Assim como foi com o Veyron, o Bugatti Chiron gerou várias edições especiais ao longo de seu ciclo de vida. O Profilée deveria ser mais uma delas, já que a Bugatti pretendia fazer uma série de poucas unidades. Mas todas as alocações por um Chiron, independente da versão já estavam vendidas e a empresa conseguiu aprovação na Europa para produzir apenas um Profilée. Sendo assim, será tão único quanto o lendário La Voiture Noire.
Os trabalhos para desenvolver o Chiron Profilée começaram ainda em 2020, depois que a Bugatti recebeu pedidos de clientes que desejavam uma interpretação menos radical do Pur Sport. Ele elimina a enorme asa traseira e usa uma peça aerodinâmica muito mais sutil, mantendo sua velocidade máxima 380 km/h. Na frente, ele recebe entradas de ar maiores do que no Chiron "básico" e uma grade em forma de ferradura alargada para levar mais ar aos radiadores. O fluxo de ar é ainda mais otimizado por um splitter frontal redesenhado que também aumenta a força aerodinâmica na traseira.
A Bugatti pintou o hipercarro único em uma cor exclusiva chamada Argent Atlantique combinada com fibra de carbono exposta na tonalidade Bleu Royal Carbon para a parte inferior da carroceria. As rodas do Profilée também não são compartilhadas com nenhum outro Chiron e vêm pintadas na cor Le Patron para combinar com a fibra de carbono inferior do carro. Detalhes de alumínio polido completam as mudanças no exterior.
Mecanicamente, as molas do Chiron Profilée são 10% mais rígidas que as do Pur Sport e o eixo traseiro tem 50% mais cambagem negativa para melhor tração nas curvas. A Bugatti diz que essas mudanças foram feitas sem afetar negativamente o alto nível de conforto que o Chiron oferece. Nesta aplicação, o motor de 8 litros com 16 cilindros em W e 4 turbos entrega uma potência de 1.500 cavalos, menos do que os 1.600 cv de outras versões, como o Centodieci e o Super Sport 300+.
Com um 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e um 0 a 200 km/h em 5,5 segundos, o Bugatti Chiron Profilée é um dos carros de produção mais rápidos de todos os tempos. A velocidade máxima de 380 km/h 30 km/h menor que a do Pur Sport, que chega a "apenas" 350 km/h.
A elegante cabine é a primeira em um Chiron a ter acabamento em couro trançado, sendo necessário utilizar mais de 2.500 metros de tiras de couro. Os assentos vêm envoltos em couro nas cores Gris Rafale e Deep Blue com um padrão acolchoado. A Bugatti atualizou o console central para incluir uma moldura preta anodizada para mostrar o nome da versão Profilée.
A casa de leilões RM Sotheby's vai leiloar o carro em 1º de fevereiro de 2023 e a Bugatti diz que uma parte dos lucros será direcionada para uma causa de caridade. O Profilée é efetivamente o último carro da Bugatti 0km com motor W16 que poderá ser comprado, já que os modelos Mistral e o Bolide, exclusivo para pista, já foram totalmente vendidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Faróis do Bugatti Chiron custam o mesmo que um Porsche 911
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Bugatti jura que Chiron L'Ultime é realmente a despedida do esportivo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Bugatti: sucessor do Chiron trocará motor W16 por novo V16 híbrido
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Este é o último Bugatti Chiron 1500 mesmo, promete montadora