Principal entidade responsável pela avaliação da segurança veicular na Europa, o EuroNCAP promete revisar protocolos e implementar novas modalidades de testes nos próximos anos. A partir de 2024, por exemplo, os procedimentos ficarão mais rigorosos e passarão a envolver simulações com motocicletas. O objetivo é tornar as provas tão realistas quanto possível, adequando-as às condições mais atuais do trânsito.

O EuroNCAP diz que é imprescindível considerar todas as variáveis ​​envolvidas nas vias, especialmente diante da crescente popularidade das scooters em toda a Europa. Dessa forma, veículos motorizados de duas rodas serão pela primeira vez incluídos nos cenários de avaliação. Em especial, as motocicletas serão testadas em simulações que avaliarão também o controle de cruzeiro adaptativo dos automóveis em diferentes tipos de vias, incluindo aquelas mais movimentadas e não somente as expressas.

EuroNCAP incluirá simulações com motos

Pelo lado das motocicletas, os resultados alcançados nos testes do EuroNCAP servirão  potencialmente para fornecer aos fabricantes informações valiosas sobre a eficácia de certos sistemas ao piloto, como ABS sensível à inclinação e controle de tração. No futuro, refinamentos ergonômicos centrados na segurança também poderão resultar a partir do aprimoramento dos testes. Além disso, os testes também poderão incluir sistemas e equipamentos de pilotagem e, potencialmente, torná-los ainda mais seguros.

Realizar testes com motos, porém, será bastante desafiador para o EuroNCAP. Exigirá maior nível de técnica nas avaliações já que, diferente dos carros, acidentes e ferimentos com motocicletas tendem a ser muito mais imprevisíveis. A entidade espera que haja cooperação total com as fabricantes do setor para que a nova modalidade de testes seja eficaz e resulte em melhorias importantes para a segurança dos pilotos.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com