Quando chega a hora de um carro passar pelos testes de segurança de algum órgão, com certeza este é um momento de certa tensão para alguns fabricantes. E quando estamos falando do Euro NCAP, que testa a segurança dos carros vendidos na Europa, a missão é ainda mais rigorosa. E ficará ainda mais difícil alcançar a nota máxima de 5 estrelas, pois a entidade anunciou que vai atualizar seus critérios a partir de 2026 – que entrarão em vigor em 2030.

De acordo com o site Motor.es, o Euro NCAP vai atualizar seus critérios nos testes de segurança com base nas tecnologias que vêm avançando entre as fabricantes de veículos, que de forma contínua colocam novos equipamentos de segurança a cada carro lançado no mercado. E o “alvo” principal do órgão que avalia o nível de segurança de carros e também de pedestres serão os assistentes de condução, que também aos poucos começam a aparecer em carros na faixa pouco acima dos R$ 100 mil no Brasil, à exemplo do VW Nivus e Hyundai HB20.

Renault Mégane E-Tech - EuroNCAP

Porém como na Europa essas tecnologias de assistência estão presentes há mais tempo, sua aplicação está em outro nível e já são peça chave para a mobilidade e para a segurança rodoviária. E isso principalmente porque a condução assistida e autônoma sem supervisão já é mais próxima da realidade europeia. Por isso mesmo é que o Euro NCAP resolveu analisar de forma mais aprofundada o funcionamento desses sistemas, algo já em avaliação desde 2018. A análise está adaptada aos quatro momentos de um acidente: segurança durante a condução, prevenção de acidentes (segurança ativa), proteção contra impactos (segurança passiva) e segurança pós-colisão.

Vale lembrar que o órgão europeu divulgará mais detalhes de seus novos critérios de segurança a partir de 2026. Além disso, o plano é que os protocolos de testes sejam atualizados a cada três anos. É importante destacar ainda que os novos critérios que serão lançados a partir de 2030 vão compreender ainda testes virtuais que, segundo a entidade, têm por objetivo melhorar a proteção dos pedestres. Além disso, os carros elétricos também serão alvo das análises mais rigorosas. Veja abaixo:

  • Teste e avaliação de sistemas de assistência ao motorista assistido e automatizado
  • Avaliação de tecnologia que monitora a deterioração da fadiga do motorista e distração cognitiva
  • Requisitos para melhorar ainda mais a eficácia no mundo real da tecnologia de assistência à velocidade
  • Testes de segurança ativa que simulam mais de perto ambientes rodoviários reais e examinam o design da interface homem-máquina "HMI" para garantir assistentes de direção mais robustos e eficientes
  • Testar e avaliar as funções de segurança habilitadas pela comunicação «V2V» (entre veículos), «V2I» (entre veículos e infraestruturas) e «V2X» (entre veículos e todo o ambiente).
  • Testes de segurança passiva que prestam mais atenção à igualdade de gênero e ao envelhecimento da população de motoristas e ocupantes
  • Avaliação do risco de incêndio e fuga térmica em veículos elétricos
  • Promover as melhores práticas em segurança veicular e acesso a dados

Motos também serão alvo do Euro NCAP

Novas motos 2021 Brasil

Segundo o site, o Euro NCAP também dará atenção especial para a segurança de motocicletas, scooters e também veículos comerciais pesados – trio que que cada vez mais está envolvido em acidentes de trânsito com graves desfechos para motoristas e passageiros no velho continente. Com isso, o órgão está desenvolvendo cenários de testes específicos que vão além dos automóveis.

A entidade está intensificando ainda esforços para contribuir com o programa "Visão Zero" da União Europeia, que visa prevenir mortes e lesões graves em acidentes de trânsito até 2030. Para isso, a entidade também estudará a fisionomia de passageiros e motoristas para melhorar a segurança a bordo de futuros veículos.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com