Conforme o Motor1.com Brasil confirmou ainda em novembro, a Fiat Ducato repaginada deve ser uma das novidades que a marca apresentará em 2023. A empresa acaba de confirmar a informação por meio de um comunicado oficial onde afirma que seu comercial leve renovado chegará em algum momento do primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com a Fiat, a nova Ducato "terá excelente performance, espaço inteligente, alta produtividade e ótima relação custo/benefício". No entanto, o texto divulgado pela empresa trata o veículo sempre como furgão. Ainda é cedo para confirmar que a opção de van de passageiros deixará de ser oferecida ou se sua renovação ficará para um segundo momento.

Fiat Ducato europeia pós facelit

Fiat Ducato europeia pós facelit

Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, diz que "o mercado de comerciais leves sempre foi muito importante para a Fiat, tanto é que estamos investindo cada vez mais neste segmento. Implementamos o Fiat Professional, programa de produtos, serviços e soluções que tem como propósito a excelência no atendimento aos clientes profissionais. Em 2023, vamos seguir com foco neste segmento e o Novo Ducato chega para incrementar a categoria”. A empresa ainda revelou o Scudo, sua versão para os Citroën Jumpy e Peugeot Expert.

O que sabemos (e o que não sabemos) da nova Ducato

Galeria: Flagra: Fiat Ducato 2023

A atual Fiat Ducato pode ser adquirida no Brasil nas configurações chassi cabine, furgão de carga e van de passageiros. Há duas opções de comprimento e entre-eixos e mais duas de altura de teto. A motorização é sempre a mesma: 2.3 turbodiesel capaz de entregar 130 cv de potência a 3.600 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. Como a empresa falou em melhoria de performance, pode ser que estes números mudem.

No flagra que fizemos ainda em agosto, pudemos perceber algumas das alterações. Tratava-se da configuração Maxi Cargo, com maior entre-eixos e altura, voltada a transporte de cargas da Fiat Ducato. Ainda sem menção à versão de passageiros e tratando o veículo no singular, será que esta será a única opção do comercial da Fiat? Teremos que aguardar para saber.

Os faróis arqueados da atual Ducato devem dar lugar a um conjunto mais afilado, como visto na Boxer e na Jumper. A grade do modelo da Fiat ainda deve receber algumas alterações com menos filetes horizontais e o furgão finalmente deve deixar o antigo logo Fiat redondo para trás e adotar também uma peça com o nome da marca por extenso como no restante dos produtos da fabricante. Elementos como rodas, espelhos e o restante da carroceria nas laterais devem permanecer sem alterações. A traseira, por sua vez, deve receber apenas um redesenho interno e as portas posteriores irão receber nova logotipia também.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com