O Volkswagen Tiguan Allspace ficará um tempo sem ser vendido no Brasil. O SUV não está mais presente no configurador da marca, mas isso será temporário. Importado do México, o modelo atual teve seu estoque esgotado e aguarda a linha 2022, que estreará o mesmo visual reestilizado do modelo vendido nos Estados Unidos.

Posicionado acima do Taos, o Tiguan Allspace era comercializado somente na versão R-Line, que custava R$ 236.090 e equipado com motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, sempre trabalhando junto da caixa automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas e tração integral 4Motion. O Tiguan Allspace abandonou as versões com o 1.4 TSI e passou a ser vendido somente com o motor 2.0 TSI em fevereiro deste ano, quando a VW já estava se preparando para a chegada do Taos, também com o mesmo motor 1.4 TSI de 150 cv. 

VW Tiguan AllSpace BR

Em nota, a Volkswagen confirmou o fim temporário das vendas do Tiguan, afirmando que prepara a chegada da versão renovada:

A Volkswagen está preparando o lançamento do novo Tiguan Allspace, com novo design e muito mais tecnologia, reforçando a maior ofensiva de SUVs do mercado brasileiro; por isso o modelo atual não está disponível para venda no momento;

· Os SUVs Nivus, T-Cross e Taos continuam à venda normalmente, atendendo a maior parte dos clientes do segmento de SUVs; os modelos são equipados com motores TSI Total Flex produzidos no Brasil, com alta eficiência energética e baixa emissão de CO2 quando abastecidos com etanol;

· Adicionalmente, estamos avaliando a viabilidade técnica e comercial para comercialização do ID.4, o primeiro SUV totalmente elétrico da marca Volkswagen no mundo;

· A empresa reforça mais uma vez o compromisso com a estratégia global Way to Zero, que tem como objetivo tornar o Grupo Volkswagen neutro em carbono até 2050 em todo o mundo.

O novo Tiguan Allspace 2022 com visual reestilizado, cujas impressões com a versão vendida nos Estados Unidos você já pode conferir no Motor1.com, foi confirmado para ser vendido por aqui pela mesma fonte, embora não tenha confirmado uma data específica. O mais provável é que seja ainda no primeiro semestre de 2022, já que o Tiguan R-Line ainda tem seu público cativo por conta do motor mais potente e maior refinamento ante o Taos.

Em relação ao Tiguan Allspace 2022 com facelift, as mudanças de estilo foram aplicados principalmente na porção dianteira, onde os faróis espichados nas laterais e mais afilados têm inspiração direta no Golf de oitava geração europeu. A grade dianteira também foi redesenhada e ganhou uma linha de LED na seção central, em sintonia com os últimos lançamentos da marca como o Polo europeu e próprio Taos, enquanto os para-choques têm entradas de ar maiores.

Volkswagen Tiguan Allspace 2022 (EUA)
Novo VW Tiguan Allspace 2022

Na traseira as atualizações são mais discretas, à exemplo do nome “Tiguan” por extenso logo abaixo do logotipo da Volkswagen. Outra mudança está no para-choque, usando uma linha refletiva bem fina e fingindo que tem quatro saídas de escapamento (na prática, só adicionou uma divisão na cobertura que já existia). Por dentro, as novidades passam pelo volante, multimídia MIB3 do Golf e multimídia com tela de 10”, trazendo ainda itens como ar-condicionado de três zonas, head-up display para projeção de informações no para-brisa, piloto automático adaptativo e suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem uso de cabos.

Volkswagen Tiguan eHybrid 2021
VW Tiguan eHybrid vendido na Europa
Volkswagen Tiguan eHybrid 2021
Tiguan híbrido vendido na Europa é do tipo plug-in

Em relação a motorização, o Tiguan Allspace 2022 vai manter o motor 2.0 turbo, mas resta saber qual configuração virá para o Brasil. Nos EUA o 2.0 TSI tem calibração mais comedida comparado ao Tiguan que era vendido por aqui, com 186 cv e 30,6 kgfm de torque (34 cv e 5,1 kgfm a menos). Já na Europa o mesmo 2.0 TSI tem 245 cv e 37,7 kgfm, mesma configuração do último Golf GTI.

Porém, vale lembrar que no Velho Continente está disponível ainda o Tiguan eHybrid, configuração híbrida plug-in com motor 1.4 turbo atrelado a outro elétrico que, juntos, rendem 245 cv e 40,8 kgfm. Dados de fábrica indicam autonomia de 504 km no ciclo de condução WLTP, sendo possível rodar no modo elétrico em velocidades de até 130 km/h. O detalhe que essa motorização híbrida existe por enquanto somente para o Tiguan europeu com carroceria menor, não para a Allspace – que era a vendida no Brasil até então. Agora é aguardar a chegada do Tiguan 2022 para os próximos meses.

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