Após tantos rumores, a Volkswagen encerrou a especulação sobre o futuro do Golf e do Tiguan. Oliver Blume, novo CEO do Grupo Volkswagen, falou sobre os planos da empresa para os próximos anos durante uma conferência de fim de ano com os acionistas. E um dos destaques é que o hatch e o SUV médio não só terão uma nova geração como serão elétricos. O utilitário já aparecia em testes há um tempo, enquanto o Golf seguia sem uma definição sobre seu futuro.
Entre as conversas sobre eletrificação, tecnologia, modelos autônomos e muito mais, além de comentar sobre os resultados financeiros e as estratégias adotadas em diversos mercados. Em seu discurso, Blume finalmente confirmou as intenções da Volkswagen sobre dois de seus carros mais importantes historicamente, revelando que Golf e Tiguan terão um espaço na linha 100% da marca alemã.
O CEO não deu detalhes a respeito, apenas afirmando que seria errado apagar dois nomes tão relevantes de sua linha de modelos. É um posicionamento bem diferente de outras marcas, como a Ford, que confirmou o fim do Fiesta e do Focus, sem planos de transformá-los em elétricos.
A nova geração do Tiguan tem sido avistada em testes há um tempo e tudo indica que terá um motor a combustão, então a variante elétrica seria uma adição à gama do SUV médio. No caso do Golf, o hatch está preparando uma reestilização para o ano que vem. É possível que a marca já esteja planejando montar o próximo modelo com a plataforma MEB+ para carros elétricos, uma evolução da arquitetura usada atualmente por veículos com ID.3 e ID.Buzz.
As chances de que o Golf seja somente elétrico são grandes. Recentemente, Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, comentou sobre como o Polo está em risco por causa das novas normas de emissões para a Europa, que passarão a valer em 2025. O alto custo de desenvolvimento elevaria muito o preço de alguns carros, tornando-os inviáveis financeiramente. Apesar do Golf ficar mais acima, também seria difícil lucrar com eles após a atualização dos motores a combustão. Por outro lado, o hatch médio conta com a versão híbrida plug-in GTE, então seria mais fácil atender às novas regras.
A plataforma MEB+ terá um papel bem importante para a Volkswagen, pois será a base para a nova geração de carros elétricos da marca, após o adiamento da arquitetura Trinity. Traz alterações importantes, permitindo o uso de baterias modulares e aguentando uma potência de até 200 kW na recarga. Pela estimativa da empresa, isto significa que terá uma autonomia de até 700 km, dependendo do conjunto de baterias utilizado.
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