O ano de 2022 está a poucas horas do fim, mas ainda há tempo para um flagra importante. A nova Ram 1200 (que também poderá ser chamada de Dakota) foi flagrada rodando em testes em Pernambuco, por “acaso” o mesmo estado onde está localizada a fábrica da Jeep, em Goiana. Em novembro havíamos publicado um flagra da nova picape com base monobloco, mas agora ela surge com menos camuflagem.

As imagens foram publicadas pelos colegas da Mundo Drive (@mundodrive), que receberam as imagens de Gabriel Lima, responsável por fazer o registro da picape no estado pernambucano. Agora a nova Ram 1200 exibe um conjunto diferente de faróis que certamente será o da versão final, enquanto que no último flagra a picape tinha aparecido com faróis redondos – peças temporárias como havíamos previsto, além de ser uma forma da fabricante despistar sobre o design definitivo. Ainda é difícil cravar o formato dos faróis, mas podemos esperar algo nos moldes da Ram 1500.

 

A grade frontal exibe filetes horizontais, enquanto na parte superior parece que existe ali o logotipo com o nome “RAM” em letras grandes, como já é padrão para as irmãs maiores Ram 1500, 2500 e 3500. A dianteira parece ser bem alta, o que é típico de picape média, porte que a inédita Ram 1200 vai ter, mesmo sendo feita com arquitetura monobloco usada em outros modelos produzidos na fábrica de Goiana, como Jeep Commander e Fiat Toro. O capô ainda será destacado e o para-choque traz uma tomada de ar adicional logo abaixo da grade. Os faróis de neblina ficarão nas extremidades e haverá também a proteção inferior em prata (skid plate).

Podemos notar ainda que a nova picape terá a lateral com para-lamas mais destacados, o que certamente dará um visual mais robusto no melhor estilo de picape norte-americana. O para-brisa e as portas remetem aos modelos da Jeep, fora que essa unidade já estava equipada com estribos laterais. A traseira ainda aparece com uma peça sobre a caçamba para tentar disfarçar suas linhas, assim podemos ver parte das lanternas ainda camufladas, que deverão seguir o padrão das picapes maiores da Ram. Já o para-choque terá um espaço para subir na caçamba, bem na área da placa.

Ram 1200 - flagra por Gabriel Lima

Como tínhamos falado há um mês, o enorme conjunto de rodas e pneus já nos mostram que a nova Ram 1200 ficará realmente abaixo da Ram 1500 e acima da Toro, mais perto das picapes médias tradicionais do mercado, apesar de ser construída em arquitetura monobloco e compartilhando muito com os SUVs da Jeep. A suspensão traseira deverá ser a mesma da Toro, multilink, mas reforçada para suportar uma capacidade de carga acima de 1 tonelada.
O entre-eixos será bem avantajado, assim como o balanço traseiro.

Para noção de tamanho, a Toro tem 2.990 mm, enquanto o Commander, o maior Jeep nacional, tem 2.794 mm de entre-eixos. Algo que podemos cravar é que a nova Ram 1200 será maior nesse aspecto, ficando próximo dos 3,20 m que é mais comum nas picapes médias.

Galeria: Flagra: Ram nacional em carroceria definitiva

Debaixo do capô podemos esperar por mais novidades. Em vez do 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque usado no Commander, podemos esperar pelo novo 2.2 turbodiesel da empresa, mais potente e mais moderno que atenderá novas normas de emissões que entram em vigor nos próximos anos no Brasil. A configuração mais potente deste propulsor é de 200 cv e 45 kgfm de torque, mas a empresa deverá rever esses números para ao menos chegar próximo do que a concorrência oferece.

A nova Ram 1200 será feita na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) e será o maior veículo da empresa feito no Brasil. O desenvolvimento da picape parece acelerado, já que no período de um mês perdeu a camuflagem de pesada em caixote para aparecer somente com adesivos e a peça sobre a caçamba. Assim, podemos esperar por um lançamento já em 2023. De acordo com o site Auto+, unidades para teste da linha de montagem no Pernambuco serão feitas nos próximos meses.


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