O Chevrolet Tracker acaba de receber a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP, mesmo após uma situação incomum resultar em princípio de incêndio. O SUV compacto conquistou 5 estrelas, primeiro pontuação máxima da marca desde a mudança nas regras de avaliação a passar pelo novo protocolo. 

Antes de falar sobre o incidente que gerou um incêndio, vale destacar como o Chevrolet Tracker se saiu no crash-test. O Latin NCAP elogiou bastante o SUV compacto por seu desempenho, obtendo 91% na avaliação para adultos. Mostrou uma boa proteção no impacto frontal na região da cabeça e pescoço, só caindo para “adequada” na região do tórax e das pernas do motorista e do passageiro. A estrutura foi considerada estável. Também foi bem no impacto lateral contra barreira móvel, obtendo um resultado similar ao do impacto dianteiro.

E de onde veio o fogo? A situação aconteceu no teste contra o poste. O Tracker até foi bem no resultado mostrado pelos bonecos, só mostrando uma nota mais baixa para a região do tórax. Só que, após a colisão, o Latin NCAP descobriu um princípio de incêndio do lado do motorista (o que não foi afetado pela batida), na área do pré-tensionador do cinto de segurança. A colisão também fez com que o cinto não soltasse.

Ao reportar o ocorrido com a GM, a fabricante fez uma investigação e descobriu que o problema estava no lote, anunciando um recall (realizado em abril). Por conta disso, o Latin NCAP apenas emitiu um aviso de que este problema foi solucionado via recall, e que por conta disso, a nota final do carro não foi afetada.

Em relação à proteção para pedestres, não foi tão bem. Embora tenha atendido o regulamento para proteção de pedestres no caso de um impacto, o resultado foi mediano. E, como o sistema frenagem autônoma de emergência não tem detecção de pedestres, ficou sem fazer os testes relacionados, recebendo apenas 54% da nota total.

Chevrolet Tracker 2023- Teste de colisão

Na categoria de sistemas ativos de segurança, obteve 83% de avaliação, apresentando um bom resultado no controle de estabilidade e frenagem automática de emergência, além de trazer sensor de ponto cego. Ficou devendo o alerta e assistente de permanência em faixa, o que reduziu um pouco a nota.

Apesar da situação incomum com o incêndio causado por uma peça defeituosa, o Latin NCAP elogiou bastante a GM pelo resultado do Tracker e pela ação rápida ao investigar e corrigir o problema. “A cooperação da General Motors foi positiva e espera-se que com as outras marcas, se necessário, elas atinjam o mesmo nível de colaboração”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

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