi então receber uma atualização no visual apenas em 1992. O furgão do vídeo, sendo 1994, é dessa época. Tal geração da Transit chegou a ser fabricada em 6 linhas de montagem ao redor do mundo, sendo as da Bélgica e do Reino Unido as principais.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com