A nova geração do Audi Q5 foi flagrada em testes na Europa mais uma vez, mas agora com novas imagens que revelam um pouco mais de seu desenho, que ficará mais próximo dos elétricos e-tron. O mais bacana é que a quarta geração do SUV deus as caras junto da atual, o que nos dá uma noção de quanto mudará – apesar dos disfarces ainda pesados.
Como era de se esperar, o desenho da nova geração do Audi Q5 ficará ainda mais próximo do estilo que conhecemos nos elétricos da marca alemã, como o atualizado Q8 e-tron (que antes se chamava somente e-tron). Assim podemos adiantar que o design ficará ainda mais esportivo, mas com o utilitário mantendo seu estilo evolutivo, sendo possível notar pelas fotos que terá uma grade frontal de tamanho grande na parte central, enquanto nas extremidades do para-choque têm tomadas de ar com desenho vertical. O acabamento com filetes verticais será trocado por vários frisos horizontais enfileirados.
Ainda na dianteira do novo Q5, os faróis virão com desenho mais estreito, além de contarem com luzes de LED de última geração – certamente vindo com a tecnologia de LED matricial nas versões mais caras, como o modelo atual. Enquanto o Q5 atual tem linhas mais limpas, o atual contará com vincos bem mais marcados nas laterais, o que inclui linha de cintura mais elevada para garantir um perfil mais robusto. No entanto, parece que o teto é um pouco mais baixo em direção a traseira quando comparado ao modelo atual. Já as rodas terão desenho bem chamativo que vão variar dependendo da versão.
Na traseira o SUV alemão tem lanternas ainda provisórias, que têm a missão de disfarçar o desenho final do novo Q5. Esse é um dos elementos de maior identificação do Audi Q5, que deverá abandonar o desenho recortado na borda da tampa do porta-malas para adotar um design mais próximo dos modelos e-tron, ou seja, espere por uma lanterna inteiriça ocupando toda a traseira, que deverá chegar ainda com LEDs dinâmicos para gerar diversos efeitos.
O novo Q5 2024 terá ainda uma boa renovação na cabine, que contará com um desenho bem mais minimalista. A tela 100% digital não ficará mais dentro de do painel de instrumentos para assumir o estilo de tablet, enquanto a central multimídia ganhará uma tela maior na mesma posição, só que trazendo o logotipo quattro logo abaixo e as saídas de ar mais finas deslocadas mais para baixo. No console, a maior novidade será o câmbio, que deixará de usar uma alavanca para ser selecionado por botões – como no esportivo de quatro portas RS e-tron.
Assim como o próximo Audi A4, o novo Q5 2024 será feito com base na plataforma MLB – projetada para modelos com motores longitudinais. Da mesma forma que o sedã, o SUV será um dos últimos carros da marca alemã equipados com motores a combustão. Assim, espere pela manutenção dos tradicionais motores TFSI e TDI (diesel) e talvez o lançamento de uma versão esportiva RS pela Audi Sport, já que a unidade flagrada contava com saídas de escape bem amplas e com pinças de freio vermelhas. O lançamento do novo Q5 está previsto para 2023 como linha 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi apresenta o novo Q5 2025 ainda com opção diesel e vai a 367 cv
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Audi Q5 2025: nova geração ganha teaser e será revelada em setembro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Audi Q5 2025 chegará no último trimestre de 2024
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Audi irá lançar os novos A5, Q5 e A6 e-tron ainda em 2024